O que é necessário para desenvolver o PEI?

O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável no caso de estudante menor de idade e deve ser revisado periodicamente, a fim de que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno e mudar as estratégias conforme observação em sala de aula e no convívio desse aluno com a comunidade escolar.
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Como desenvolver o PEI?

  1. Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
  2. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o.
  3. que ele precisa aprender.
  4. e longo prazo. ...
  5. tempo a partir do seu perfil.
  6. como e quando elas serão executadas.
  7. os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.
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O que precisa ter em um PEI?

O QUE DEVE CONTER O PEI? “Deve conter informações básicas do discente, como: idade, curso/modalidade, condição de público alvo da educação especial, entre outros” (OLIVEIRA, 2017, p. 2).
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Como elaborar o Plano Educacional Individualizado?

Quais etapas devem ser seguidas?
  1. 1 – Trace o perfil do aluno. Esta etapa tem como finalidade conhecer o aluno, compreendendo quais são as competências desta criança e suas reais necessidades.
  2. 2 – Defina metas de curto, médio e longo prazo. ...
  3. 3 – Defina planos de ação. ...
  4. 4 – Avalie.
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Como elaborar o PEI 2024?

Como fazer um PEI?
  1. Identificação e avaliação inicial das necessidades do aluno;
  2. Definição de metas educacionais específicas;
  3. Desenvolvimento de estratégias e adaptações personalizadas;
  4. Definição de métodos de avaliação e monitoramento;
  5. Consulta e colaboração com pais e especialistas;
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PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO | COMO FAZER? | QUEM FAZ? | AUTISMO

Quem é o responsável pela elaboração do PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Quem deve elaborar o PEI do aluno?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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São etapas da realização do PEI?

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.
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Qual é o principal objetivo do PEI?

O Plano Educacional Individualizado, conhecido como PEI, é uma ferramenta essencial no contexto da educação inclusiva. Ele desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades para alunos com necessidades educacionais especiais.
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Como fazer plano de aula PEI?

Reúna informações sobre o aluno, como seu nome, data de nascimento, série/ano escolar e nome da escola. Certifique-se de ter acesso a dados relevantes, como relatórios de avaliações anteriores, observações de professores anteriores e informações dos pais.
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Qual a lei que fala do PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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Como funciona a PEI?

O PEI oportuniza ao(à) professor(a) o trabalho em Regime de Dedicação Plena e Integral (RPDI), garantindo que a jornada de 40 horas do(a) professor(a) seja cumprida na mesma escola, além da Gratificação por Dedicação Plena e Integral (GDPI), associada ao RDPI.
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O que precisa ter no PEI?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
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O que avaliar no PEI?

Neste artigo, exploraremos o que deve constar no PEI e como elaborar um plano eficaz.
  1. Identificação do Aluno e Contextualização. ...
  2. Objetivos e Metas Educacionais. ...
  3. Estratégias de Ensino e Recursos. ...
  4. Modificações e Adaptações. ...
  5. Avaliação e Monitoramento. ...
  6. Envolvimento dos Pais e Responsáveis.
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Como desenvolver PEI?

O primeiro passo para a construção do PEI é a realização de um diagnóstico. Conhecer a fundo o estudante e seu entorno, mapear suas potências e as barreiras para sua aprendizagem é o que possibilitará a elaboração de um documento robusto que ajude, de fato, a planejar estratégias e propostas contextualizadas.
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Como elaborar o PEI passo a passo?

A criação do PEI é composta por 4 etapas:
  1. Etapa 1: Conhecer o aluno.
  2. Etapa 2: Definir objetivos.
  3. Etapa 3: Planejamento.
  4. Etapa 4: Acompanhamento.
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Quem é o responsável por elaborar o PEI?

Assim sendo, o professor exerce papel determinante nesse processo. Afinal, ele é responsável por elaborar o levantamento, juntamente com algum grupo voltado para essa abordagem, como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) – comum em instituições de ensino superior.
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Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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Para quem é destinado o PEI?

O Plano Educacional Individualizado – PEI, por sua vez, é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência, que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno.
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Como funciona o Plano Educacional Individualizado?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
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Qual a função do professor na PEI?

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
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O que é PEI para tdah?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
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