A função LOOKUP utiliza uma pesquisa sem fazer diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Se a lista começar ou terminar com um delimitador, presume-se a existência de uma sequência de caracteres nula antes ou depois da lista. Delimitadores consecutivos implicam uma sequência de caracteres nula entre eles.
Use Lookup para recuperar o valor do conjunto de dados especificado de um par nome/valor em que há uma relação de 1 para 1. Por exemplo, para um campo de ID em uma tabela, você pode usar Lookup para recuperar o Nome correspondente de um conjunto de dados que não esteja associado à região de dados.
Na barra de fórmulas, digite “=Vlookup(” e pressione a tecla Enter. Isso abrirá a função Vlookup para que você possa começar a preenchê-la com os parâmetros necessários. No primeiro parâmetro da função, digite o valor que você deseja pesquisar na tabela.
Pesquisa horizontal. Pesquisa em toda a primeira linha de um intervalo em busca de uma chave e retorna o valor da célula especificada na coluna encontrada.
Para fazer um Array Dinâmico com a função XLOOKUP basta inserir a fórmula numa célula, e automaticamente, faz o spill para preencher todo o intervalo, devolvendo assim o Array Dinâmico.
Também conhecida como “Procura na Vertical” ou “VLOOKUP” em inglês, a PROCV é uma fórmula responsável por buscar dados de uma coluna (ou seja, na vertical). É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa.
A solução é usar uma combinação das funções ÍNDICE e CORRESP, que pode pesquisar um valor em uma coluna independentemente de sua localização na tabela de pesquisa.
Esse argumento pode ser uma referência de célula ou um valor fixo, como "smith" ou 21.000. O segundo argumento é o intervalo de células, C2-:E7, no qual pesquisar o valor que você deseja encontrar.
Utilize PROCV quando precisar encontrar itens em uma tabela ou um intervalo por linha. Por exemplo, procurar o preço de uma peça automotiva pelo número da peça ou encontrar o nome de um funcionário com base na ID do funcionário.
A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz.
Segundo a documentação oficial do Power BI, a função LOOKUPVALUE é uma ferramenta de busca precisa que nos permite recuperar um único valor de uma coluna específica em uma tabela, baseando-se em um ou mais critérios.
Use a função PROCX quando precisar localizar coisas em linhas de uma tabela ou de um intervalo. Por exemplo, procure o preço de uma peça automotiva pelo número da peça ou encontre um nome de funcionário com base na ID do funcionário.
Os campos lookup são utilizados quando há a necessidade de inserir um campo que não está definido na Interface ou nas tabelas desta interface. Não é possível criar um campo lookup a partir de uma ligação entre duas tabelas definidas na interface.
Procura um valor e retorna um valor correspondente na mesma linha, mas a partir de uma coluna diferente. O valor a ser procurado, que deve estar na primeira coluna da lookup_table. O intervalo de células em que procurar, contendo o search_value (na coluna mais à esquerda) e o valor de retorno.
O DNS Lookup nada mais é que a busca por um determinado nome de domínio nesse Sistema. Já o nome de domínio é o nome concedido a um endereço de ip justamente para facilitar o acesso aos sites, como por exemplo “compradequadros.com” e seu endereço de ip 236.59.211.120.
A principal diferença é que a função PROCX é mais geral, vai te permitir maior facilidade e liberdade nas buscas e funciona tanto para busca vertical quanto horizontal. A função PROCV só permite a busca na vertical e tem a limitação da posição das informações.
Inicialmente dê um clique sobre a célula que receberá a cidade do funcionário e abra a função VLOOKUP: Você deve informar o Lookup_value, ou seja, o nome do funcionário, portanto, clique na célula em questão. Assim que você pressionar a tecla Enter veja o resultado!
Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.
A função PROCV é uma fórmula do Excel que permite ao usuário fazer uma procura na vertical de alguma informação, seja ela um número ou texto. Desta forma, é possível, a partir de um valor, encontrar uma informação em uma tabela que esteja relacionado com esse valor procurado.
Para utilizar a função PROCV no Google Sheets, você deve começar digitando “=PROCV” na célula em que deseja que o resultado apareça, seguido pelos argumentos da função, incluindo a referência da célula que contém o valor que você deseja procurar e a tabela em que deseja procurar.
A causa mais comum para o erro #N/D se deve às funções PROCX, PROCV, PROCH, PROC ou CORRESP, quando uma fórmula não consegue encontrar um valor de referência. Por exemplo, seu valor de pesquisa não existe nos dados de origem.
Isso pode acontecer ao se digitar erroneamente o argumento col_index_num ou ao se especificar acidentalmente um número menor que 1 como o valor de índice (uma ocorrência frequente se outra função Excel aninhada na função PROCV retornar um número como "0" como o argumento col_index_num).
Para começar, selecione uma coluna em uma das abas que será o resultado de sua pesquisa; Localize o código da unidade de referência e preencha com =PROCV(valor_procurado; Em seguida, abra outra aba e selecione todas as células que deseja usar na pesquisa de dados.
O PROCV é bem mais simples, é uma das fórmulas que se aprende quando se começa a utilizar o Excel. Já o ÍNDICE CORRESP é uma combinação de fórmulas mais complexas, porém mais dinâmica.