O que é mímesis dentro da teoria da literatura o que diz esse conceito por quem ele foi criado?
Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
A mimese é a imitação ou representação de algo. Em sua origem, era o ato de representar uma pessoa através dos gestos e falas, porém, essa pessoa também poderia ser uma coisa, uma ideia, um deus, um herói, etc.
Para Platão, a poesia épica é vista negativamente por se encontrar a três graus de distância do verdadeiro, se caracterizando enquanto mímesis dos fenômenos sensíveis, ao passo que os fenômenos já são considerados mímesis das ideias eternas.
A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. Esta é uma das mais antigas teorias relacionadas com a arte. Foi aceite por todos e chegou a ser inquestionável pois a arte era considerada uma espécie de espelho que refletia a imagem da Natureza, fixando-a numa forma artística.
Resumo. Resumo: Em oposição ao seu mestre Platão, Aristóteles vê a imitação (mímesis) de modo positivo. Para ele, trata-se de um processo que é compartilhado tanto pela natureza, como pela arte; é dessa forma que interpretamos a famosa afirmação de que “a arte imita a natureza”.
Resumo. Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
Relativo a mimese ou a mimetismo. 2. Que imita (ex.: receia-se que os recentes casos de vandalismo possam ter um efeito mimético). Origem etimológica:grego mimétikos, -ê, -ón, capaz de imitar.
A arte para Aristóteles quer dizer produto, fazer, elaborar. De fato, ela, diferentemente do que se conceitua hoje, reflete a natureza, physis, sendo isto sua característica mais universal. A arte imita a natureza e esta imitação contribuiu para compreensão dela própria.
A mimese poética, por sua vez, não apresenta nenhuma dimensão positiva, pois está ainda mais afastada das Idéias, já que a linguagem é simulacro das Formas e é meio poético. Tem na sua concepção a dimensão intencional da falsidade; daí Platão enfatizar o fato de a mimese poética apresentar-se como um engano.
“A questão, crucialmente metafísica, é esta: a verdade, o que é e como se reconhece?” Desde os primeiros momentos de vida que nós (e os animais) imitamos os outros e copiamos os desejos dos outros, transformando-os em nossos (ações, emoções, hábitos).
Por isso a arte para Platão é uma distração da verdadeira essência das coisas. Para o filósofo, a arte é a reprodução do mundo, que por sua vez, é a representação de ideias no mundo manifesto e por isso a arte distancia a mente da realidade e consequentemente do Belo.
A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens.
A principal diferença entre os conceitos de mimésis e catarse esta na consideração de que o esporte possui necessariamente um caráter mimético, mas nem toda experiência esportiva leva a catarse.
Durante o Arcadismo, a mimese foi muito importante, pois possibilitou aos escritores mostrara natureza de forma autêntica, idealizar a vida no campo, gerar obras verossímeis e trazer de volta elementos da tradição clássica.
Resumo. A Poética de Aristóteles tem importância capital na história do pensamento humano e da crítica literária. O termo mimese é constantemente utilizado para designar o processo estético de composição do mito que não é cópia ou reprodução de acontecimentos ou coisas pré-determinadas.
Mimese (em grego: μίμησις, mímesis), é um termo crítico e filosófico cujo 'princípio é o de que a poética, a arte, deve ser uma imitação da vida real, ou seja: deveria ser o reflexo da realidade.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Mimetismo é uma estratégia adaptativa que se caracteriza por um organismo apresentar características que o confundem com seres de uma outra espécie. A coral-verdadeira e a coral-falsa apresentam coloração que as fazem ser confundidas pelos predadores.
De acordo com Aristóteles (1958), as ações miméticas não criam uma cópia da realidade, na qual desapareceria a diferença entre o modelo e sua imitação. Os processos miméticos podem conduzir à imitação e à mudança; o que eles preten- dem é “embelezar” e “melhorar”, “imitar dando forma”.
Aristóteles é o criador da lógica, como ciência especial, sobre a base socrático-platônica; é denominada por ele analítica e representa a metodologia científica.
1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.
Como podemos entender o conceito de ser para Aristóteles?
O ser aristotélico é, em sua melhor expressão, cada uma das coisas que é, e cada uma das coisas que é, em seu sentido mais latente, equivale à substância (ousía), pela qual o sentido último do ser se revela.