A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.
A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.
A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente.
Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.
Tecnicamente, o consumo de energia elétrica de um mesmo aparelho apenas com as opções de voltagem diferentes (127v ou 220v) é a mesma. Isto porque o gasto não é medido pela voltagem, mas sim pela potência, medida em Watts (w).
Revelado: O que GASTA mais ENERGIA ELÉTRICA 127V ou 220V!!!
É verdade que 220V gasta menos que 110V?
Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.
Geladeiras de 110V tendem a ser mais eficientes energeticamente em regiões onde a voltagem da rede elétrica é 110V. Isso ocorre porque a voltagem está mais próxima daquela para a qual a geladeira foi projetada. Geladeiras de 220V, da mesma forma, são mais eficientes em regiões com rede elétrica de 220V.
E falando em dinheiro, uma rede elétrica de 110v é mais cara, pois precisa de fios mais grossos e recebe uma corrente elétrica maior. Caso os fios não sejam espessos o suficiente, é muito mais fácil colocar fogo em uma casa com a rede de 110v.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A verdade é que a única distinção significativa envolvendo as tensões 127V e 220V reside na espessura dos fios. Na prática, quanto maior a voltagem, menor o dimensionamento dos componentes. Isso acontece porque os fios de menor diâmetro facilitam a movimentação de tensões maiores.
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.
Para começarmos resolvendo a questão, não existem grandes diferenças entre as duas voltagens, já que ambas são correntes de baixa tensão usadas no Brasil. O que, na prática, separa uma da outra, são a eficiência da corrente de energia e a variação na voltagem de cada uma.
Tecnicamente não existe um critério para escolher entre uma e outra voltagem. O que você pode levar em conta é que a rede 110V é mais segura – levar um choque em uma tomada de 220V, por exemplo, tem o dobro de perigo.
Então: A potência é quem determina o consumo. Um equipamento que consome 1500w em 127v vai consumir 1500w em 220v. A conta de luz vai ser a mesma para as duas máquinas, mas a grande diferença está no custo da instalação elétrica e no perigo que ela pode oferecer caso a corrente total do imóvel seja superada.
Já no norte, nordeste e centro-oeste, as empresas de origem europeia implantaram tensões elétricas, predominantemente, em 220v. Com o passar do tempo ficou inviável rever todo o sistema e optar por apenas uma tensão elétrica.
Contudo, por ter menor tensão, se torna menos eficiente para locais mais distantes de onde é gerada. A voltagem 220, por sua vez, é capaz de levar a energia a uma distância maior. Por conta disso, investe-se em fios mais grossos e fortes para evitar acidentes.
Em termos simples, um air fryer de 110V consome menos energia do que um modelo de 220V, pois a voltagem mais alta permite que o aparelho aqueça mais rapidamente e mantenha a temperatura interna de forma mais eficiente.
Basta dar uma olhada nas etiquetas de identificação no produto e verificar. Normalmente, os carregadores de eletrônicos e lâmpadas de led são exemplos de aparelhos que suportam a voltagem entre 100V e 240V. Aí é só ligar o equipamento que ele irá configurar a sua tensão sozinho. Precisa de uma ajuda?
Dispositivos que funcionam com 220 volts geralmente consomem mais energia e podem ser mais adequados para equipamentos que exigem uma potência maior, como eletrodomésticos pesados (por exemplo, geladeiras, máquinas de lavar roupa, secadoras) e equipamentos industriais.
Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.
A voltagem é uma medida da pressão da energia elétrica fornecida pelas concessionárias. Em uma tomada de 127 volts, a energia é fornecida com menor pressão do que em uma tomada de 220 volts. Portanto, alguns aparelhos podem operar em apenas uma dessas tensões e outros em ambas.
Em linhas gerais, um chuveiro 220 V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110 V – em torno de 1 a 2 graus, o que pode fazer diferença no frio. No caso de um aparelho de 110 V, a fiação deverá ser mais grossa, já que a quantidade de corrente elétrica que passará pelos fios será maior.