De acordo com a nutricionista Priscilla Primi, colunista do GLOBLO, do ponto de vista da saúde cardiovascular, a margarina é melhor do que a manteiga. — A manteiga é um produto de origem animal, rico em gorduras saturadas.
“Estudos indicam que gorduras saturadas podem não ser tão prejudiciais como anteriormente era pensado, se consumidas com moderação”, explica Neves. “Já a presença de gorduras trans na margarina pode causar maiores riscos à saúde cardiovascular comparado às gorduras saturadas na manteiga”, completa.
Segundo especialistas, a versão “light” da margarina, em geral, é mais saudável, desde que tenha no máximo dois gramas de gordura saturada por colher de chá e não tenha gordura trans. Outra dica é optar pelas margarinas na versão sem sal.
Quando falamos em gordura saudável, é inevitável optarmos pelo azeite. Este é conhecido pelos seus efeitos promotores da saúde cardiovascular e acredita-se que seja a razão principal para os benefícios da dieta mediterrânica.
Margarina ou Manteiga Qual a Mais Saudável? || Dr. Moacir Rosa
Qual é a gordura pior?
As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.
O que é mais saudável margarina ou banha de porco?
— A banha de porco é a gordura de origem animal com perfil de ácidos graxos menos nocivo, porque tem proporção de gordura saturada menor que a da manteiga e da carne de gado, por exemplo.
Qual o tipo de manteiga que não faz mal para saúde?
Segundo nutricionista, a margarina sem gordura trans é mais saudável para a saúde cardiovascular do que a manteiga, que é um alimento risco de gordura saturada.
Entre opções nacionais ou internacionais de manteigas do mercado, 5 especialistas conseguiram unir as 7 marcas que entregam melhor qualidade em aroma, textura e sabor. No top 3, ficaram: President, La Serenissima e Paysan Breton, respectivamente.
A margarina geralmente contém gordura trans, que está associada a um risco maior de doenças cardíacas e outros problemas crônicos de saúde; Os fitoesteróis que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim também diminuem o colesterol bom; Pode ser rica em ômega-6, uma gordura poliinsaturada bastante comum.
Manteiga: O tradicional pão com manteiga é uma combinação tradicional e deliciosa, que serve como uma ótima alternativa à margarina, que é cheia de aditivos. A manteiga é feita a partir da nata do leite, que é produzida a partir do leite batido.
Margarina é altamente contraindicada para saúde intestinal
Algumas margarinas podem ainda conter ácidos graxos trans, que são conhecidos por serem prejudiciais à saúde e podem estar relacionados a graves problemas intestinais e inflamação.
Com a nova resolução (RDC 632/2022) que proíbe a produção, importação, uso e oferta de óleos e gorduras hidrogenadas, outros meios têm sido utilizados para substituir a gordura trans. Entre eles, o processo de interesterificação, que serve para melhorar a textura e consistência, dando maior cremosidade ao produto.
Margarinas light possuem quantidade menor de calorias e gorduras, ajudando a evitar doenças cardíacas, aumento de colesterol e de peso. Não é porque você está de dieta que necessariamente não poderá consumir margarina.
Para a especialista Dani Cyrulin, a melhor manteiga é aquela composta apenas por creme de leite e sal. Caso tenha que escolher entre duas opções e uma delas tenha corante, opte pelos produtos sem esse ingrediente extra.
O 1° lugar no ranking das manteigas do "Estadão" é a marca "Président", com "sabor suave, mas com personalidade". Agradou aos jurados com "final frutado e retrogosto amendoado". Classificada como "levemente ácida e cremosa ao passar no pão".
"A margarina tem o melhor perfil de nutrientes, por ter menos gordura saturada do que a manteiga, e ambas devem ser consideradas no contexto da alimentação em geral.
Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).
Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas - essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. “Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.”
O consumo de margarina também não é recomendado, por ser um alimento ultra processado, cheio de aditivos. A melhor opção de gordura para cozinhar é o azeite. O azeite de oliva é fonte de gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar o colesterol "bom" (HDL) e reduzir o colesterol "ruim" (LDL).
Conclusão. Dada a rica composição do azeite em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, é geralmente considerado uma opção mais saudável do que a manteiga, especialmente para o coração e a saúde geral. No contexto de uma dieta equilibrada, o azeite pode ser uma excelente escolha para cozinhar e como tempero em saladas ...