O que é LTCAT?

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho tem como objetivo avaliar qualitativa e quantitativamente os agentes de riscos previstos na legislação previdenciária e existentes no ambiente de trabalho.
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O que é o LTCAT e para que serve?

O que é um LTCAT? A definição para a sigla “LTCAT” é Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. Ele é um documento exigido pelo INSS para apontar os agentes nocivos que um trabalhador esteve exposto durante seu tempo de trabalho e que tinham potencial para afetar a sua saúde.
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Quem tem que fazer o LTCAT?

Laudo LTCAT: tudo sobre o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. O laudo LTCAT é um importante documento, que deve ser elaborado por toda empresa com funcionários CLT. Ele contém dados a respeito de riscos ocupacionais, exposição dos colaboradores e medidas de prevenção adotadas.
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Quando o LTCAT é exigido?

Quando é necessário o LTCAT? O LTCAT é necessário para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que possuem atividades que coloquem os trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, ao ser a partir dele que será feito o PPP e poderá ser comprovada a atividade especial.
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Quem faz ltcat?

Quem deve elaborar o LTCAT? De acordo com a legislação, o laudo deve ser realizado por engenheiros de segurança do trabalho ou médicos do trabalho. Em ambos os casos, o documento deve conter os dados de registro profissional bastante visíveis a fim de que sua inscrição nos respectivos órgãos de classe seja confirmada.
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O que é LTCAT?

Onde conseguir o laudo LTCAT?

Solicitar Laudo técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT - FCEE
  • Login GOV.BR.
  • Possuir cadastro na plataforma GOV.BR - Saiba mais informações aqui.
  • Demais Requisitos.
  • Servidor ou Ex-servidor da FCEE.
  • Cópia do CPF e RG (frente e verso) atualizado (máximo de 10 anos)
  • Fotos dos ambientes de trabalho.
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Quanto custa um laudo LTCAT?

LTCAT - a partir de R$ 350,00.
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Qual empresa é obrigada a ter LTCAT?

Quais são as empresas que precisam fazer o LTCAT? Por lei, todas as empresas que contam com colaboradores segurados pelo INSS, ou seja, qualquer trabalhador no regime CLT, deverão ter o LTCAT atualizado. A lei em questão é a Lei nº 8.213/91 e falamos mais sobre ela no começo deste texto.
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Quanto tempo dura o LTCAT?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Quando o LTCAT é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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Quem fiscaliza o LTCAT?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Qual a multa por não ter LTCAT?

De acordo com a Portaria, as empresas que não seguirem as regras do Regulamento da Previdência eSocial (RPS) podem receber multas entre R$ 3.215,07 e R$ 321.505,87. A multa prevista para inadimplências com o LTCAT é de R$ 32.150,53.
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Quem elabora e assina o LTCAT?

Quem pode assinar o LTCAT? Por ser um laudo técnico, o LTCAT deve ser assinado preferencialmente pelo engenheiro de segurança do trabalho. Esse profissional do SESMT tem conhecimento aprofundado sobre riscos ocupacionais, incluindo antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das ameaças no ambiente laboral.
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Qual a diferença entre LTCAT e laudo de insalubridade?

A principal diferença entre o Laudo de Insalubridade e o LTCAT é o objetivo, enquanto LTCAT serve para observar se o trabalhador está exposto a riscos que o garantem uma aposentadoria especial, o Laudo de Insalubridade define se o trabalhador receberá o adicional de insalubridade.
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Qual a diferença entre PGR e LTCAT?

PGR: Abrange uma gama mais ampla de riscos, incluindo mecânicos e ergonômicos, além dos químicos, físicos e biológicos. LTCAT: Concentra-se especificamente nos riscos previdenciários (químicos, físicos e biológicos). Função: PGR: Serve como um guia ativo para a implementação e monitoramento de medidas de segurança.
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Quais riscos devem constar no LTCAT?

OS RISCOS QUE DEVEM CONSTAR NO LTCAT

Riscos biológicos: exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, entre outros. Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de pesos, posturas inadequadas, repetitividade, monotonia, entre outros.
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Quando o LTCAT se tornou obrigatório?

O LTCAT, abreviatura para Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, é um documento exigido pela Previdência Social a todas as empresas e regulamentado pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Conheça melhor suas características neste post!
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Quando é preciso renovar o LTCAT?

E QUANDO DEVE-SE ATUALIZAR O LTCAT? Conforme a legislação o LTCAT não possui prazo de validade. A vida útil dele é indeterminada. Mudanças no nível de ação, aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, do MTE, se aplicável.
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Como tirar o LTCAT?

Como fazer o LTCAT?
  1. Objetivo. ...
  2. Formação do Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) ...
  3. Identificação da empresa. ...
  4. Identificação do responsável pelo LTCAT. ...
  5. Critério técnicos legais. ...
  6. Resultado das avaliações. ...
  7. Medidas de controle existentes/ Medidas de controle recomendadas. ...
  8. Considerações finais e Responsabilidade Técnica.
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O que fazer quando a empresa não fornece o LTCAT?

Nesses casos, a melhor forma do trabalhador comprovar as condições de trabalho na empresa pela via judicial. No judiciário, o trabalhador pode fazer uso de outros meios de prova para comprovar as condições ambientais de trabalho, como pro exemplo, laudo em empresa similar, prova emprestada, entre outros.
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Qual a diferença entre o PPP e o LTCAT?

Enquanto o LTCAT é um documento técnico de avaliação das condições ambientais do ambiente de trabalho, o PPP contém o histórico das condições de trabalho do trabalhador, em todos os cargos exercidos durante sua vida profissional.
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Pode fazer LTCAT retroativo?

O artigo 279 da Instrução Normativa (IN) INSS/PRES Nº 128 DE 28/03/2022 abriu a possiblidade de um LTCAT feito em período diferente daquele em que laborou o trabalhador ser utilizada para preenchimento de seu PPP.
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Como elaborar o LTCAT?

Como o LTCAT é elaborado?
  1. Formação do GHE (Grupo Homogêneo de Exposição);
  2. Cadastro do Ambiente;
  3. Identificação da empresa;
  4. Identificação da empresa ou profissional responsável pelo LTCAT;
  5. Aplicação dos critérios técnicos legais como metodologias e técnicas de avaliação;
  6. Resultado das avaliações;
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Qual o valor do PPP?

PPP= ao valor de R$8.278,00 por funcionário.
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Como conseguir o LTCAT de uma empresa?

É preciso que o trabalhador solicite o documento diretamente com a empresa, mas antes disso é necessário que seja comprovado que esse documento foi solicitado. Ao ter essa solicitação documentada, você consegue apresentar para a Justiça Federal e comprovar a solicitação, em caso de que ele seja negado.
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