a manobra de Mauriceau tem como objetivo flexionar o polo cefálico do feto, na cabeça derradeira, utilizando um dedo introduzido na boca do feto para facilitar a flexão. o fórcipe mais adequado e utilizado na cabeça derradeira é o fórceps de Simpson.
Questão No parto pélvico, a manobra de Bracht consiste em. compressão supra-púbica. deixar a cabeça fetal pendente, sem sustentação, por 20 segundos. rotação do dorso da posição posterior para anterior.
Na manobra de Zavanelli, descrita em 197820, a cabeça fetal é re-introduzida na cavidade uterina por flexão e rotação, através de pressão firme e constan- te, à qual se segue a cesariana. Poderá ser útil nos raros casos de distócia de ombros bilateral12.
Manobra de Wood: não havendo sucesso, complementa-se com a manobra do parafuso ou de Wood. Mantendo a mesma posição dos dedos da manobra de Rubin, o assistente coloca os dedos da outra mão pela frente do ombro posterior e aplica a força em direção às costas do feto.
B A manobra de Rojas consiste em atender ao parto em apresentação pélvica adotando-se uma atitude passiva, sem executar qualquer tração, apenas orientando o feto que é rebatido sobre o abdome fetal.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.
Consiste em torcer suavemente a placenta expulsa (torção axial) de modo que as membranas se disponham em fuso, facilitando deste modo seu desprendimento integral. Leve tração e torção axial, a grosso modo: rotação da placenta com leve tração.
O Patrick's Test, também conhecido como Faber's Test ou Figure Four Test, é um teste ortopédico para avaliar a limitação da amplitude de movimento do quadril na direção da adução horizontal, que é comumente limitada em pacientes com osteoartrite do quadril. Ross et al.
Elevar a mandíbula com os dedos, pelo menos até os incisivos inferiores estejam mais altos do que os incisivos superiores. Essa manobra levanta a língua junto com a mandíbula, aliviando assim a obstrução das vias respiratórias superiores.
Manobras de reposicionamento canalicular (mais comumente, manobra de Epley ou, menos comumente, manobra de Semont ou exercícios de Brandt-Daroff) envolvem mover a cabeça ao longo de uma série de posições específicas, destinadas a devolver o otólito errante para o utrículo.
Realizar o teste de Neer para verificar a compressão dos tendões do manguito rotador sob o arco coracoacromial. O teste é feito pela flexão anterior forçada do membro superior, levantado acima da cabeça e totalmente em pronação. Também realizar o teste de Hawkins para verificar se há compressão.
Para diminuir a influência do silicone na visualização do tecido da mama, o técnico responsável pelo exame de mamografia pode aplicar a Manobra de Eklund. O procedimento consiste em deslocar a prótese para fora do campo da imagem, distribuindo somente o tecido mamário no suporte para ser radiografado.
O objetivo dos exercícios de Hoffman é estirar as aderências do mamilo, através de pressão digital. “O procedimento é aquele de se colocar o polegar, ou os dedos indicadores, próximos ao mamilo invertido, e gradualmente empurrar os dedos afastando-os da aréola” (Hoffman, 1953).
No caso da Manobra de Jaw-Thrust, que é a manobra de elevação da mandíbula, o procedimento consiste na utilização das duas mãos do examinador, posicionando os dedos médios e indicadores no ângulo da mandíbula, projetando-a para frente, enquanto os polegares deprimem o lábio inferior, abrindo a boca e permitindo a ...
O teste de Barlow determinará o potencial para a luxação do quadril examinado. A coxa do paciente é mantida em ângulo reto com o tronco, em posição de adução; força será exercida pelo joelho da criança em direção vertical ao quadril, em um esforço para deslocar a cabeça femoral do interior do acetábulo.
O sinal de Giordano é a percussão dolorosa da região lombar do paciente, utilizando a borda hipotenar da mão para aplicar um estímulo moderado que normalmente não seria doloroso. Indica a presença de inflamação da cápsula renal.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
As manobras de palpação obstétrica, ou Manobras de Leopold, permitem ao profissional avaliar a situação fetal dentro do útero, sua apresentação, quantidade de líquido amniótico, altura da apresentação e se está insinuado ou fora da pelve materna.
A manobra é bimanual, onde a mão esquerda fica localizada sob a área de projeção do baço pressionando-a para cima, e a mão direita é quem palpa o abdome, em direção ao rebordo costal esquerdo, na tentativa de palpar o baço.
A manobra de Virchow é utilizada para verificar o funcionamento do fluxo biliar antes da separação do fígado do intestino delgado. Para se chegar à vesícula biliar, deve-se fazer a separação do monobloco.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.
A segunda técnica é a “manobra em garra” ou processo de Mathieu, no qual o examinador deve estar à direita do paciente, e apoia as polpas digitais no rebordo costal, como se estivesse tentando “entrar por baixo do rebordo”, e pede-se que o paciente inspire, para que assim ocorra a descida do fígado.
Manobra de Kristeller é uma técnica obstétrica obsoleta executada durante o parto. Consiste na aplicação de pressão na parte superior do útero com o objetivo de facilitar a saída do bebê. A manobra foi idealizada pelo ginecologista alemão Samuel Kristeller, que a descreveu em 1867.
A Manobra de Hamilton, ou massagem uterina bimanual, é a primeira manobra a ser realizada nos casos de atonia uterina, enquanto se realiza o uterotônico e aguarda-se o seu efeito. O esvaziamento da bexiga antes da compressão é essencial para aumentar a eficácia da manobra.
A Manobra de Ortolani consiste na flexão dos membros inferiores seguida da abdução da coxa para pesquisa de luxação congénita da anca/displasia de quadril. Na existência de uma displasia de quadril, ocorre um estalo (o sinal de Ortolani).