O que é necessário comprovar para propor as ações possessórias?

Com a finalidade de tutelar a proteção da posse, as ações possessórias exigem a prova dessa posse. Esta comprovação é necessária, pois nosso ordenamento é claro na distinção entre propriedade e posse, apresentando ações diferentes para cada caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quais são os requisitos legais para a propositura de uma ação possessória?

O principal requisito é que o autor da ação esteja na posse do bem quando da ameaça, ou seja, a legitimidade ativa é daquele que sofreu a lesão possessória. Já a legitimidade passiva é daquele que provocou a lesão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais os requisitos para a petição inicial de uma ação possessória?

A petição inicial das ações possessórias deve preencher as exigências do art. 319 do Código de Processo Civil e também o que impõe o art. 561, do mesmo Código, para que possa ser definida a pretensão de defesa à posse deduzida e o procedimento a ser adotado, se o especial ou o comum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quais os requisitos para propositura da ação de reintegração de posse?

Para o deferimento da reintegração de posse, exige-se a comprovação da posse, do esbulho, da data do esbulho, e da perda da posse, conforme constante no art. 927 do CPC. Comprovada a presença desses requisitos, faz-se necessária a concessão da tutela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como se justifica a fungibilidade das ações possessórias?

O fundamento da fungibilidade das ações possessórias se encontra no artigo 920 do código de processo civil, vejamos: A propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela, cujos requisitos estejam provados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

AGU Explica - Esbulho, Turbação e Ameaça

Quando é cabível ação possessória?

É a ação adequada para proteção da posse quando há esbulho, ou seja, a perda total da posse molestada injustamente. Assim, é um interdito de recuperação da posse perdida e a ação tem cabimento quando o possui- dor é esbulhado através de violência, clandestinidade ou precariedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quais os requisitos para a aplicar a fungibilidade?

A aplicação do princípio da fungibilidade pressupõe que, por erro justificado, a parte tenha se utilizado de recurso inadequado para impugnar a decisão recorrida e que, apesar disso, seja possível extrair de seu recurso a satisfação dos pressupostos recursais do recurso apropriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais provas produzir em ação de reintegração de posse?

Requisitos para ação de reintegração de posse

Ao possuidor que perder a posse de um bem de forma injusta, cabe provar a legitimidade da posse, o esbulho praticado, a data e a perda da posse, entretanto, também é preciso provar se a posse é nova ou velha, nos termos do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em borguezanadvocacia.com.br

Como comprovar o esbulho Possessorio?

Como se prova o esbulho possessório? Para conseguir provar o esbulho possessório e entrar com a ação de reintegração de posse, o autor precisa instruir o seu pedido observando o disposto no artigo 561 do CPC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Como comprovar a posse na ação de reintegração de posse?

Para ajuizar uma ação de reintegração de posse, o requerente deve comprovar sua posse anterior, o esbulho praticado pelo réu e a data em que ocorreu. Também é importante agir rapidamente, já que o direito à reintegração pode ser prejudicado pelo decurso do tempo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Como comprovar o interesse de agir?

Como provar interesse de agir? Existe o interesse processual quando a parte que entrou com a demanda é um sujeito que precisa da tutela do Estado para ver seu pedido ser concretizado. Contudo, é fundamental que ele seja parte legítima, ou seja, que o autor tenha legitimidade de fazer o pedido desejado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Quem tem legitimidade para propor ação possessória?

Quanto à legitimidade ativa, pode recorrer às ações possessórias quem detenha a posse da coisa nos termos de um direito real de gozo, de um direito real de garantia suscetível de posse ou de um direito pessoal de gozo que beneficie dessa tutela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Quais são as 3 ações possessórias?

Além disso, foi abordado também que existem três tipos de ações possessórias típicas, são elas: as de manutenção da posse, reintegração da posse (Art. 554 a 566 NCPC) e os interditos proibitórios (Art. 567 e 568 NCPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais os requisitos para concessão da liminar na ação possessória?

Para concessão de liminar em ações possessórias, incumbe ao requerente provar a sua posse, o esbulho praticado pelo réu, a data do esbulho e a perda da posse, conforme artigo 561 do CPC . Ausente qualquer dos requisitos, o indeferimento da liminar é medida impositiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o foro competente para a propositura das ações possessórias?

Com efeito, as ações possessórias imobiliárias deverão ser propostas no foro da situação da coisa. Trata-se de norma cogente, que, levando em conta critério funcional, estabeleceu regra de competência absoluta para processar as causas que versem sobre posse de bens imóveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em elpidiodonizetti.com

Quem possui legitimidade para ajuizar o interdito possessório?

QUEM TEM O PODER DE INVOCAR OS INTERDITOS POSSESSÓRIOS, ISTO É, AJUIZAR AÇÕES POSSESSÓRIAS, QUANDO FOR AMEAÇADO, MOLESTADO OU ESBULHADO NA SUA POSSE, É O. A LEGITIMIDADE ATIVA NOS INTERDITOS POSSESSÓRIOS É DO POSSUIDOR E DE NINGUÉM MAIS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a diferença entre turbação e esbulho?

Esbulho: Privação ilegal e total da posse do bem; Dono fica impossibilitado de controlar e usar o bem; Ação de reintegração de posse. Turbação: Privação ilegal parcial da posse do bem; Ações impedem ou dificultam o controle e o uso do bem pelo seu dono; Ação de manutenção de posse.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o procedimento da ação possessória?

As ações possessórias de posse nova começam com o rito especial, mas, depois da concessão da liminar, passam a ter o procedimento comum. Não havendo necessidade de fase instrutória, o juiz passará direto para a fase da sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em provadaordem.com.br

Qual a diferença entre ação de reintegração de posse e imissão na posse?

Como vimos acima, a reintegração de posse é o procedimento judicial no qual o autor busca ter para si a posse que lhe foi tomada, esbulhada por um terceiro. Já a imissão na posse temos um novo proprietário do bem, buscando ter para si a posse a que tem direito, porém ainda não possui.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com

Quais os 3 tipos de prova?

Prova Documental - Prova Pericial - Prova Testemunhal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como o juiz se convence para aceitar as provas?

O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais documentos necessários para ação de reintegração de posse?

(Reintegração/Manutenção de Posse)

Outros documentos necessários: - Documentos que comprovem a posse do imóvel (escrituras de compra e venda, promessa de cessão, contrato, carnê de IPTU, recibos de pagamento da prestação do imóvel, contas de luz, contas de telefone, etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.rj.def.br

São requisitos da ação?

As condições da ação são requisitos processuais mínimos para a ocorrência regular da tramitação processual e eventuais julgamentos, até que seja atingida alguma sentença de mérito. As partes, o pedido e a causa de pedir são requisitos da condição da ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitoreal.com.br

Quando não se aplica o princípio da fungibilidade?

O princípio da fungibilidade tem aplicação restrita às hipóteses de controvérsia sobre a natureza jurídica de determinados pronunciamentos judiciais, exatamente porque excepciona o princípio da adequação recursal, motivo pelo qual não pode ser aplicado para contornar erros manifestos na interposição de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que é o princípio da fungibilidade das ações possessórias?

“A fungibilidade das ações possessórias, contemplada no art. 554 do CPC, significa a possibilidade, conferida ao juiz, de conhecer e decidir pedido diverso daquele originalmente formulado pelo autor, concedendo-lhe a tutela legal correspondente àquela cujos requisitos estejam provados”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbsp.org.br