Néfi é descrito como um homem temente a Deus e inspirado, de uma fé inabalável (1 Néfi 3). No começo de seu relato Néfi é jovem, vigoroso e determinado a fazer a vontade de Deus (1 Néfi 2:16).
O Livro de Mórmon é, na verdade, uma coleção de histórias passadas de um escritor para outro. O primeiro autor foi o profeta Néfi, que saiu de Jerusalém com sua família em 600 a.C. e navegou para a América.
Néfi viu a terra em que eles estavam para vir. Essa terra agora é conhecida como Estados Unidos da América. Quando Cristo veio para as Américas, ele estava a menos de 100 milhas a oeste de Cumorah quando ele a chamou desta terra.
Os nefitas (de Néfi), segundo o Livro de Mórmon, foram um povo antigo vindo de Jerusalém antes do nascimento de Jesus Cristo. Conforme a teologia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, esse povo se estabeleceu na América, e após um tempo foi dividido entre duas tribos, nefitas e lamanitas.
O Livro de Mórmon ensina sobre a vida e o ministério de Jesus e testifica de Seu poder para nos salvar do pecado e da morte. O ponto alto do Livro de Mórmon é a visita de Jesus ao povo que vivia na América antiga.
Livro de Mórmon: 5 coisas que você deve saber | Crenças Mórmon
Qual o significado de Livro de Mórmon?
O Livro de Mórmon contém as palavras de Deus
Da mesma maneira que Deus falou a Moisés e a Noé na Bíblia, Ele também falou às pessoas nas Américas. Esses homens, chamados profetas, registraram a palavra de Deus. Seus escritos, por fim, foram compilados em um livro por um profeta chamado Mórmon.
A realidade de que a vida tem um propósito divino, de que Deus cuida de cada pessoa e de que todos têm a capacidade de progredir por meio de escolhas corretas é o tema central do pensamento mórmon. Os santos dos últimos dias acreditam em Deus como um ser pessoal e amoroso, nosso Pai Celestial.
Um deles seria “capitão do mar”: "Nós sabemos que esse é um nome que se adapta a Néfi, que construiu um barco e navegou os mares com a ajuda do Senhor." Entretanto, Néfi também pode significar “bom, justo, agradável ou belo” .
A palavra mórmon foi usada para descrever qualquer pessoa que acreditasse no Livro de Mórmon como um volume de escrituras, usado por pessoas de fora da crença, membros da igreja e, ocasionalmente, líderes da igreja.
Mórmons são pessoas que pertencem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eles são muitas vezes referidos como mórmons, ou como membros da Igreja Mórmon, porque acreditam no Livro de Mórmon, um livro de escrituras que atua como um companheiro para a Bíblia.
Depois de amar, ensinar e liderar os exércitos nefitas por décadas, Mórmon foi gravemente ferido na batalha final contra os lamanitas. Do alto de uma colina, ele viu o que restou da nação nefita. Somente 24 soldados nefitas sobreviveram à matança, inclusive Mórmon e seu filho Morôni (ver Mórmon 6:9–15).
Qual a diferença do livro dos Mórmons para a Bíblia?
A Bíblia trata principalmente da vida e dos ensinamentos de profetas da antiga Israel. O Livro de Mórmon contém os escritos de vários grupos que saíram de Jerusalém em 600 a.C e foram para o continente americano. Essas pessoas também eram descendentes da casa de Israel.
Os lamanitas (de Lamã) são um dos povos descritos no Livro de Mórmon como sendo um antigo povo das Américas. Um povo que teria origem no Oriente Médio, a partir de uma determinada chegada nas Américas em aproximadamente 600 a.C.
O livro não foi incluído no cânon da Bíblia judaica, e também na Septuaginta nem nos livros deuterocanônicos. Embora, Francisco (2003) confirma que uma das mais antigas bíblias coptas, a Bíblia Etíope, admite o Primeiro livro de Enoque.
O Livro de Mórmon ensina que Ele “convida todos a virem a ele e a participarem de sua bondade; e não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; e lembra-se dos pagãos; e todos são iguais perante Deus” (2 Néfi 26:33).
De fato, se entendermos psyche no sentido que esta palavra ganha a partir de Sócrates e Platão -como uma parte imaterial, eterna, superior e quase divina do homem -, estaremos muito longe do significado de nefesh que, dependendo do caso, pode ser traduzida como "respiração", "garganta", "desejo" e "vida".
Dentro da doutrina mórmon, os seguidores enfatizam a família incentivando-as a permanecerem unidas na realização de seus estudos, priorizam a ingestão de alimentos de origem vegetal, não descartando a ingestão de carne moderadamente, acreditam na trindade, na punição do homem por seus próprios pecados, no sacrifício de ...
O livro conta a história de dois grandes povos, chamados nefitas e lamanitas, que viveram entre 600 a.C. e 421 d.C. Conta-se também a história de um povo mais velho, da época da Torre de Babel, os jareditas.
Os santos dos últimos dias acreditam que Deus é Onipotente, Onisciente e muito amoroso, e oram a Ele em nome de Jesus Cristo. Eles reconhecem o Pai como o objeto final de sua adoração; o Filho, como o Senhor e Redentor e o Espírito Santo como o mensageiro e revelador do Pai e do Filho.
Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir em retidão apesar de ter conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17). O Senhor disse que Ele “não [pode] encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância” (Doutrina e Convênios 1:31).
Eles são as mesmas pessoas. O nome “mórmon” é apenas um apelido e foi dado aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias quando esta foi restaurada na década de 1830.