Não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais.
O enredo não linear não segue uma sequência cronológica, desenvolve-se descontinuamente, com saltos, antecipações, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações. O tempo cronológico mistura-se ao psicológico, da duração das vivências dos personagens.
Podemos perceber em um gráfico quando a função é não linear, quando no resultado obtemos uma parábola, curvas ou retas não lineares, obtendo muitos valores de y para um x.
Enquanto uma equação linear tem uma forma básica, as equações não-lineares podem assumir muitas formas diferentes. A maneira mais fácil de determinar se uma equação é não-linear é se concentrar no termo “não-linear” em si.
Por não-linear se entende a referência a todas as estruturas que não proporcionam um sentido único. Em outras palavras, a não-linearidade fundamenta-se, em sua essência, sobre uma composição que oferece múltiplos caminhos e destinos, gerando, conseqüentemente, a possibilidade para o surgimento de múltiplos finais.
Uma função linear é definida genericamente como f(x) = a.x. Esse é um caso particular de função afim, também conhecida como função de primeiro grau, contudo não existe valor para o coeficiente b, ou seja, b = 0.
A forma de demonstrar funções lineares é: qualquer mudança dada em "x", a mudança em "y" sempre será do mesmo valor. Por exemplo, para qualquer mudança de 1 unidade em "x", a mudança em "y" será sempre 3... será sempre 5... se sempre for do mesmo valor, estará lidando com uma função linear.
Função linear é o caso particular de função do 1° grau quando b = 0 . Assim, a forma geral de uma função linear é f(x)=ax. O gráfico de uma função linear é uma reta que passa pela origem, que é o ponto (0,0).
O pensamento não linear é uma abordagem cognitiva que valoriza a originalidade, a flexibilidade e a capacidade de encontrar soluções inovadoras para problemas complexos. Ao permitir a exploração de múltiplas perspectivas e a conexão de ideias não óbvias, o pensamento não linear estimula a criatividade e a inovação.
Esse tipo de narrativa permite que o autor explore os eventos de uma história em uma ordem que não segue necessariamente a linearidade do tempo. Dessa forma, uma narrativa não-linear pode começar no meio ou mesmo no fim da história, lançando o leitor imediatamente no núcleo da trama.
Em modelos regressão não-linear dados observados de uma variável resposta são descritos por uma função de uma ou mais variáveis explica- tivas que é não linear seus parâmetros. Assim como nos modelos lineares o objetivo é identificar e estabelecer a relação entre variáveis explicativas e resposta.
Não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais.
Já o comportamento físico linear ocorre quando consideramos, além dessas simplificações, a simplificação de que o material do qual a estrutura é feita se comporta de maneira linear. Nesse caso, quando a barra sofre tração (ou compressão) ou seu comprimento é diminuído (ou alongado).
Uma relação linear é uma tendência nos dados que pode ser modelada por uma linha reta. Por exemplo, suponha que uma empresa aérea deseja estimar o impacto do preço dos combustíveis sobre o custo dos voos.
Forma de escrita não linear, surgida e popularizada com a informática. A partir de uma palavra-chave destacada no texto, a leitura é direcionada, por meio de um link, para mais informações sobre o assunto que está sendo tratado.
Em ciência da computação, uma gramática linear é uma gramática livre-do-contexto que tem no máximo um símbolo não-terminal no lado direito de suas produções. Uma linguagem linear é uma linguagem gerada por alguma gramática linear.
A análise não linear oferece uma opção de grande distorção durante a definição das propriedades de um componente sólido ou casca. Os cálculos de matriz de rigidez podem ser refeitos a cada etapa de solução. A frequência do recálculo da matriz de rigidez é controlada pelo usuário.
Um sistema não linear pode ter qualquer número de pontos de equilíbrio. e os pontos onde o lado direito da segunda equação é nulo são os pontos da hipérbole. Os pontos de equilíbrio são os pontos de interseção entre as curvas onde cada uma das funções é nula.