Mundo Inteligível é o Mundo das ideias, descrito no mito da caverna de Platão. Ë resumidamente a ideia de que fazemos das coisas, o ideal. Ex.: sabemos o que é uma cadeira, independente de sua forma, pela ideia de "cadeira" que possuímos.
O mundo inteligível ou mundo das ideias ou mundo das Formas é um mundo superior, apenas acessível ao nosso Intelecto e não aos nossos sentidos, que nada mais é do que o mundo do conhecimento ou da sabedoria. É contemplando as ideias do mundo inteligível através de nossa alma que podemos conhecer as coisas.
Qual é a diferença entre o mundo sensível e inteligível?
No Mito da Caverna o mundo sensível é aquele no qual os sentidos é que determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
No conhecimento inteligível, o conhecimento é a forma inteligível do objeto. Por exemplo, ouvir um som (sensação em ato) identifica-se com o próprio som.
Platão - Teoria das Ideias | Teoria das Formas | Filosofia
O que significa que para o tudo tem uma causa inteligível?
O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.
Há no pensamento de Platão a admissão de dois mundos: o mundo das Formas e o mundo sensível. Rejeita, porém, a segunda tese daquela teoria, de que Platão argumente no sentido de que há conhecimento somente das Formas e que relativamente aos sensíveis não é possível obter conhecimento mas tão-somente crença ou opinião.
Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível. Essa realidade é ilusória, enganosa e inferior, levando o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que não correspondem às essências.
A inteligibilidade da fala pode ser definida como o grau com o qual a mensagem do falante pode ser decodificada pelo ouvinte (1). Em outras palavras, refere-se à facilidade com que o ouvinte é capaz de entender a fala de seu interlocutor.
Ela tinha em mente uma ideia de intuição como algo puramente inteligível, ou seja, um conhecimento adquirido por meio de uma espécie de “iluminação”, ou uma “visão” mental, direta e imediata de uma realidade, sem passar por qualquer elemento mediador (os órgãos dos sentidos ou o raciocínio).
1 Que se pode entender claramente. 2 Que se ouve com nitidez. 3 Filos Que se aprende pelo domínio do intelecto, sem considerar o lado abstrato das coisas.
Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico.
1- Hidrate-se: Estar desidratado pode levar à fadiga e a irritabilidade. 2- Caminhe: Até mesmo uma curta caminhada libera endorfinas, fazendo você se sentir bem e mais disposto. 3- Tome mais chás energéticos: Alguns chás que contém cafeína ou mesmo o café pode auxiliar positivamente levando mais energia no seu dia!
Como a alma é imortal, não há preocupação com o corpo. Ele se desfaz, mas o espírito persiste. Outro fato importante é que a alma pode retornar em outro corpo, mas apenas quando sua missão em vida ainda não estiver concluída.
O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.
O suprassensível ou Hiperurânio , termo que é utilizado no Fedro, é constituído por um conjunto de Ideias que são a verdadeira causa de todas as coisas e que estão dispostas de forma hierárquica na sua organização.
Quais são as 5 características de uma pessoa inteligente?
A capacidade de processar informações, tomar as melhores decisões, aprender, memorizar, usar a lógica e se adaptar para a convivência e sobrevivência são atributos da inteligência.
Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões.
"Uma pessoa altamente inteligente é aquela que é flexível em seu pensamento e pode se adaptar às mudanças, ela pensa antes de falar ou agir, e é capaz de gerenciar efetivamente suas emoções", explica Catherine Jackson, psicóloga clínica, para o site Bustle.