É considerada uma malha fresca, com ótimo caimento e que é comumente comparado com a viscose, mas com a vantagem de ser mais macio, gerar menos impacto ambiental e apresentar uma melhor resistência.
O Tencel é um Tecido semelhante ao jeans porém bem mais fino, com caimento e peso médio, é um tipo de tecido que está sempre na moda. É macio, tem aparência fosca e possui elasticidade.
Também conhecido como lyocell ou tencel, precisa de menos lavagens do que outros têxteis, como o algodão. Utilizado na fabricação de vestuários, ganhou destaque na moda cama por seu toque macio e grande sensação de conforto.
Quais são as diferenças entre o Tencel e o Lyocell? Não há diferenças: são a mesma coisa! Podes chamá-lo como quiseres, porque a composição química é exatamente a mesma. Utilizam-se ambos os nomes porque Lyocell é a denominação técnica da fibra e Tencel é o nome da marca registada.
Este tecido é excepcionalmente versátil, perfeito para: Vestidos e Saias: Ideal para criações casuais que exigem um caimento natural. Blusas e Camisas: Perfeito para tops que combinam conforto com casualidade elegante. Calças e Bermudas: Excelente para peças inferiores que requerem durabilidade e flexibilidade.
WHAT IS TENCEL™️ LYOCELL? | S2:E5 | Fibers & Fabrics | Beate Myburgh
Qual o melhor tecido para lençol que não faz bolinha?
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
A TENCEL™ é produzida a partir de polpa de celulose vinda de madeira de fonte certificada e renovável. Como tecido, ela tem propriedades que reduzem o crescimento de bactérias, controlam a umidade e tem toque suave que não agride a pele.
O modal é uma fibra obtida pelo mesmo processo que se obtém a viscose. Porém com alguns elementos e quantidades diferentes de produtos, tempos e temperaturas. O resultado disso é uma fibra tão macia e fluida como a viscose, mas mais resistente e elástica.
Liocel é um tecido bem parecido com a viscose sarjada, é ótimo para blusas, camisas, vestidos, saias e até calças. O melhor de tudo é que ele é confeccionado a partir de uma fibra natural ❤️ 🌳Ele é naturalmente biodegradáveis.
O jeans tencel é um tecido sustentável fabricado a partir da fibra do eucalipto. Possui viscose, poliéster e elastano em sua composição, trazendo conforto, frescor, elasticidade e durabilidade! Tem caimento firme e se adapta muito bem ao corpo; é procurado para confeccionar diversas peças de roupa estilo casual.
TENCEL ™ Modal é um parceiro de mistura altamente compatível para algodão e, devido à seção transversal elegante da fibra, adiciona maciez de longa duração aos tecidos, realçando o toque mesmo após repetidas lavagens. A mistura de fibras com fibras modais TENCEL ™ melhora significativamente a maciez e o conforto geral.
O Tecido Liocel, conhecido também como Lyocel ou Tencel, tem feito sucesso nas passarelas e nas lojas, pois é um tecido sustentável, de uma fibra natural e que usa menos água em sua produção.
Ou seja, o Tencel Lyocell é uma fibra igualmente celulósica, produzida a partir da madeira. Neste caso, a madeira utilizada vem da árvore do Eucalipto ou até do Bambu. Assim, a produção de Tencel Lyocell começa com a transformação da madeira recolhida numa pasta feita à base de celulose.
Sendo assim, tecidos nobres geralmente são produzidos a partir de matérias-primas de alta qualidade, como, por exemplo, seda, linho, cashmere, alpaca, entre outros. Eles são cuidadosamente confeccionados com atenção aos detalhes e têm uma aparência luxuosa e exclusiva.
Ele é um tipo de fibra extraído de árvores em florestas certificadas. O selo usado é o Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), conhecido pela sigla FSC. Essas árvores têm uma característica importante: crescem rapidamente, não precisam de muita água nem pesticidas durante o plantio.
FLEECE. O tecido FLEECE pode ser utilizado tanto em peças de moda casual, moda fitness, como leggings de inverno, e também em pijamas de frio. Tem ótima proteção térmica e cai bem na confecção de casacos, moletons, blusas, calças e outros.
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
A viscose, muitas vezes conhecida como rayon, é um tecido feito de fibras de celulose extraídas dos miolos das árvores. Um tecido semi-sintético, feito de restos de madeira natural com pouca resina ou linter de caroço de algodão.
Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.
Fibras naturais, como algodão, linho e seda, evitam a sensação de abafamento e o acúmulo de suor. Isso porque são leves e permitem que o fluxo de ar seque a umidade do corpo. Já peças sintéticas, como poliéster, acrílico e nylon, retêm a transpiração e podem deixar a roupa molhada.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
O poliéster é um fio muito indicado para a confecção de roupas esportivas por sua leveza e principalmente por sua capacidade de não absorver umidade, deixando o atleta sempre seco. O que não acontece com malhas de algodão, por exemplo.
O tricoline é um tecido de algodão, com a fibra natural do algodão é a matéria-prima para tecidos bem leves e fresquinhos. Sabe aquela camisa que você coloca e sente que o corpo “respira” esse o conforto da camisa em tricoline.