Todo embarque marítimo internacional possui um MBL. Representa o contrato de transporte entre transportador e exportador e importador, que neste documento poderão ser o exportador real e importador real, o agente de cargas internacionais e o agente consolidador – coloader.
O MBL normalmente é emitido pelo armador ou seu agente marítimo. O shipper e consignee costumam ser o Agente de Cargas/NVOCC e seus correspondentes. O HBL é emitido pelo Agente de Cargas/NVOCC, como se fosse o transportador. O shipper e o consignee são o importador e o exportador ou suas partes correspondentes.
Draft é um sistema de distribuição de jogadores em times de uma liga esportiva profissional. O draft é comum principalmente em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.
Este procedimento é um diferencial oferecido para o cliente que da a possibilidade de trabalharem com o regime de DDC, Desova Direta para Caminhão, onde nossa equipe efetua a desova dos containeres para os caminhões, enquanto a carga segue seu destino até a fábrica do cliente, o recinto alfândegado fica encarregado de ...
LCL significa Less Container Load (menos do que uma carga de contêiner), ou seja, é quando o exportador ou importador não possui carga suficiente para preencher um container.
1.2) Pick up – coleta da mercadoria no exportador pelo Forwarding Agent. sua obrigação de entrega das mercadorias quando as coloca disponíveis em sua propriedade (instalações), isto é, fábrica, armazém, indústria, usina, plantação etc., para o comprador (importador).
No retorno, ele deve vir como importação pela FedEx com a opção BSO (Opção de Seleção de Despachante), pois precisa ser liberado como importação formal, NUNCA como courier. Essa é a única maneira de concluir uma exportação temporária.
Assim, caso o valor de capatazia no destino seja informado de forma apartada no conhecimento de embarque, esse valor deverá ser informado no Sistema Mercante como o 16º Componente de Frete, sob denominação “Capatazia no Destino (THD)”.
O MAWB representa o total de carga que foi recebida e/ou enviada pelo agente e entregue à companhia aérea para seguir com o embarque. HAWB (House Air Waybill): É emitido pelo agente de cargas, referente a uma carga que foi consolidada ou não. Geralmente existem vários houses para um único master.
Dependendo do tipo de transportador marítimo internacional e sua função dentro deste modal tão importante, o seu conhecimento de transporte tem uma nomenclatura. Vamos ver com mais detalhes abaixo. – BL Master – MBL: é o conhecimento de embarque emitido pelo armador. Todo embarque marítimo internacional possui um MBL.
O House Bill of Landing (HBL) é emitido pelo agente de cargas, responsável pelo transporte das mercadorias. O preenchimento do draft – rascunho do conhecimento de embarque – do HBL deverá ocorrer por meio do exportador ou despachante na origem.
O Bill of Lading (BL) é o conhecimento de embarque marítimo, documento que assegura a condição da carga embarcada no modal aquaviário, além se der um contrato estabelecido entre o embarcador e o transportador. Trata-se do documento de navegação mais importante no comércio exterior.
O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês) é uma norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento.
09 - Quais são os horários para o processamento de Pedido de Licenciamento de Importação (PLI)? O processamento ocorre em 5 (cinco) horários: 7h, 11h, 13h, 17h e 19h (hora de Brasília).
A Carta de Correção de AWB, ou CCA é um documento emitido para corrigir equívocos na emissão do Conhecimento de Carga aéreo internacional. O assunto está abordado no art. 46 e seus parágrafos, do Decreto 6759/09 – Regulamento Aduaneiro.
Todas as instruções para o embarque se encontram na Shipping Letter of Instruction (SLI), que é uma carta de instruções que explica como e para onde enviar uma determinada expedição.
Despacho Sobre Águas (DSA) é uma modalidade dentro do processo de importação que permite desembaraçar a carga antes mesmo da chegada do navio no território de destino.
A Declaração do Detentor da Regularização do Produto (DDR), que autoriza a importação de mercadorias por terceiro, passa a informar a referência do licenciamento de importação. Já estão disponíveis, no Portal da Anvisa, os novos modelos de Declaração do Detentor da Regularização do Produto (DDR).
Em português o INCOTERM DAP, Delivered at Place, significa em português: entregue no local, sendo assim, o vendedor deverá fazer o transporte internacional e levar a mercadoria até o local combinado com o comprador, Ou seja, o desembaraço de importação no local de destino, bem como a descarga da mercadoria, ficam a ...