Googolplexiano é "dez elevado a googolplex", enquanto googolplex é "dez elevado a googol" e googol é "dez elevado a cem". Em outras palavras, o googol é 1 seguido por cem zeros, o googolplex é 1 seguido por um zero e o googolplexian é 1 seguido por um googolplex de zeros. Ampla? Isso não é nada.
O googol é 100 bilhões de bilhões de vezes maior! Mas o pequeno Milton sabia bem que há números ainda maiores, e até propôs um nome para um deles: “googolplex” é 10googol, ou seja, 1 seguido de um googol de zeros.
Primeiramente precisamos esclarecer uma coisa sobre o infinito: ele não é um número, é um conceito. O infinito não tem fim. Metade de infinito, ainda é infinito.
Os Maiores Números Mundiais Na Comparação De Tamanhos
Como usar a fórmula de Graham?
Basicamente, ela se baseia na multiplicação do ativo circulante da empresa pelo seu P/L. No caso, o ativo circulante deve ser 1,5 vezes maior do que o passivo circulante. Já o P/L deve ser, no máximo, 15 vezes. Ao multiplicar ambos, (15 x 1,5), obtemos o resultado 22,5.
O centilhão é o número 1 seguido de, pasme, 600 zeros e representa a centésima potência de 1 milhão. Apenas dois locais no mundo utilizam o centilhão: Alemanha e Grã-Bretanha.
Embora seja impossível contar até o infinito em termos numéricos, podemos explorar diferentes abordagens para entender melhor esse conceito. Uma forma de abordar o infinito é através de sequências numéricas.
Não precisa contar: trata-se de um número 1 seguido de 100 zeros - ou, como preferem os matemáticos, 10 elevado a 100 (10^100). O gugol é tão grande que supera a quantidade de átomos que existem no Universo (estima-se hoje que eles seriam em torno de 10 elevado a 80 - ou 10^80).
Gugol é o número 1 seguido de 100 zeros. Este nome surgiu quando em determinada ocasião, o matemático americano Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho de 9 anos, Milton Sirotta, qual era o maior número que existia.
Isto equivale a escrever o número 1 seguido de 100 zeros. Em termos matemáticos o número não tem qualquer utilidade e é apenas utilizado para representar um número realmente grande, mas ainda assim longe do infinito.
O matemático americano Eduardo Kasner pediu ao filho que desse um nome a um número muito grande, que consistia do algarismo 1 seguido de 100 zeros. Seu filho batizou o número de gugol. Mais tarde, o mesmo matemático criou um número que apelidou de gugolplex, que consistia em 10 elevado a um gugol.
O número 1 000 000 000 000 000 000 = 1018, denominado trilião ou quintilhão, é o número natural que corresponde à designação de "um milhão de milhões de milhões". Sua nomenclatura varia conforme seja adotada a escala longa ou a escala curta.
LPA é o indicador de lucro por ação de um negócio, ou seja, o valor de lucro líquido em cada ação de uma empresa. Já o VPA indica quanto cada ação representa dentro do patrimônio líquido.
Quando o P/VP está abaixo 1, significa que a empresa vale em bolsa menos do que o seu patrimônio líquido. Isso pode ser uma boa oportunidade para o investidor. Ao mesmo tempo, o P/VP abaixo de 1 pode indicar que o mercado está vendo alguma desvantagem naquele ativo.
Como calcular o P/VPA? É sempre importante lembrar que o VP (Valor Patrimonial) de uma empresa por ação é calculado ao dividir o PL (Patrimônio Líquido) pela quantidade de ações disponíveis no mercado. Tendo o VPA em mãos, para calcular o P/VPA basta apenas dividir o preço por esse indicador.
Kasner criou um número ainda maior, o googolplex, muito, mas muito maior que o googol, porém ainda finito! O googol é maior que o número de partículas presentes no universo todo, estimada em 1080.