Você sabia que a natação queima mais calorias do que a caminhada? A prática traz muitos benefícios para ter uma vida mais saudável, manter o corpo equilibrado e, principalmente, emagrecer de maneira prazerosa.
Além do gasto energético que contribui para a perda de peso e a melhora significativa de doenças respiratórias, a natação modifica a musculatura proporcionando a famosa definição corporal. “Na natação, é comum que o atleta tenha ombros largos e braços fortes para poder desenvolver o nado de maneira rápida.
“A natação poderia gastar em média 4 vezes mais calorias do que a corrida quando comparada com a mesma distância”, explica. Contudo, ele revela que, na prática, o esforço para conseguir completar o mesmo percurso são completamente diferentes.
Considerada uma atividade física de baixo impacto, a natação reúne várias vantagens para a saúde do corpo e da mente. Apesar de ser mais procurada no verão, já que se exercitar na água ajuda a refrescar, os benefícios da natação podem ser aproveitados o ano todo.
É normal que, no mesmo grupo de treino, existam diferentes idades e níveis/ritmos de nado. O nadador deve nadar 1 km em, pelo menos, 40 minutos, o que significa uma média de 40min / km.
NATAÇÃO EMAGRECE MESMO? TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ESTÁ AQUI
Quantos metros é bom nadar por dia?
Tanto Ksebati quanto a treinadora Lepinski disseram que um bom treino para iniciantes ou intermediários é de 1.000 a 1.500 metros, ou 20 a 30 voltas, o que deve levar cerca de meia hora.
Se a natação é a única atividade física que você faz, o ideal é que se pratique o esporte, pelo menos, três vezes por semana. Para progredir no ganho de massa muscular, é preciso alterar os tipos de treinos: faça trabalhos fundos um dia da semana, no outro dia foque em técnicas que utilizem o palmar e outras passadas.
Geralmente, as atividades aquáticas exigem mais esforço do corpo, o que provoca, consequentemente, um cansaço corporal. Por isso, os praticantes têm a sensação de sonolência após saírem da água.
O que acontece se você começar a nadar 30 minutos todos os dias?
Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de nado por dia. Isso ajuda a manter a pressão sobre controle e, no caso das mulheres, reduz a possibilidade de doenças coronárias em até 40%. Mas lembre-se! Sempre consulte um profissional antes de realizar qualquer tipo de atividade física.
Dentre os 4 estilos de natação, a que promove a maior quantidade de queima de calorias é o nado borboleta, um gasto médio de 770 kcal por hora, enquanto os estilos crawl, peito e costas ficam entre 560 e 630 kcal por hora.
Você sabia que a natação queima mais calorias do que a caminhada? A prática traz muitos benefícios para ter uma vida mais saudável, manter o corpo equilibrado e, principalmente, emagrecer de maneira prazerosa. Não é a toa que é um dos esportes mais populares do mundo.
Se você procura um exercício de baixo impacto, especialmente se tiver problemas nas articulações, a hidroginástica pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu foco é fortalecer os músculos, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade, o pilates pode oferecer benefícios mais alinhados com essas metas.
Para estar e ficar em forma, é aconselhado ter uma atividade física regular. Mas, por vezes, o desporto pode ter um impacto negativo no nosso corpo: dores nos joelhos, dores musculares, dores de costas… Uma das maiores vantagens da natação é a sua suavidade nas suas articulações , pois é um desporto sem impacto.
Como resultado, a natação pode promover o fortalecimento e o crescimento muscular, especialmente nos braços, ombros, peito, costas, e core. Além disso, nadar regularmente melhora a resistência e a flexibilidade, contribuindo para uma musculatura mais definida.
De acordo com a especialista, uma hora de natação pode queimar aproximadamente 600 calorias. No entanto, tudo depende da intensidade e do nível do aluno. E esse número pode variar, para cima ou para baixo.
É bom lembrar que a natação emagrece desde que seja praticada de maneira regular. Assim sendo, considere nadar entre 3 a 4 vezes por semana. Tenha uma rotina com sessões de pelo menos 40 minutos.
Assim, se ele nadar entre 2k e 2,5k por treino, isso dá um volume semanal entre 8k e 10k. Para atletas que têm mais experiência e/ou nadam com objetivo de obter um resultado melhor na prova, um volume semanal de até 12k (ou seja, acima do dobro da prova) é o ideal.
Uma bactéria muito comum encontrada é a Escherichia coli, que causa vômitos e diarreias. Outro perigo é ingerir, sem querer, a água contaminada e contrair o vírus da Hepatite A, que provoca inflamação no fígado e sintomas como dores abdominais, intolerância alimentar e febre.
Durante a natação, nosso corpo perde calor para a água, e o jeito que ele encontra para expor essa energia é gerando fome. Quanto mais você se exercita, maior a demanda de calorias 😉
Porque a natação é um exercício de todo o corpo. Sim, a natação usa mais músculos do que o futebol. – Apesar de trabalhar todos os músculos do corpo, a natação não alarga os ombros. Ela apenas ressalta a musculatura da região e, caso você já tenha ombros largos, eles se tornarão mais aparentes.
O melhor horário para nadar é aquele que se encaixa na sua rotina! Seja de manhã, à tarde ou à noite, a natação traz ótimos benefícios para a saúde! O importante é fazer dela um hábito regular. Não deixe que o horário seja um obstáculo, vá nadar quando for mais conveniente para você.
Idealmente, recomendamos que nades durante 40 minutos 3 a 4 vezes por semana. Se estás a retomar a atividade física, não nades mais do que uma hora de seguida, porque retomar o desporto vai abrir-te o apetite e arriscas-te assim a comer demasiado e não ver os resultados do teu esforço.
Frutas também são ricas em água, o que pode ajudar a lhe manter hidratado antes do treino e assim evitar fome excessiva durante e após o treino. Boas opções são: banana, morango, laranja, ou um punhado de uvas servido com biscoitos integrais e uma pequena fatia de queijo magro.