Axé significa força sagrada, no candomblé. Logo se alguem fala axé pra você, ela ta desejando forças positivas, sagradas, luz. É uma saudação que visa cumprimentar, desejar algo bom a pessoa. É o equivalente ao namastê, ou a paz de cristo que algumas pessoas usam.
A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.
Algumas vezes, a palavra "axé" pode ser utilizada como uma saudação, um cumprimento através do qual se desejam, ao próximo, coisas boas, força, ânimo e energia.
No dicionário, “axé” significa força de realização e manifestação do poder divino. Mas no Sítio Histórico de Olinda, mais especificamente na rua do Amparo, é bebida feita para aguentar o rojão do Carnaval.
A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.
Isso porque ela vem do termo iorubá àṣẹ, que quer dizer “poder” ou “força”. Na fé dos iorubás – conservada no Brasil por religiões como o candomblé e a umbanda –, axé é a força sagrada carregada pelos orixás e a energia vital presente em todas as criaturas da natureza.
Contudo, em verdade, o axé define a energia essencial que move todos os seres e todas as coisas que existem na natureza. No candomblé, é a força que realiza, o poder de criar e transformar as coisas. É justamente o que dá movimento à vida e, ao ser renovado, permite a permanência, a perpetuação de tudo.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.
Saravá é uma interjeição utilizada como forma de saudação usada no Brasil. De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo originou-se na fala de africanos escravizados falantes de línguas bantas pela forma como pronunciavam a palavra "salvar" (salavá > saravá).
É uma saudação que visa cumprimentar, desejar algo bom a pessoa. É o equivalente ao namastê, ou a paz de cristo que algumas pessoas usam. Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás.
Desejar “muito axé!” significa pedir aos deuses que deem energia, ânimo, vitalidade para que seja possível realizar o que desejamos e com muita fé. Axé é energia de vida, é amor e paz. Muito axé pra você!
Axe Black é um desodorante e antitranspirante desenvolvido especialmente para os homens. Oferece proteção contra o suor e o mau odor por até 48 horas e mantém a pele refrescante e perfumada o dia todo.
A palavra axé é geralmente traduzida e entendida como “poder”, “autoridade”, “comando”, “cetro”, “força vital” em todas as coisas vivas e não vivas e como “a realização de um enunciado” no cosmos iorubá2.
Muito famosa e bastante reconhecida pelos quiosques em Porto Seguro na Bahia e cantado por diversas figuras famosas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Banda Eva, Chiclete com Banana e muitos outros, o Axé faz você dançar com muito entusiasmo e alegria que a própria música traz, além de se divertir com as letras e ...
Axé, na língua Iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Uma intervenção para pedir axé e agradecer, com a apresentação de histórias, cirandas e rezas, compartilhando votos de felicidade e boas energias, difundindo e valorizando a cultura negra ancestral.
Para aplicar, agite bem o antitranspirante Axe Black antes de cada uso, aplique nas axilas a uma distância de 15 cm e deixe que a magia aconteça! A fragrância menta e madeiras frescas deixa você totalmente fresco e 100% pronto para o que quer que você faça.
Na mesma rua onde nasceu o Pau do Índio, na região do sítio histórico de Olinda, foi criado há cerca de 30 anos também o Axé de Fala ou simplesmente Axé, como é conhecido este outro licor muito popular do Carnaval local, feito a base de cachaça, açúcar, extrato de ervas, água, mel e semente de guaraná.