Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha). No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.
Pode ser com ovo, carne, frango desfiado, queijo branco ou patê de atum. Inclua vegetais. Fonte de fibras, que tornam mais lenta a absorção de carboidratos pelo organismo, eles ajudam a evitar os picos de açúcar no sangue. Você pode colocar alface, tomate, cenoura, pepino e outros de sua preferência.
Qual é o melhor óleo para quem tem colesterol alto?
O uso de gorduras insaturadas encontrada nos óleos de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate, castanha, nozes e amêndoas são indicados, pois reduzem o colesterol total sem diminuir o HDL- colesterol.
Quem tem colesterol alto pode comer requeijão cremoso light?
Mas fique atento com os recheios: é importante dar preferência para proteínas e queijos magros como cottage, ricota, mussarela light, cream cheese e requeijão light, além de ovo cozido, cenoura, atum, peito de frango, salmão e alface.
Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas - essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.
Já no preparo de bolos, doces e tortas, a nutricionista recomenda usar óleos vegetais, como os de canola, girassol ou coco, inclusive para untar as formas, pois eles apresentam benefícios semelhantes aos do azeite. A substituição deve ser feita na mesma proporção da receita original.
Embora qualquer tipo de queijo seja mais saudável para rechear o pão do que apenas manteiga, para quem quer emagrecer, o ideal é optar por queijos mais frescos como ricota, minas frescal ou cottage, pois eles têm menos gordura.
Que tipo de pão é recomendado consumir? Uma das opções mais saudáveis é o pão integral, que é produzido a partir de grãos inteiros, permitindo que os carboidratos sejam digeridos mais lentamente, o que faz com que o corpo utilize seus nutrientes por mais tempo, de acordo com a BBC.
Um pão fresquinho fica ainda melhor com um bom acompanhamento. Seja manteiga, nata, ricota, requeijão, geleias de frutas ou pastas, o mais importante é escolher ingredientes leves, que tenham menos calorias, e possam completar a refeição de forma nutritiva e saudável.
Torradas são mais saudáveis? Quando torramos o pão ocorrem duas alterações: - REAÇÃO DE MAILLARD: reação química entre o carboidrato e a proteína do pão, responsável pelo aspecto “torradinho”. - DESIDRATAÇÃO: o calor faz com que boa parte da água do pão seja evaporada e ele fique mais “sequinho”.
A manteiga é a melhor fonte de vitamina A, e a de mais fácil absorção, que podemos encontrar na América. A manteiga contém lecitina, uma substância necessária para a perfeita assimilação e para o metabolismo do colesterol e dos outros componentes das gorduras.
“O requeijão possui boas quantidades de proteínas, cálcio e possui diversas vitaminas em quantidades bem superiores a maionese. A maionese possui maior teor de gordura, já que é um produto a base de óleo, e também apresenta maior quantidade de carboidratos”, explica a profissional.
Vá colocando o creme de leite até a consistência desejada. Quanto mais creme de leite, mais molinha ficará a pasta. Dica: Opção para comer com um pãozinho ou em torradas, na reunião com amigos como petisco.
A margarina geralmente contém gordura trans, que está associada a um risco maior de doenças cardíacas e outros problemas crônicos de saúde; Os fitoesteróis que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim também diminuem o colesterol bom; Pode ser rica em ômega-6, uma gordura poliinsaturada bastante comum.
O que é mais saudável requeijão light ou cream cheese?
O requeijão possui sabor mais suave do que o cream cheese e isso se deve ao fato de que o seu pH é neutro, enquanto o pH do queijo cremoso é ácido. Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância.
As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.
"A margarina tem o melhor perfil de nutrientes, por ter menos gordura saturada do que a manteiga, e ambas devem ser consideradas no contexto da alimentação em geral.
Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.
O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduze o colesterol bom (HDL). Atualmente, o ovo deixou de ser vilão e passou a ser considerado um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias que beneficiam a saúde.
A profissional diz que, em termos nutricionais, o queijo minas possui um valor calórico um pouco menor, menos gorduras e colesterol, enquanto o meia cura possui mais proteínas e cálcio, além de possuir menos lactose devido o processo de maturação.