O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
No Brasil dos anos 50, vivíamos um período de grande aceleração econômica e industrial. E é a partir dessa década que começo uma linha do tempo com as principais características do marketing para cada fase da história.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
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Quais as 4 fases da evolução do marketing?
Segundo Kotler (Kotler, 2017) o marketing pode ter seu processo de evolução em 4 etapas, sendo: Marketing de Produto; o Marketing voltado ao consumidor; o Marketing centrado em valores e até agora o Marketing digital. Quem garante que já não estariamos na 5 etapa ?
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Marketing é o processo de criar, comunicar e entregar ofertas que têm valor para clientes e consumidores. Envolve a identificação das necessidades do público, além de promover e vender produtos ou serviços usando estratégias de publicidade, promoção e distribuição para alcançar um mercado-alvo eficazmente.
Quais são os 3 conceitos de marketing? Os três principais conceitos são o de produção, produto e venda. Cada um atua como um princípio fundamental que orienta o desenvolvimento de estratégias e táticas para atingir os objetivos de marketing da empresa.
Para que uma marca ocupe o lugar na mente de um cliente é necessário estratégia. O marketing é uma aposta que uma empresa faz para chegar ao cliente. Para se tornar mais eficaz, podem ser feitas propagandas de publicidade. A propaganda tem o poder de levar ao público soluções que ele ainda desconhece.
Em poucas palavras, ele define que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”. Essas definições não deixam escapar, também, o objetivo central das empresas: o lucro. Afinal, é isso que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado ― e esse é um dos motivos de existir do marketing.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
Ele se baseia em estratégias de divulgação, ou seja, ele estuda e aplica as maneiras de fazer com que os clientes saibam da sua existência e de seus produtos ou serviços através dos canais de divulgação trabalhados no P de Praça.
O marketing direto se iniciou há muitos anos, por volta de 1872. Segundo consta, um dos pioneiros do marketing direto, Aaron Montgomery, produziu o primeiro catálogo e o enviou por correspondência diretamente a seus clientes. Porém o termo, marketing direto só foi cunhado quase 100 anos depois por Lester Wunderman.
A primeira fase do marketing era orientada no produto. Surgiu após a Revolução Industrial e tinha por base aumentar a produção industrial e minimizar o desperdício. Também conhecido como marketing de massa, a produção acontecia em grande escala e de forma padronizada.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
O Marketing de Resposta diz respeito a um conjunto de esforços que tem como objetivo estimular uma tomada de ação imediata da persona. Por lidar com um público segmentado, essa estratégia traz vantagens que incluem a mensuração de resultados e a diminuição de custos desnecessários.
Tecnólogo ou bacharelado, o curso de Marketing busca preparar o aluno para entender e atender ao consumidor. Por isso, quem escolhe essa graduação estuda o comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca, competitividade e muito mais.
O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo. O departamento de marketing é um dos principais setores de uma empresa e vem ganhando importância cada vez mais.
O profissional de marketing é encarregado de orquestrar, executar e monitorar diferentes técnicas de marketing para marcas em diversos segmentos. Como parte do trabalho, ele se dispõe a estudar o mercado, os desejos e comportamentos do público-alvo e os objetivos das empresas.
“Marketing não é vender a qualquer custo, não é, de maneira alguma, criar ações que levem o consumidor ou o parceiro a erro. O trabalho de marketing precisa estar baseado no entendimento do mercado e no resultado sustentável.”
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores.
Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc. Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.
No que consiste o marketing promocional? Geralmente, essa estratégia é formada por ações que promovem a imagem de uma marca com o objetivo de aumentar as vendas e a fidelização dos consumidores atuais — tanto os internos quanto externos, ou seja, clientes e funcionários da empresa.