Por patrimônio etnográfico de natureza material entendem-se aqueles bens culturais que, em sua apreciação e valoração como patrimônio, têm referência à observação da materialidade da coisa, isto é, os bens etnográficos tombados.
Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas ati- vidades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.
A pesquisa etnográfica é uma pesquisa que estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade. Ou seja: a pesquisa etnográfica estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamento na sua rotina diária das pessoas.
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
Com base nessas afirmações, Fine estabelece três agrupamentos conceituais nos quais os dilemas éticos etnográficos podem ser situados: "Virtudes Clássicas", "Habilidades Técnicas" e "Eu Etnográfico".
A Etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não segue padrões rígidos ou pré- determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.
Segundo Viégas (2007), o estudo de caso etnográfico visa investigar as especificidades, levando em consideração o dinamismo próprio do campo. Para alcançar esse nível de compreensão cultural de uma comunidade faz-se necessário um tempo de permanência imerso nesse contexto.
O acervo etnográfico do Museu Antropológico é composto por objetos indígenas e de cultura popular. Representa aspectos da cultura material das diversas populações da Região Central do Brasil. É constituído por matérias-primas orgânicas diversas, como plumárias, cerâmicas, madeiras, fibras, entre outras.
A autoetnografia reflete essa construção de saber por buscar descrever e analisar, por meio de uma produção escrita (grafia), as experiências pessoais (auto) inseridas nas relações de poder de uma determinada cultura (etno) 32.
A escrita etnográfica, portanto, se constitui permeada por rupturas e continuidades, a partir do que conseguimos visualizar nos autores no quesito: maneiras de manejar a tríade escritor-leitor-sujeito de pesquisa que convergem para um modus operandi marcado pela reflexividade, um fazer-etnográfico que olha para si e ...
Um ensaio etnográfico é aquele em que o autor se propõe a descrever e interpretar os hábitos, costumes, valores e práticas de uma comunidade específica.
estilo de olhar, o etnógrafo escrutina a alteridade sem registrar nenhuma falta essencial do seu ser (no sentido lacaniano de falta) com relação à cultura e à sociedade do nativo por ele olhado; a cultura alheia, ainda que respeitada, é basicamente objetivada: o olhar não pressupõe que o nativo esteja impli- cado na ...
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
Quais as características de uma pesquisa etnográfica?
E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).
Conclusões: A etnografia é um método que pode ser aplicado para diferentes ambientes virtuais e para entender processos culturais. Esses espaços são ambientes de interação social, que permitem desenvolver novas pesquisas para conhecer formas de colaboração e compartilhamento do conhecimento e da informação.
Para quem não conhece o termo, um perfil etnográfico se refere aos interesses compartilhados por determinado público, as coisas com as quais se identificam, aspectos comportamentais que podem ser usados em suas estratégias tanto tradicionais como digitais.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
Qual é o propósito principal desse estudo etnográfico?
O propósito principal de um estudo etnográfico é compreender a perspectiva dos participantes de um determinado contexto social. No caso de uma startup de tecnologia educacional, o propósito principal do estudo etnográfico seria entender a perspectiva dos estudantes sobre sua nova plataforma de aprendizado online.
O enfoque etnográfico intenta descrever a totalidade de um fenômeno (grupo social, au- las, festas populares, etc.) em profundidade e em seu âmbito natural, compreende-lo desde o ponto de vista dos que estão implicados nele.
O estudo etnográfico possibilita ao pesquisador adentrar no contexto sóciocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo5.