Um downpipe é uma parte do sistema de escape que conecta a saída do turbo ao catalisador. Portanto, se o formato e a taxa de fluxo puderem ser melhoradas, o turbo ganhará um pouco mais de potência.
O veículo ganha potência com o Downpipe? Sim! Estima-se um ganho de potência média de 10 a 20 cavalos em motores com esse tipo de alteração no sistema de exaustão.
O downpipe substitui o primeiro cano que sai após o turbocompressor, ele é usado para retirar a restrição que o catalisador impõe. Diminuindo a restrição, agilizamos um dos ciclos do funcionamento do motor, trazendo mais potência. A instalação deste produto pode alterar o som do veículo e pode gerar mais potência.
O que o Downpipe Substitui? O downpipe substitui a parte do sistema de escapamento que normalmente seria a saída da turbina. Em sistemas de escapamento de fábrica, essa área pode ser mais restritiva, limitando o desempenho do turbo.
O QUE É DOWNPIPE, MIDPIPE E CATBACK | Cortes do Rafa Performance
Tem como legalizar downpipe?
Para regularizar essa modificação, basta procurar o Detran do seu estado e iniciar a solicitação de mudanças nas características de seu veículo. Em alguns lugares, pode ser necessário obter certificações e aprovações específicas para modificações no sistema de escapamento.
O downpipe é um componente do sistema de escapamento de um carro que fica entre o turbocompressor e o catalisador. Ele é responsável por transportar os gases de escape do turbocompressor para o catalisador.
Além disso, enquanto o downpipe consegue garantir um ganho de potência entre 5 a 6 cavalos, o Remap consegue melhorar o desempenho do seu veículo em até 30%. Por isso, se você quiser elevar ainda mais a potência do seu carro, fazer o Remap mesmo depois do downpipe pode ser uma boa ideia.
O ganho de potência do filtro de ar esportivo é pouca, segundo a revista Quatro Rodas, o aumento pode chegar no máximo a 3%. Para efeitos de comparação, se o motor do carro é de 100 cv, a utilização do filtro de ar faz com que ele tenha 103 cv.
Como dissemos em outros artigos aqui na Made, existem diferentes tipos de Stage, o “Stage 2” é um avançado processo de remapeamento que impulsiona a potência e o torque do seu veículo.
Remap ou remapeamento do motor é uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo. É um ajuste do veículo com a intenção de permitir um melhor desempenho para cada necessidade.
O que é Stage 1? Chamamos de stage 1 a preparação de veículos feita apenas via software, ou seja, sem alterações mecânicas. Este tipo de preparação visa principalmente atender a clientes que desejam otimizar a potência para uso cotidiano, e atender as normas de emissão e legislação de trânsito vigentes.
O custo da retífica do motor Volkswagen Jetta é a partir de R$ 13.490,00. Qual é o custo de um motor novo para o Volkswagen Jetta? O preço de um motor novo para o Volkswagen Jetta pode variar.
O Jetta 1.4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, e alcança 203 km/h de velocidade máxima. Certamente, estamos falando de um desempenho que fica muito acima da média dos sedans concorrentes.
O downpipe é uma peça que substitui a seção do escapamento do carro entre o turbo e o sistema de escape principal. Ele é projetado para melhorar o fluxo de gases de escape, o que pode resultar em um aumento na potência e eficiência do motor.
Na verdade, a tubulação comum que leva os gases do sistema coletor até o catalisador e até a saída, já é chamada de downpipe. Ou seja, o termo é mais abrangente. É que no Brasil o termo acabou virando sinônimo da alteração, que consiste em um procedimento diferenciado.
Donald Arthur "Don" Piper (Peoria (Illinois), 5 de março de 1911 — Temple City, 25 de março de 1963) foi um basquetebolista estadunidense que fez parte da Seleção Estadunidense na disputa da modalidade basquetebol nos XI Jogos Olímpicos de Verão em 1936 realizados em Berlim na Alemanha Nazista.
Downpipe: está posicionado logo depois da turbina dos motores turbinados. A peça tem a tubulação com duto de maior diâmetro que é responsável pela maior vazão dos gases expulsos pelo turbocompressor.
A grande questão é que o paládio é usado na fabricação do catalisador, que vai no escapamento para reduzir a nocividade dos gases da combustão da gasolina. E com os problemas das emissões do diesel, na Europa, por exemplo, a demanda dos carros a gasolina cresceu demais. E com isso, aumentou também o preço do paládio.