O selador é capaz de realizar o preenchimento dos “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final uniforme, com acabamento perfeito; O fundo preparador cria uma proteção, barrando a alcalinidade, proporcionando uma extraordinária aderência, entre outros aspectos.
Se a parede estiver no reboco novo e em bom estado, ou mesmo com uma pintura antiga, mas em bom estado e sem imperfeições, o mais indicado é o selador acrílico. No entanto, se a pintura for sobre um reboco de má qualidade, pintura antiga ou descascando, recomenda-se o fundo preparador.
Deixar apenas o selador acrílico aplicado na parede pode ser problemático a longo prazo. O selador é projetado para preparar a superfície, selando poros e criando uma base uniforme para a tinta. Porém, ele não oferece a proteção e durabilidade que uma camada de tinta final proporciona.
Quando se deve utilizar o fundo preparador de paredes?
O fundo preparador de pintura é indicado para repintura, para paredes de gesso, bem como paredes com algum problema como descascando ou que foram pintadas com cal por exemplo. A intenção do fundo preparador de pintura é uniformizar a absorção na hora de realizar a pintura.
Pode passar o selador em cima da parede já pintada? De modo geral, o selador não deve ser aplicado em superfícies sem preparação ou que já estejam com tinta. Ele é indicado para paredes com revestimento novo, como blocos de concreto, gesso, madeira e fibrocimento.
APRENDA DE UMA VEZ POR TODAS A DIFERENÇA ENTRE SELADOR E FUNDO PREPARADOR
É preciso lixar o fundo preparador?
O fundo preparador de paredes é ideal para o reboco que tenha partículas soltas. Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.
Aplique no mínimo três demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão. A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso. Caso você não queira encerar o móvel, dê mais uma demão de seladora e não lixe.
Primeiramente precisamos fazer a diluição do produto, nesse caso do selador acrílico use 10% de água limpa. Para a aplicação utilize trincha ou rolo. Com a secagem o resultado será a uniformização e selagem da superfície.
O selador é um produto preparatório muito indicado nesses casos. Ele deve ser aplicado somente antes da pintura, uniformiza a superfície e impede que a alvenaria absorva a tinta, principalmente quando são paredes novas, respeitando o período de cura.
O fundo preparador tem como principal função fixar as partículas e preparar a parede para receber a tinta. É utilizado no caso de repintura, quando a parede está esfarelando ou com o reboco fraco. Esse produto é produzido a base de resina, água e aditivos especiais que ajudam a selar diferentes superfícies.
No caso do selador acrílico, a maior diferença começa nesse detalhe, já que o selador é o item aplicado antes da tinta, diferente do fundo preparador. Isso ocorre pois o selador acrílico tem a função de garantir a aderência da tinta quando ela for aplicada, trabalhando como impermeabilizante.
O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.
Quanto tempo depois de passar o selador posso passar a tinta?
Recomenda-se que o intervalo entre a aplicação do selador e da tinta não exceda 7 dias, mas se neste período ocorrerem chuvas intensas, o selador poderá ser removido, sendo necessário reaplicá-lo; Produtos Auxiliares: MASSAS: Massa Acrílica, Massa Corrida (uso somente interno).
Não diluir. Acabamento: Dependerá do grau de absorção do substrato. O brilho é indesejável e poderá prejudicar a aderência do acabamento sobre o fundo preparador.
Rolo de lã de carneiro, trincha ou pincel apropriado. Misture o fundo preparador de pinturas antes e durante a aplicação, com espátula apropriada isenta de impurezas ou contaminantes.