Os trabalhos de aterro e reaterro das cavas de fundação terão de ser executados com material escolhido, de preferência areia ou terra (nunca turfa nem argila orgânica), sem detritos vegetais, pedras ou entulho, em camadas sucessivas de 30 cm (material solto), devidamente molhadas e apiloadas, manual ou mecanicamente, a ...
O aterramento geralmente é realizado com a inserção de terra, podendo ser colocados cascalhos em conjunto. O material utilizado é, muitas vezes, retirado do próprio processo de escavação do terreno. Pode ocorrer também a necessidade de compra deles em locais com estoque preenchido.
Ao contrário do solo argiloso, o arenoso não possui quase nenhum poder de agregação, sendo ideal para produção de cimento ou até mesmo utilizadas aterros e terraplanagens.
Os materiais a utilizar na construção dos aterros são do ponto de vista granulométrico, os seguintes: solos, materiais rochosos (enrocamento), e materiais do tipo solo-enrocamentos.
Esta é a melhor opção técnica atualmente para a disposição ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos (RSU), que oferece riscos mínimos para o meio ambiente e à saúde pública, se bem operada.
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado. Para onde vai todo o lixo gerado pela população?
A compactação e aterramento do solo deve ser feita com areia, brita ou barro, isso falando nos materiais mais comuns e padronizados, não caia no conto do vigário, não use entulho. .
A brita é material tradicional em solos de SITE, visto que apresenta difícil absorção da água da chuva. D A brita, devido à sua alta resistividade elétrica, propicia um alto potencial de transferência. O uso de brita se faz necessário para absorver os raios solares, que mantém a temperatura da malha de aterramento.
O cobre é amplamente reconhecido como o melhor material para aterramento. Sua alta condutividade elétrica garante uma dispersão eficiente das correntes elétricas para a terra. Além disso, o cobre é resistente à corrosão, o que aumenta a vida útil do sistema de aterramento.
Os aterros constituídos de fragmentos de rochas devem ter em sua constituição rochas em toda a largura do aterro, por camadas sucessivas de no máximo 1,0 m de espessura. Os últi- mos 2,0 m de aterro devem ser executados em camadas de no máximo 0,30 m de espessura.
Os solos granulares (predominantemente areias) e os que têm alto conteúdo de argila em sua composição são constantemente utilizados em aterros – desde que passem pela compactação adequada, realizada com equipamentos corretos e acompanhada de controle tecnológico.
O preço médio a ser investido em um caminhão de aterro é em média R$ 8.000 para um terreno de 100 m², incluindo material, transporte, distribuição, nivelamento e compactação.
“Saiba como aterrar tubulações de esgoto corretamente usando areia grossa! 🏗️🚰 🔧 A areia grossa é ideal para proteger suas tubulações, garantindo durabilidade e evitando danos.
No entanto, é indicada para a construção de aterros, lastros ferroviários e drenos. Sua capacidade de drenagem é um dos principais benefícios dessa brita, tornando-a ideal para aplicações onde a permeabilidade do solo é essencial.
Aterro (Corte do Terreno) ou aterrar é o ato de colocar terra, e materiais para preencher e elevar o terreno, é uma regra da engenharia que a casa esteja no mínimo 10 cm mais alta que o nível da rua, por segurança (inundação, infiltração, águas pluviais).
No processo de operação de um aterro sanitário, os resíduos são compactados e dispostos em células ou áreas designadas. Camadas de solo e materiais impermeáveis são utilizadas para cobrir os resíduos regularmente, reduzindo os odores e evitando a contaminação do solo e da água subterrânea.
O aterro de resíduos não perigosos – Classe II é uma área tecnicamente adequada onde são dispostos os resíduos classe II no solo de forma a não causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, utilizando princípios de engenharia para confiná-los ao menor volume possível.