A magia cinza, também chamada de magia neutra, é a magia que não é realizada por razões especificamente benevolentes, mas também não é voltada para práticas completamente hostis.
Magia branca tradicionalmente faz referência ao uso de poderes sobrenaturais ou magia para fins bons e altruístas. No que diz respeito à filosofia das vias esotéricas, a magia branca é o lado benevolente contra o lado maléfico da magia negra.
A magia negra - também conhecida como Goécia e conotada com a Nigromância - alia-se à bruxaria e contrapõe-se à chamada magia branca, distinguindo-se desta por convocar as forças conotadas com o Mal, tais como espíritos e seres demoníacos.
A magia vermelha personifica a entropia e a violência. Os feitiços vermelhos podem criar, extrair ou fazer uso da energia em formas extremas. É possível manipular a energia para desferir um raio destrutivo ou perturbar a força para desorientar inimigos.
Segundo Virginia, existem algumas vertentes maiores: o Hermetismo ou Ocultismo (com ou sem práticas em grupo), a Wicca, a Bruxaria Tradicional e Magia do Caos.
Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.
E os mágicos não fazem nada disso, porque não têm nem o poder, nem a vontade, nem qualquer desejo de se ocuparem da reforma dos homens, na medida em que suas próprias vidas estão cheias dos pecados mais grosseiros e notórios”.
A Wicca é uma religião neopagã fundada no século XX por Gerald Gardner, baseada na veneração da natureza e na prática de magia. Suas crenças incluem a reverência à dualidade da divindade, a Lei Tríplice e a reencarnação, refletindo um profundo respeito pela interconexão de todas as coisas.
As três maldições consistem na Maldição da Morte (Avada Kedavra), Maldição Cruciatus (Crucio), e Maldição Imperius (Imperio). Desde as Maldições Imperdoáveis são muito poderosas, seu uso requer grande força de vontade e grande habilidade, a fim de trazer os efeitos.
Dessa forma, a quimbanda passa a ser definida, pelos umbandistas, como a linha ritual da umbanda que pratica a magia negra. Ela só traba- lha com exus e pombas-giras, que são representações do mundo da sombra, entidades telúricas cuja disponibilidade para o mal su- planta as intenções de auxílio fraterno.
As bruxas costumavam ter uma "marca do diabo", que poderia ser várias coisas: cicatrizes, pintas, marcas de nascença, etc. Achado o sinal, era preciso testá-lo: picá-lo com uma lâmina. Se a mancha não sangrasse ou doesse, certamente a mulher em questão era uma bruxa.
Qual a diferença entre uma bruxa e uma feiticeira?
No dicionário Caldas Aulete, bruxa é toda “mulher que, supostamente, tem poderes mágicos, faz bruxarias e sortilégios e outras artes sobrenaturais; feiticeira”. As mais variadas sociedades e períodos históricos nos legaram suas bruxas.
Historicamente, o termo “bruxa” era usado para designar mulheres que praticavam ações que a sociedade não conseguia compreender, sendo consideradas como magia, mas, muitas vezes, era apenas um conhecimento avançado do uso de plantas e medicamentos, sendo muito mais curandeiras do que feiticeiras.
A bruxaria é, principalmente, sobre alcançar um fim, realizar um objetivo através de um ato mágico. 8 Pelo que entendi, essa metáfora ele encontrou enquanto lia algum livro de Aleister Crowley. É porque os bruxos praticam feitiçaria que eles fazem parte de uma unidade.
A série explica que os Bruxos de Sangue são seres que possuem o poder de controlar a mente e o fluxo sanguíneo de uma pessoa, podendo assim comandar os músculos da vítima.
A bruxaria verde é uma adição refrescante e moderna para o mundo de descobrir a magia das plantas, ervas, cristais e além. Este guia vai abrir você até tudo: desde o cultivo de ervas e plantas para magia e medicina, até honrar o espírito de árvores e animais, e usar cristais para poder e cura.
Gnosis(30PS,10xpm): Essa habilidade é considerada uma magia azul, que concede o poder mágico da sinergia cósmica. Essa magia faz com que o usuário possa compreender um peculiar tipo de emanação energética, tornando seu processo de aprendizado e percepção acima dos normais.