Com isso, já podemos concluir várias condições para receber o Sacramento da Unção dos Enfermos: em primeiro lugar, a pessoa deve ser batizada (o termo 'fiel' supõe o Batismo); em segundo lugar, o fiel deve ter atingido o uso da razão que, conforme o cânon 97, pode ser presumido quando a pessoa já tiver completado 7 ...
A pessoa recebe a unção nas mãos e na fronte, ou até mesmo em outros lugares, de acordo com o costume da região. Antigamente, esse sacramento era chamado de Extrema-Unção; isso acabou por relacioná-lo com o momento da morte da pessoa. Essa ideia já foi superada.
A unção de Deus é a Sua presença e poder, e ela nos capacita a fazer com facilidade o que jamais poderíamos realizar com qualquer parcela de esforço próprio, por nós mesmos. Todos nós precisamos da unção de Deus. Uma pessoa não precisa trabalhar em um emprego supostamente “espiritual” para necessitar da unção de Deus.
Quando deve ser concedida e quem pode recebê-la? Segundo o direito canônico (cânon 1004): -§1a unção dos enfermos pode ser administrada a todo batizado que tenha atingido o uso da razão e esteja em perigo de vida ou por motivo de doença grave, e velhice.
DAVID WILKERSON - ESTÁ DISPOSTO A PAGAR O PREÇO DA UNÇÃO? (Em Português) Parte 2 de 2
O que é necessário para receber a Unção dos Enfermos?
Com isso, já podemos concluir várias condições para receber o Sacramento da Unção dos Enfermos: em primeiro lugar, a pessoa deve ser batizada (o termo 'fiel' supõe o Batismo); em segundo lugar, o fiel deve ter atingido o uso da razão que, conforme o cânon 97, pode ser presumido quando a pessoa já tiver completado 7 ...
Além de trazer conforto espiritual e físico, a Unção dos Enfermos também oferece a oportunidade de reconciliação e perdão dos pecados — se o doente estiver em estado de pecado grave. Dessa forma, este sacramento proporciona não apenas cuidados espirituais, mas também a restauração da relação com Deus.
O óleo deve ser de oliveira ou extraído de plantas onde há dificuldades para encontrar essa matéria. Normalmente, o sacerdote leva consigo um recipiente com o óleo, para que, caso haja necessidade, faça uso dele. A unção é feita na fronte, nas mãos ou, se não for possível nesses locais, é feita numa outra parte.
A palavra “unção” é o poder de Deus que nos capacita com coragem, força e habilidades para fazer o que Ele nos pede. Ou seja, o nosso corpo e o coração podem até fraquejar, mas quando colocamos a esperança em Deus e cremos em Sua Palavra (Bíblia), nós recebemos uma capacitação que vem do Alto!
A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo. 6.
Uma das características de quem possui a unção é que ele se mantém fervoroso nas situações adversas. A Bíblia não é um livro que nos priva do problema, mas ela nos livra também dentro do problema. Não importa o quão escuro as coisas estejam ao seu redor, as trevas não terão domínio sobre vós.
Poder é geralmente usado em conjunto com a palavra autoridade. Alguém pode ter o poder de realizar uma atividade, mas não autoridade para fazê-lo. Na bíblia, a palavra 'unção' é uma autoridade dada pelo Espírito Santo para fazer algo em nome de Deus com amor.
1 João 2:20 Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.
Além da unção com o Óleo Santo, a Igreja ensina que todos os enfermos em perigo de morte devem receber a Sagrada Eucaristia. Chama-se Santo Viático, o recebimento da Santa Comunhão em perigo de morte. Lembrando que se deve receber o sacramento da Penitência antes da Comunhão.
Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. A oração feita da fé salvará” (Tg 5,13-15). O sacramento da unção dos enfermos é uma graça que o Senhor nos concede por meio da Igreja.
Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.
Só os sacerdotes (presbíteros e bispos) podem ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos; para isso, empregarão óleo benzido pelo bispo ou, em caso de necessidade, pelo próprio presbítero celebrante. 1531.
Para manter a unção fluindo, precisamos permanecer abastecidos de oração, ter uma vida de oração ativa, viver na presença de Deus e manter nossa atenção n'Ele, conectados a Ele.
A palavra “ungido” significa, literalmente, escolhido. Nos tempos bíblicos, as pessoas eram ungidas com azeite, o que significava a bênção ou chamada de Deus sobre uma pessoa. Por exemplo, Samuel ungiu David como rei de Israel, muitos anos antes deste ser coroado rei.