O amido apresenta-se constituído por moléculas de amilose (cadeias não ramificadas) e de amilopectina (cadeias ramificadas). Ambas colorem-se com “lugol”, uma combinação de iodo-iodeto de potássio, o que permite a utilização dessa solução para observar-se in situ a presença de amido nos tecidos.
Como resultado, os alunos irão perceber que o Lugol 2% irá corar o amido do pão, com uma coloração bem escura, em detrimento a complexação das moléculas de Iodo do referido reagente, com a estrutura ramificada do pão (polissacarídeo).
Lugol é uma solução com Iodo e iodeto de potássio, que fornece quantidades necessárias de Iodo para o organismo. Ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide, equilibra a produção de hormônios e mantém o metabolismo. Cuida do sistema imunológico e previne doenças como o câncer.
A indicação da presença de amido foi a coloração escura (preto) nos alimentos após aplicação do iodo, quando comparados ao alimento-controle (pão). As amostras de óleo, sal, açúcar e tangerina, apresentaram coloração mais clara em relação ao alimento-controle, indicando não contém amido em sua composição.
Experimento 1 - Identificação de amido por lugol (Bromatologia)
O que significa presença de amido no exame de fezes?
É usado para avaliarmos insuficiência gástrica, pancreática e biliar, além de síndromes intestinais e intolerâncias alimentares. Por exemplo, amido cru nas fezes pode ser falta de salivação, mastigação inadequada ou insuficiência pancreática.
A coloração azul intensa ocorre devido à formação de um complexo formado pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.
Ingerido por via oral, é usado para tratar a tireotoxicose até que a cirurgia possa ser realizada, para proteger a glândula tireoide do iodo radioativo e para tratar a deficiência de iodo. É utilizada para ajudar no rastreamento do câncer do colo do útero.
Para quais situações a reação de lugol pode ser utilizada?
A solução de Lugol, devido ao seu efeito antisséptico, é utilizada principalmente para desinfecção da pele, na forma de solução aquosa de iodo para gargarejos, e também consumida para o tratamento da glândula tireoide.
O iodo é responsável pela síntese dos hormônios tiroidianos. Já a solução de Lugol é o nome dado a combinação de iodo e iodeto de potássio em meio líquido. Este nome foi dado pelo químico francês Jean Lugol cuja função seria remediar as funções da tireoide.
O iodo em excesso no organismo pode causar danos à tireoide e seus mecanismos reguladores, inclusive interrompendo a produção dos hormônios tireoidianos.
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireóide).
O teste de Schiller é feito durante o exame de papanicolau ou colposcopia, sendo aplicado pelo médico a solução de iodo no colo do útero. O lugol é aplicado usando um swab, que é uma haste com algodão na ponta, sendo feitas leve batidinhas no local para corar a região.
O lugol é um medicamento utilizado, na maioria das vezes, para repor alguma deficiência de iodo. Ele pode ser necessário para garantir o desenvolvimento e o pleno funcionamento do nosso metabolismo.
O lugol é uma solução feita a partir de iodo e iodeto de potássio, diluído em água destilada. Ao adicionar pequenas gotas dessa solução em um polissacarídeo, irá produzir uma reação colorida, por exemplo, terá tom vermelho castanho com glicogênio e azul com o amido.
As únicas situações clínicas onde seu uso é recomendado refere-se ao preparo pré-operatório de pacientes com hipertireoidismo por doença de Graves e à crise tireotóxica.
Atenção! Em mulheres com doenças de tiroide, a toma de iodeto de potássio pode estar contraindicada. A situação deve ser sempre avaliada pelo médico assistente.
O amido e a glicose são compostos importantes para o metabolismo dos seres vivos. Eles são conhecidos também como compostos energéticos. Uma alimentação rica em amido e glicose garante muita energia para as atividades do nosso dia a dia. O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética.
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.
A solução de Lugol vai colorir o colo do útero maduro e normal, mas não cora as áreas alteradas. Assim, de forma geral, um colo de útero completamente corado de marrom escuro pelo Lugol, é um colo saudável. O teste de Schiller pode ser realizado durante um exame ginecológico de rotina.
O lugol forte permite a impregnação de ovos, cistos, larvas e vermes adultos facilitando a visualização das estruturas e sua consequente identificação. A formulação pode ser ajustada e/ou suplementada conforme necessário para cumprir os critérios do desempenho do produto.
Entretanto, a quantidade diária necessária para o organismo humano é de apenas 100 a 250 microgramas, conforme alertam endocrinologistas da SBEM-SP. “Estão afirmando nas mídias sociais que temos insuficiência de iodo, sendo recomendado a ingestão do lugol, numa dose de até 9 gotas por dia.
6- O que é iodo positivo na colposcopia? Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.