A neurastenia é considerada pela psicanálise freudiana uma neurose atual, na qual os sintomas são causados por acontecimentos recentes da vida do sujeito, sua tensões, questões e vícios, principalmente nas relações com outras pessoas ou na falta delas.
Nesse trabalho, Freud separa da neurastenia os sintomas especificamente "ansiosos", reagrupando-os sob a designacao de Angstneurose. O termo de neurastenia ficaria doravante reservado para as manifestacoes de fraqueza, fadiga, cansaco, irritabilidade, falta de motiva9ao e de impotencia sexual.
É um termo antigo, usado pela primeira vez por George Miller Beard, em 1869, para designar um quadro de exaustão física e psicológica, fraqueza, nervosismo e sensibilidade aumentada (principalmente irritabilidade e humor depressivo).
O CID se refere à Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, uma escala utilizada por profissionais da saúde no momento de fornecer diagnósticos. A classificação da neurastenia se dá a partir do CID 11 F48. 0, dentro da categoria dos transtornos mentais e comportamentais.
O tratamento deve ter início com a profilaxia. Desde o berço é preciso empregar todos os meios no sentido de auxiliar o corpo; endurecendo-o, tornando-o resistente como o aço. A alimentação deve ser farta, devendo constar principalmente de gordura, ovos, leite, amiláceos, óleo de fígado de bacalhau, etc.
SOBRE OS FUNDAMENTOS PARA DESTACAR DA NEURASTENIA UMA SÍNDROME[...]NEUROSE DE ANGÚSTIA (1895 |1894|)
Qual os sintomas de uma pessoa neurótica?
Alguns dos sintomas que o neurótico pode vir a ter são: angústia, insônia, ansiedade, paranoia, fobias, sensação de vazio, entre outros que podem fazer com que a pessoa se torne intolerante em relação ao que acontece em sua vida.
O melhor tratamento para as neuroses é a terapia. As abordagens utilizadas para tratar neurose podem ser não somente a psicanálise, mas também outras como, por exemplo: Terapia cognitivo-comportamental (TCC);
Na Neurose de Angústia a ênfase foi colocada na geração de angústia decorrente do acúmulo de excitação somática, de natureza sexual, não descarregado por uma ação psíquica específica ou adequada sendo, então, gasto em reações somáticas inadequadas, desenvolvendo uma intrigante gama de sintomas manifestada, ...
E, sim: o sedentarismo afeta, também, a funções do sistema nervoso central — especialmente a liberação de neurotransmissores essenciais para o nosso bem-estar físico e mental.
Popularmente, a palavra neura é usada como uma gíria para classificar um comportamento ou problema atípico. Por exemplo, pessoas que são impecáveis na organização ou que se preocupem demais com afazeres diários e profissionais.
Neurose é uma doença emocional, afetiva e de personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experiência já vivida.
Causas. É resultado de uma combinação de fatores endógenos (predisposição genética para ansiedade, depressão e sensibilidade ao cortisol) e exógenos (principalmente poluição eletromagnética, situações traumáticas, trabalho exaustivo e frustrante, problemas familiares...). Está associado a um déficit na dopamina.
A neurastenia é um transtorno psicológico em que há alterações no sistema nervoso que levam ao aparecimento de sintomas como cansaço crônico, fraqueza, dor de cabeça, insônia e mal estar corporal que não possuem causa aparente.
O comportamento neurótico é marcado, sobretudo, por reações intensas e instabilidade emocional. A pessoa neurótica interpreta a realidade como todo mundo, mas tem reações incomuns aos acontecimentos. Quem não compreende como a neurose funciona interpreta as suas atitudes como “exageradas” ou um desejo de “fazer cena”.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um tipo de ansiedade intensa, excessiva e persistente. Na TAG, a condição da ansiedade é permanente, interferindo na qualidade de vida do portador de forma significativa.
A pessoa com transtorno de ansiedade generalizada se sente constantemente preocupada ou angustiada e ela tem muita dificuldade em controlar esses sentimentos. A intensidade, a frequência ou a duração das preocupações são maiores que o esperado para aquela situação.
Dentro do campo das neuroses há basicamente três grupos de categorias pelas quais os processos de defesa se desenvolvem: a histeria, a obsessão e a fobia.
Trata-se de tomar em conta neuroses que se desenvolvem a partir de um trauma explícito, ocorrido na realidade material, mas que se apresentam com algumas características de neuroses de transferência.
O neurótico obsessivo sente a ameaça de perder seu objeto mas, apesar de suas atitudes hostis para com o objeto, ele o mantém, já o melancólico o abandona.
Na teoria psicanalítica, as neuroses são entendidas como formas de defesa do psiquismo contra conflitos e angústias internas. Essas defesas, no entanto, acabam gerando sintomas que prejudicam o bem-estar do indivíduo e o impedem de lidar com as situações que provocam a ansiedade e a angústia.
A neurose, também conhecida como neuroticismo, é um estado psicológico caracterizado por uma perturbação emocional que afeta a saúde mental de uma pessoa. Ela pode se manifestar de várias maneiras, incluindo ansiedade, fobias, depressão e tendências obsessivas-compulsivas.