A nota de débito (ND) poderá ser emitido tanto para saldo positivo (Débito) quanto para saldo negativo (Crédito). Nota de Crédito (NC): as notas de crédito estão sempre relacionadas ao [contas a pagar] do sistema.
Os principais tipos de documentos que registram a execução orçamentária e financeira são: Nota de Dotação – ND, Nota de Crédito – NC, Nota de Empenho – NE, Programação Financeira – PF e Ordem Bancária – OB.
A Nota de Débito é um documento contábil que serve para efetuar o reembolso de despesas quando não há a necessidade de emissão de Nota Fiscal. A definição de Nota de Débito trata-se do ressarcimento não tributável da prestação de serviços entre empresas.
5. Qual é a diferença entre crédito e débito à vista? No cartão de débito, também chamado de débito à vista, o dinheiro sai na hora da sua conta. No cartão de crédito, por sua vez, o valor dos gastos é descontado apenas depois, no vencimento da fatura.
Incluir Nota de Dotação: Permite a inclusão do documento Nota de Dotação(ND) no Siafi. Recebe como parâmetro as informações da Nd e retorna o número do documento gerado.
Registro ou formalização de uma dívida. O termo também é utilizado simplesmente como sinônimo de dívida. A consequência prática de uma anotação geralmente é a restrição ao crédito, bem como protesto em cartório ou ação judicial em alguns casos.
Em algumas ocasiões, podem ocorrer erros na emissão de faturas ou na contabilização de valores. Nesses casos, a nota de débito é utilizada para corrigir os equívocos e formalizar o valor correto a ser pago. Ela serve como um complemento ou ajuste da fatura original, documentando as alterações necessárias.
Ao se referir a datas históricas, muitas vezes usamos as abreviações a.C. e A.D. (ou d.C.) junto com o ano (por exemplo, 2012 A.D.). A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo").
O que significa a sigla DDA? O DDA (Débito Direto Autorizado) é um sistema de pagamento de boletos que permite aos usuários visualizarem e pagarem seus registros de débito diretamente em suas contas bancárias, sem a necessidade de emitir e imprimir boletos em papel.
No caso de devolução, tanto o destinatário quanto o emitente podem emitir uma NFe de devolução para anular as operações de compra e venda. Caso a venda tenha sido para pessoa física e não tenha se concretizado, é preciso que o emitente da nota de origem emita a nota de devolução com uma CFOP de entrada.
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.
A Data de Competência refere-se ao dia em que o serviço foi prestado, o dia onde a receita ou a despesa ocorreu, não importando a sua data de pagamento ou recebimento; A Data de Emissão corresponde ao exato momento em que a NF-e foi emitida. Portanto, essa informação não pode ser alterada.
A NCC - Nota de Crédito ao Consumidor, tem por finalidade viabilizar a troca/devolução de mercadorias por outros produtos ou ainda efetuar a amortização de faturas e/ou de compra existentes. Na consulta de NCC não utilizadas, você irá realizar a pesquisa das NCC's que não foram utilizadas pelo cliente.