Ambos são excelentes para tratar rugas, acne e rejuvenescer a pele. O Retinol, mais suave, é ótimo para iniciantes e peles sensíveis, enquanto o Ácido Retinóico é mais potente, melhor para problemas avançados. A escolha depende do seu tipo de pele e necessidades.
O retinol tem um grau de irritabilidade menor, ou seja, ele é bem mais tolerado para a maioria das pessoas. Já o ácido retinóico, a medicação mesmo, tem um maior poder de estímulo de colágeno, mas acaba irritando mais a pele.
Ácido salicílico e ácido glicólico: melhora o aspecto da pele, reduz as rugas finas e manchas. Também contribui para a melhora da acne. Ácido retinoico: frequentemente usado em creme no tratamento caseiro do envelhecimento da pele.
O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoína, é um composto pertencente à classe dos retinóides e da vitamina A. Os retinóides reduzem linhas de expressão e rugas, além de aumentarem a produção de colágeno, o que promove maior firmeza da superfície cutânea.
Porque qualquer medicamento mesmo utilizado só topicamente, pode trazer alguns efeitos colaterais, principalmente o que nós dermatologistas chamamos de Dermatite do Retinóico. Ou seja, a pele tende a ficar vermelha, ardida, descascando e pinicando.
Quanto tempo leva para o ácido retinóico fazer efeito?
Ao usar o ácido retinóico para fotoenvelhecimento, começa-se a perceber melhora nas rugas no primeiro mês de tratamento ou até mesmo duas semanas após o início de seu uso. No caso do clareamento da pele, os resultados se tornam visíveis a partir de mais ou menos 45 dias.
O Ácido Hialurônico, por exemplo, é um hidratante e preenchedor. Já o Ácido Ascórbico, ou Vitamina C, tem ação antioxidante e antienvelhecimento. Já os tipos de ácidos esfoliantes, como o Ácido Glicólico, são utilizados em peelings químicos controlados para descamar levemente a pele e estimular a renovação celular.
O uso do ácido hialurônico através de cremes é excepcionalmente eficiente na hidratação da pele, dando mais viço à pele e agindo na prevenção de rugas. Quanto mais cedo você começar a cuidar da pele, melhores serão os resultados para regredir os sinais do envelhecimento.
O bakuchiol é o ingrediente principal do Retinol-Like. Nossa Solução foi desenvolvida como uma alternativa vegetal ao retinol, que é comumente associado a irritação da pele.
Dicas de produtos que ajudam na produção de colágeno
Na hora de escolher os dermocosméticos aposte naqueles que tenham ativos que incentivem a produção de colágeno, como o Retinol, Ácido Hialurônico, antioxidantes, Carcinina e Ácido Glicólico.
O que é melhor para rugas retinol ou ácido hialurônico?
Deves usar retinol ou ácido hialurónico para combater os sinal de envelhecimento? O retinol é mais eficaz no combate às rugas, mas sinceramente deves usar os dois! Ambos são muito úteis e eficazes, agem de forma diferente sobre a pele e podem ser usados na mesma rotina de skincare!
Apesar da sua eficácia, o retinol pode causar irritação e deixar a pele ressecada. A niacinamida consegue lidar com ambas estas questões ao fortalecer a barreira cutânea, prevenindo o ressecamento e a irritabilidade. Além disso, a niacinamida pode ajudar o retinol a fazer mais efeito!
Após a realização do peeling retinóico o ácido já começa a agir. Algumas peles podem vir a descamar em algumas regiões entre o 3º e 5º dia pós procedimento, não sendo necessário descamar para que o resultado seja alcançado. Geralmente em 7 dias a pele já está com uma aparência mais lisa, uniforme, macia e iluminada.
O retinol é um uma fórmula mais suave e pode ter alguns dos efeitos colaterais do ácido retinóico, porém eles demoram um pouquinho mais para aparecer. O retinol pode ser utilizado na skincare diária sem causar agressões, claro que sempre orientado por uma dermatologista.
O ácido retinóico perde seu efeito na luz do sol, por isso deve ser aplicado à noite antes de dormir. Na maioria das vezes será recomendado um protetor solar durante o dia, mas nem sempre.
Vários outros ácidos, como o glicólico, o ácido salicílico, e o peróxido de benzoíla não devem ser associados ao ácido retinóico. Quem faz depilação na face, principalmente na região do buço, deve ter um cuidado especial. A pele fica muito mais sensível e pode apresentar irritação severa e até mesmo escoriações.
Depende do tipo de pele e da concentração do produto. É importante seguir as instruções do seu dermatologista ou do rótulo do produto, mas normalmente o ácido retinóico é usado de uma a duas vezes por semana, especialmente no início do tratamento.
Mais um ácido que ajuda a tratar a pele manchada é o Retinol (Ácido Retinoico), derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão. O Retinol promove a renovação celular e suaviza manchas.
Pele seca ou opaca: A vitamina C oferece hidratação e luminosidade, sendo benéfica para pele seca, enquanto o retinol uniformiza a tez. Pele com hiperpigmentação: O retinol é eficaz na redução de manchas escuras, sendo indicado para este tipo de pele, assim como a vitamina C.