Ao contrário da percepção comum, a flutuabilidade nos rios é menor do que em piscinas, o que pode levar as pessoas a subestimar os riscos. Galhos, pedras e outras obstruções submersas representam perigos significativos, podendo resultar em acidentes graves.
Você já ouviu falar do rio que metade do dia corre “para cima” e a outra metade, “para baixo”? Nessa aventura de pesca a equipe do TG conhece o rio Guaraguaçu, no Paraná, um curso d'água que possui 60 km de extensão e que se mistura com a água salgada do mar.
Bolton Strid, um afluente estreito e de aparência inocente do rio Wharfe, cruzando as florestas de North Yorkshire (Inglaterra), está longe da imagem dos agitados e caudalosos rios africanos. Mas esse rio é considerado "o mais perigoso do mundo", ceifando vidas há séculos, com um alerta de "entre e morra".
A Passagem de Drake é um dos lugares mais extremos do planeta!
Onde é mais perigoso no rio?
Veja a lista dos bairros do Rio com mais crimes registrados contra turistas estrangeiros em 2022: Copacabana - 1.069 registros. Ipanema - 517 registros. Centro - 335 registros.
O rio Cubango é endorreico, ou seja as suas águas não vão para o mar, o rio deságua em uma imensa planície, o Delta do Cubango. No delta do Cubango existe a única população de leões que caçam dentro de água, que durante as enchentes chega a cobrir o 70% da região pantanosa.
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
As bacias hidrográficas são constituídas por uma ramificação imensa de linhas de água que se vão juntando em confluências sucessivas até darem origem ao rio principal que, por norma, desagua no mar, porque também os há que desaguam em lagos ou em zonas alagadiças.
Nadar no mar ou na piscina? Como vimos, as exigências ao se praticar o esporte em um ambiente natural acabam sendo maiores, em vários aspectos. Logo, nadar em piscinas acaba sendo mais fácil, enquanto nadar no mar se mostra mais desafiador.
Porque pessoas que se afogam em água doce tem morte mais rápida?
A água doce nos pulmões é absorvida pela corrente sanguínea. O espasmo das cordas vocais pode surgir somente após uma pessoa ser retirada da água. Se isso acontecer, ele geralmente ocorre em poucos minutos.
Podem, também, ser uma resposta dos vasos sanguíneos do pulmão ao serem expostos no frio durante o exercício de nadar em alto mar. Além disso, já se sabe que fatores de risco podem desencadear o edema, como exposição à água fria, histórico de hipertensão arterial, doenças pulmonares e outras cardiopatias.
— Em uma situação normal, o freático estaria a dois metros da superfície ou a um metro nessas zonas baixas. A água que inside e entra por capilaridade no solo não rola — detalha, acrescentando: — A água que inside fica acumulada na superfície. Ela não escoa pelos rios porque eles estão com cotas elevadas.
Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Você já ouviu falar em estuários? Eles são uma zona de transição entre o rio e o mar. O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce. Logo, eles são essenciais para o encontro das águas.
Entre os países com escassez de água, destacam-se as nações situadas no Oriente Médio, uma região com muitos desertos e pouca disponibilidade de recursos hídricos, além de algumas regiões da África, da Ásia e também das Américas.
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.
Devido à altitude, mesmo estando a menos de 22 quilômetros em linha reta do Oceano Atlântico, o curso do rio não consegue vencer a serra, sendo o caminho mais fácil o rumo ao interior.
No caso do Rio, essas transformações estão ligadas a diversos fatores. De um lado, testemunhamos a ascensão das facções organizadas do tráfico de drogas controlando diversas favelas cariocas. De outro, a população da cidade vem assistindo à expansão das milícias e seu controle de diversos territórios populares.
Assim como o sol nasce todos os dias pela manhã e morre à noite, os rios também vivem um ciclo sem fim. E a isso damos o nome de ciclo da água: a gente nem percebe, mas toda a água líquida que existe no planeta está sempre evaporando. Esse vapor sobe muito, muito alto, até lugares bem frios na atmosfera.