Definição de MarcaKotler (2003) afirma que marca é qualquer rótulo que envolva significados e associações, e representa um contrato com o cliente quanto ao desempenho do produto ou serviço.
Inicialmente é importante adotar o conceito clássico de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Segundo Kotler (2000), produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Podem ser tangíveis (físico, podem ser tocados) e intangíveis (são os serviços que não podem ser tocados), para organizações e para consumidores.
Kotler (2003) afirma que marca é qualquer rótulo que envolva significados e associações, e representa um contrato com o cliente quanto ao desempenho do produto ou serviço.
Nas palavras do guru do marketing, Philip Kotler, é a “ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
O símbolo de marca registrada, ou ®, representa uma forma de proteção da própria marca; já o símbolo de copyright, representa a proteção por direitos autorais.
A marca é um sinal visualmente perceptível que dá identidade a um produto, serviço de uma empresa ou da propria empresa, e tem por objetivo identificar a origem e distinguir serviços e produtos de outros semelhantes com outra origem.
Os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) são fundamentais no pensamento e planejamento de qualquer empresa. Se algum deles for mal executado, a companhia pode fracassar. No entanto, quatro pilares não são mais suficientes.
Suas teorias e métodos são considerados pilares essenciais para a construção de marcas de sucesso. Kotler defende que a marca não é apenas um nome ou um símbolo, mas o conjunto de percepções e emoções que os consumidores associam a uma empresa ou produto.
Os 5'as são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço.
Kotler (2000, p. 27) afirma que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
O que é estratégia de marca? A estratégia de marca é um conjunto de processos, atividades e insights que fazem com que a marca, por si só, gere valor aos seus produtos ou serviços e consequentemente, satisfaça seu público de maneira única.
Para criar uma marca de sucesso, é preciso ter um conhecimento profundo do seu público-alvo: dados demográficos, interesses, hábitos de consumo, motivações de compra e de quais formas eles se comunicam.
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”. Em outras palavras, podemos dizer que uma marca é representação figurada de um produto ou serviço.
Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
Uma marca é a maneira como uma empresa se diferencia de outras marcas do setor. Uma marca pode ser considerada a personalidade da empresa, que é comunicada por meio de um símbolo, logotipo, nome, slogan, voz e tom característicos.
O que é conceito de marca? A marca é um conceito de marketing bastante fácil de entender. É simplesmente sobre a imagem que os consumidores têm de sua marca. No entanto, não deve ser confundida com a identidade, que é apenas um componente da imagem da marca.
O propósito da marca é a razão para a marca existir além de possibilitar o ganho monetário. É o principal ou os principais motivos que levam as pessoas a trabalhar em torno dos objetivos da empresa.Se você quer um propósito de marca realmente poderoso, ele precisa estar relacionado ao produto ou serviço em si.
Como surgiu o conceito de marca? Antes mesmo de chegarmos no conceito contemporâneo designado para marca, vamos falar sobre como tudo começou. A palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico “brandr” que significa queimar. E foi queimando o gado na Idade Média que começou a surgir o conceito de marca.
Por isso, é importante conhecer seus 4 Ps. Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
As relações comerciais são baseadas numa relação simples: empresas vendem o que consumidores precisam. "Mas há companhias que vendem, por um preço alto, algo que pode ser encontrado em qualquer lugar. E se dão bem", diz Kotler.
Segundo o papa do marketing Philip Kotler diz: “um profissional de vendas bem sucedido cuida primeiro do cliente depois dos produtos”. Assim deve ser o processo de vendas e ofertas nos meios digitais. Para isso é necessário conhecer o seu cliente.