Se você está procurando uma sensação nítida e luxuosa com excelentes propriedades de absorção de umidade, o linho pode ser a escolha certa. Por outro lado, se você procura uma opção mais macia, acessível e de fácil manutenção, o tecido 100% algodão pode ser a melhor escolha.
O algodão tem respirabilidade e é ótimo na absorção de umidade, muito resistente à lavagem, além de ser a fibra mais consumida no mundo. O linho, apesar de pinicar e amarrotar com facilidade, por conta de sua característica natural, tem sensação refrescante, alta absorção e rápida liberação de umidade.
É 100% natural e isso faz com que ele seja mais fresco do que a maioria dos tecidos. Possui caimento naturalmente mais estruturado do que outros tecidos, o que dá um toque de elegância ao look. É considerado também um dos tecidos mais sustentáveis do mundo.
O algodão também é um material leve e pode ser considerado o mais confortável por ser uma fibra natural. Sendo assim, não causa irritações e alergias na pele, ele costuma ser indicado até para roupas de bebê, que precisam ter altíssima qualidade, já que os pequenos têm a pele mais sensível.
O que é o Tecido Linho: Conheça suas Variações e veja quais Roupas Costurar com Linho
Porque roupa de linho Pinica?
A sua camisa de Linho Pinica❔ ⚠️O linho pode ser áspero devido a fibras soltas na superfície do tecido, causando pinicação na pele. QUALIDADE IMPORTA: Camisetas de linho de baixa qualidade têm fibras irregulares e processos menos cuidosos, o que contribui para o desconforto.
As fibras naturais são algodão, linho, lã e seda. Esses tecidos são confortáveis, duráveis, flexíveis, resistentes, de toque agradável, práticos de manter e ventilam bem. Já os tecidos feitos com fibras artificiais (viscose, raion, acetato, poliéster, acrílico e nylon), secam rápido e quase não amassam.
Lã Vicuña. Vamos começar pelo mais caro e raro tecido dessa lista. Esse tipo especial de lã é conhecido como a “fibra de deus”. Ela vem das ovelhas vicuñas, na região central dos Andes no Peru e só pode ser extraída uma vez a cada três anos.
FLEECE. O tecido FLEECE pode ser utilizado tanto em peças de moda casual, moda fitness, como leggings de inverno, e também em pijamas de frio. Tem ótima proteção térmica e cai bem na confecção de casacos, moletons, blusas, calças e outros.
Viscose: diferentemente do algodão, a viscose é uma fibra artificial, mas, mesmo assim, tem como base a celulose. Os tecidos que têm viscose na sua composição, costumam ser mais leves e frescos, ajudando a absorver o suor dos dias quentes de verão.
Linho Puro 100% Linho é um tecido rústico e delicado ao mesmo tempo. Este tecido é natural, feito sem processos químicos apenas com o fio orgânico de linho. Este linho possui um ótimo caimento e tem uma gramatura mais alta.
O linho é considerado um tecido nobre, tem alta qualidade e excelente durabilidade. Outro fator que faz com que seja mais caro do que outros tecidos é que ele é 100% natural e, por isso, o seu processo de fabricação exige mais cuidados e leva mais tempo do que o de outros tecidos, como é o caso do algodão, por exemplo.
Por vezes, a viscose pode ser confundida com o linho, já que ambos tecidos possuem características muito similares. Porém, o grande diferencial do primeiro é que possui maior elasticidade, tendo as fibras mais regulares que sua versão orgânica, consequentemente garantindo maior durabilidade da peça.
Entre as principais vantagens do uso do linho em termos funcionais estão a alta durabilidade, resistência, permeabilidade e sustentabilidade ecológica. A fibra de linho é três vezes mais resistente que a fibra de coton.
O tecido de linho é um tecido feito de fibras de linho, uma planta que prospera em climas mais frios e húmidos. É conhecido pela sua aparência rústica e elegante. Porque o linho é uma fibra natural, é biodegradável e sustentável, tornando-o um favorito entre os consumidores eco-conscientes.
O linho é conhecido por amassar facilmente devido à sua estrutura de fibras naturais. Ao contrário de outras fibras têxteis, como o algodão, o linho é feito de fibras longas e duráveis que têm uma estrutura mais rígida.
Sendo assim, tecidos nobres geralmente são produzidos a partir de matérias-primas de alta qualidade, como, por exemplo, seda, linho, cashmere, alpaca, entre outros. Eles são cuidadosamente confeccionados com atenção aos detalhes e têm uma aparência luxuosa e exclusiva.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
Basicamente tecidos que são de composição natural apresentam maior elegância ao vestir, são agradáveis e mais fresquinhos. Já os sintéticos, são recomendados para dias um pouco mais frios, pois diferente dos naturais, sua passagem de ar é mínima, e um bom exemplo é o poliéster.
Famoso por sua durabilidade incontestável, o linho sempre carregou uma beleza leve, despojada, que remete a viagens, tranquilidade e conforto. Apesar do seu revival, sempre foi uma das fibras queridinhas do verão, desde de muito tempo atrás. O linho também é uma das fibras têxteis mais antigas e resistentes do mundo.
Por exemplo, se a sua prioridade for confeccionar peças resistentes, o algodão será a melhor opção. Porém, se for a maleabilidade, a viscose é o tecido mais indicado. Se o principal produto da sua confecção for uniformes hospitalares, o algodão será a alternativa ideal.
Toque, Elasticidade e Durabilidade: O Triunvirato dos Bons Tecidos. Toque Macio: Bons tecidos têm uma textura suave, perceptível ao toque. É um sinal de conforto e qualidade. Elasticidade: Principalmente para tecidos de malha, a elasticidade pode ser percebida ao toque da pele.
O modal tem uma capacidade maior para absorver o suor, é antibacteriano e super maleável. Excelente opção de tecido para o dia a dia. O famoso nylon é mais uma ótima opção de tecido para quem sofre com o suor excessivo. Ele tem alta capacidade de absorver a umidade e ainda tem a vantagem de secar muito rápido.