O greenwashing ou mentira verde é um termo criado lá fora para definir as ações enganosas praticadas por empresas que fingem defender o meio ambiente. Essas grandes corporações utilizam da sensibilidade do consumidor em relação às pautas socioambientais para tentar vender mais produtos e serviços.
Greenwashing, traduzido como “mentira verde” e “lavagem verde”, é uma prática para esconder ou manipular informações a fim de enganar consumidores com uma imagem sustentável e ambientalmente responsável. Normalmente, é encontrada em produtos e publicidades, mas pode aparecer até em relatórios de sustentabilidade.
Uma pesquisa realizada pela European Comission (EC), em 2021, realizou uma avaliação de 344 alegações aparentemente dúbias de diversas organizações e, a partir disso, conseguiram diversas conclusões.
Lavagem verde é uma estratégia de marketing utilizada para que um serviço ou produto venda sua imagem como sendo melhor para o meio ambiente do que realmente é. Empresas de energia, bancos, cadeias varejistas e até mesmo países já foram acusados de empregar essa tática.
A limpeza verde ou sustentável tem como objetivo proteger a saúde humana e também o meio ambiente, através da utilização de produtos e práticas para limpeza que causem menos impacto ao nosso planeta e a quem os utiliza.
Resumo. Introdução: O termo greenwashing (“maquiagem verde”), é utilizado para denominar o modo de comunicação desenvolvido por empreendedores ao tentar mascarar as verdades que permeiam seus produtos e serviços, o que pode denotar um fraco comprometimento ambiental.
Greenwashing, que pode ser traduzido como “lavagem verde” ou até mesmo como “maquiagem verde” pelo sentido que carrega, é a prática de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
A mentira é um ato instintivo e funciona como uma arma de preservação social, no entanto, do ponto de vista jurídico, ela é avaliada por seu dolo, ou seja, pela intenção e pelo prejuízo moral ou material que causa (Castilho, 2011.
é a prática corporativa na qual a empresa se autodenomina “azul”, ou seja, socialmente responsável, mas, na verdade, desrespeita os direitos sociais de forma grave e constante ou desagrega ainda mais uma determinada comunidade marginalizada.
Desse modo, os aspectos econômico, de transparência e ética se articulam, buscando assegurar a competitividade e a perenidade de uma empresa. A sigla ESG vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
- Desconfie de expressões vagas e imprecisas, como “produto sustentável”, “amigo do meio ambiente” e variações que não fornecem explicam por que são sustentáveis. - Observe se o rótulo destaca que o produto não contém substâncias que já foram proibidas por lei.
O greenwashing é uma prática fraudulenta na qual uma empresa, organização ou indivíduo tenta fazer parecer que está adotando práticas ambientalmente responsáveis ou sustentáveis, quando, na realidade, não está comprometida com ações significativas para reduzir seu impacto ambiental.
Na ânsia de atrair mais consumidores e investidores para, então, obter grandes lucros, muitas marcas apostam no chamado marketing verde, criando um compromisso de fachada para uma causa real e que está cada vez mais em pauta: a sustentabilidade. Essa prática é conhecida como greenwashing.
Minimiza esforços genuínos: Declarações de greenwashing fazem com que os consumidores fiquem céticos em relação a todas as reivindicações de sustentabilidade. Isso é prejudicial para marcas que são genuinamente conscientes do meio ambiente e estão trabalhando para reduzir seu impacto ambiental.
Segundo essa mesma pesquisa, os 3 produtos que mais cometem greenwashing no Brasil são, respectivamente, desodorante, saco de lixo e shampoo. Empresas como a Baygon, Raid, Carrefour e Embalixo já foram notificadas, por exemplo.
Por exemplo: o amarelo neutraliza o roxo, que é sua cor complementar, a mesma coisa acontece com o vermelho que neutraliza verde e por aí vai. Abaixo incluímos o círculo cromático para que possa entender esse princípio. Laranja: é usado para corrigir olheiras azuladas.
Por que a informação no rótulo não contém CFC é considerada greenwashing?
“Não contém CFC” (substâncias da família de clorofluorcarbono que são nocivas para a camada de ozônio) é o exemplo mais comum. O uso da substância é proibido por lei, o que significa que o produto não é mais ambientalmente correto que qualquer outro da categoria.