Qual paga mais imposto, Lucro Presumido ou Simples Nacional?
As alíquotas do Simples Nacional variam de 6% a 33%, dependendo da faixa de receita. Enquanto no Lucro Presumido, esse percentual é de 8% para a maioria das atividades, podendo ser maior em alguns setores.Para quem o Lucro Presumido é mais vantajoso?
Para quem o lucro presumido é mais vantajoso? O lucro presumido é geralmente mais vantajoso para empresas com margens de lucro consistentes e que não têm muitas despesas dedutíveis.O que é melhor, Lucro Presumido ou simples?
O Simples Nacional, ideal para pequenos empreendimentos, oferece um sistema de tributação simplificado com taxas menores. Já o Lucro Presumido, mais adequado para empresas de médio porte, possibilita um cálculo tributário baseado em uma estimativa do lucro.Quando o lucro real é mais vantajoso que o Simples Nacional?
"Essa modalidade só é vantajosa se a companhia tiver margens de lucros maiores superiores a 8% para a indústria e comércio e de 32% para os serviços. Se forem inferiores a esses percentuais, o lucro real é a melhor opção", explica Olenike, do IBPT.Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real? - Cortes JK Cast #101
Porque o Lucro Presumido é melhor?
Vantagens do Lucro PresumidoNecessidade de fazer menos cálculos e guardar menos documentos que no lucro real; Menor chance de recolhimentos incorretos; Se o lucro da empresa é maior do que o percentual de isenção, há economia nos impostos; Alíquotas menores para PIS e COFINS.
Qual é a desvantagem do Simples Nacional?
Porém, existem desvantagens também. Como o Simples unifica o recolhimento dos tributos, as empresas acabam não se valendo dos créditos cumulativos do IPI, ICMS, PIS e COFINS.Quando compensa ser Lucro Presumido?
O Lucro Presumido pode ser mais vantajoso para empresas com uma margem de lucro alta, pois nesses casos a carga tributária é mais baixa na comparação com o Lucro Real.Qual regime tributário paga menos impostos?
O Simples Nacional é um regime de tributação simplificado para pequenas e microempresas. Ele permite que as empresas paguem vários tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia, com alíquotas reduzidas e proporcionais ao faturamento.Como saber se compensa Simples Nacional ou Lucro Presumido?
Geralmente, o Simples Nacional é mais vantajoso para Micro e Pequenas Empresas com faturamento menor, enquanto o Lucro Presumido pode ser mais indicado para empresas com margens de lucro mais altas e despesas dedutíveis relevantes.Qual a desvantagem do Lucro Presumido?
O Lucro Presumido pode levar a impostos mais altos para empresas com baixas margens de lucro, pois presume uma margem de lucro que nem sempre reflete a realidade. Por exemplo, uma empresa de serviços com uma real margem de 10% mas presumida em 32% pagaria mais impostos do que o justo.O que muda de Simples Nacional para Lucro Presumido?
A mudança do Simples Nacional para o Lucro Presumido oferece várias vantagens para as empresas. Em primeiro lugar, ela proporciona uma estrutura de planejamento tributário mais flexível. As empresas sob o Lucro Presumido podem optar por aplicar diferentes alíquotas de impostos, dependendo de seu setor e receita.Qual é o regime tributário mais vantajoso para uma empresa?
Podemos dizer que o Simples Nacional é o regime tributário mais vantajoso para as empresas que conseguem se enquadrar nele. Isso porque o modelo garante alíquotas menores e também simplifica a agenda tributária do empreendedor.Quais são os 4 regimes tributários?
No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.Qual o limite do Lucro Presumido?
O Lucro Presumido também pode ser utilizado por qualquer empresa, desde que não ultrapassem R$ 78 milhões de faturamento anual.Qual tipo de CNPJ paga menos impostos?
Para pagar menos impostos como PJ, você deve se enquadrar no regime tributário correto para a sua atividade – normalmente o Simples Nacional. De um modo geral, o imposto PJ nesse regime é de menos de 10%, levando em conta os impostos federais e o INSS.Como escolher o melhor regime tributário para minha empresa?
Para que a escolha do regime de tributação seja a mais adequada possível, é preciso fazer um diagnóstico tributário com base em projeções e/ou informações do ano corrente para simular quanto se pagaria de tributo em cada um dos regimes tributários que a empresa pode se enquadrar.Quais as reais vantagens do Simples Nacional?
Possibilidades de menor tributação do que em relação a outros regimes tributários (como Lucro Real ou Lucro Presumido) Em geral, a maior vantagem que se ressalta na opção pelo Simples é a redução da carga tributária, uma vez que é neste aspecto que os empreendedores enxergam maior ganho.Porque o Lucro Presumido é mais vantajoso?
Conclusão. O Lucro Presumido pode ser bastante vantajoso para médias e grandes empresas, desde que o lucro não seja menor do que o valor presumido. Afinal, quando isso acontece, a empresa acaba pagando impostos com uma base de cálculo maior do que a real.Quando é vantajoso sair do Simples Nacional?
Se a sua empresa está em crescimento e planeja aumentar seu faturamento, o Simples Nacional não é vantajoso. Por outro lado, se o seu negócio possui uma baixa margem de lucro, é possível recolher menos tributos ao optar por outro regime, como o Lucro Real, por exemplo.Quais são as desvantagens do Simples Nacional?
Desvantagens do Simples NacionalIsso significa que, mesmo em períodos de prejuízo, a carga tributária permanece a mesma; Nem todas as atividades são permitidas: algumas atividades econômicas, como arquitetura, medicina, advocacia, entre outras, são impedidas de optar pelo Simples Nacional.