O método Paidéia se propõe a contribuir para a democratização das instituições, mas, paradoxalmente, depende bastante da instituição de espaços democráticos. O método Paidéia opera com a noção de que as mudanças são inevitáveis. Isto porque se filia à concepção de devir, decorrente da perenidade de tudo e de todos.
Trata-se de um método de gestão do trabalho que tem como pressuposto a construção da democracia organizacional e que tem como objetivo “aumentar a capacidade de análise e intervenção” dos coletivos.
A Paideia, é o nome dado a educação na Grécia Antiga, que busca a formação do homem em suas várias esferas, isto é, uma educação mais antropológica e que considera o homem como ser racional. Essa educação contribui ao homem, uma identidade cultural e histórica.
O apoio Paideia é a metodologia para operacionalizar essa rede de conceitos e possui vários eixos de aplicação. Pode ser utilizado na gestão (apoio institucional); nas relações interprofissionais (apoio matricial); e na relação clínica (clínica ampliada e compartilhada).
“O papel do apoio pedagógico é ter a visão do todo, com base nas avaliações diagnósticas, para traçar estratégias a curto, médio e longo prazo que levem os alunos ao desenvolvimento das habilidades elencadas como essenciais naquele momento.”
Qual era o papel da paideia na educação ateniense?
O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.
A concepção teórica e metodológica Paideia busca compreender e interferir nas dimensões do poder, do conhecimento e do afeto. E pode ser aplicada à política, gestão, pedagogia, Saúde Coletiva e clínica.
Paideia é uma expressão grega que dá origem à palavra pedagogia. O termo grego paidéia (παιδεία) deriva da palavra paidí (παιδί), que significa criança. Para os gregos (incluindo Platão com seu mito da caverna), a paidéia é um movimento de passagem.
O método de ensino pode ser definido como o caminho pelo qual se atinge os objetivos de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, o método é um conjunto de ações de ensino que visam assegurar a aprendizagem, são técnicas de ensino. Os métodos de ensino também são uma forma de tornar a aula mais dinâmica.
Na educação tradicional, é privilegiada a aprendizagem passiva. Ou seja, os alunos ouvem as aulas e absorvem as informações sem muita participação ativa. Além disso, é um método de ensino focado na repetição e memorização, com o ensino dos assuntos de forma teórica.
São as ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.
Como era a formação educacional do indivíduo na paideia?
Através da Paideia, a cultura educacional grega valorizava a formação do indivíduo como um todo, buscando desenvolver as habilidades físicas, intelectuais e morais dos jovens. Dessa forma, a educação estava intrinsecamente ligada à formação social e moldava o caráter dos cidadãos gregos.
Platão define Paideia da seguinte forma "(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147).
Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...
Qual a importância da paideia para a relação do cidadão com a sociedade?
O objetivo fundamental da paideía era a formação do homem individual como kaloi kagathoí. A partir do século V, exige-se algo a mais da paideía: além de formar o homem, ela deve ainda formar o cidadão. A antiga instrução, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.
Quais os motivos que levaram à mudança na paideia?
Entre vários outros fatores para a ocorrência dessas mudanças, pode-se apontar o desenvolvimento da agricultura e o acesso à água como as principais causas, uma vez que a produção do seu próprio alimento através do desenvolvimento das primeiras práticas agrícolas levou esses seres humanos a terem um acesso mais ...
A Educação Física desempenhava um papel fundamental no sistema educativo grego, pois fazia parte do ansiado equilí- harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. A Paidéia era o ideal da educação grega, onde tal educação unia a ginástica à música.
A Paidéia é, portanto, uma metodologia para a educação de pessoas objetivando a ampliação de sua capacidade de analisar e de intervir sobre o mundo. Não se trata de uma técnica neutra; o método sugerido apóia-se em alguns valores e critérios para balizar a política e a gestão.
O termo areté é frequentemente traduzido como “virtude”, mas sua real significação remete-nos à ideia de “excelência”. Cada atividade humana, prática, possui uma areté particular. No domínio político, além da deliberação, Aristóteles expõe a noção de phronesis. Esta última é a excelência do líder político.
A educação ateniense priorizava o equilíbrio entre corpo e mente e tinha uma aprendizagem voltada para a arte e a filosofia. Foi nessa cidade-estado que o filósofo Platão escreveu sobre epistemologia, metafísica, ética e política, e seus pensamentos são discutidos até os dias atuais.
Qual a diferença entre a educação espartana e ateniense?
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.
Quais as disciplinas valorizadas para se formar um cidadão ateniense segundo a educação paideia?
A partir do século 5, exige-se algo a mais da paideia, além de formar o homem, ela deve ainda formar o cidadão, baseada na ginástica, na música e na gramática (JAEGER, 1936, p. 147).