Uma diretiva é um ato jurídico adotado pelas instituições da União Europeia (UE) dirigido aos Estados-Membros da UE, nos termos do artigo 288. do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, sendo vinculativa quanto ao resultado a alcançar.
Uma «diretiva» é um ato legislativo que fixa um objetivo que os países da UE têm de alcançar. No entanto, cabe a cada país organizar as suas próprias leis para alcançar esses objetivos.
Ocorre quando a linguagem é utilizada para influir no comportamento de outrem, induzindo-o a adotar determinados comportamentos intencionalmente prescritos. Como uso diretivo, ações linguísticas podem ocorrer: suplicar, sugerir, pedir, indicar, ordenar, impor etc.
A função diretiva é basicamente representada por pedidos ou quando o falante tenta persuadir o ouvinte a fazer algo. A função comissiva representa promessas ou recusas por ações nas quais o falante se compromete a uma ação futura.
NORMA JURÍDICA: Características Gerais | Conduta e Sanção | Princípios e Regras no Direito
O que é postura diretiva?
1) Liderança diretiva
“Esse estilo de liderança é geralmente adotado em grandes organizações caracterizadas por processos, procedimentos e regras formais que são usados para controlar a produtividade e os comportamentos dos funcionários”.
No modelo diretivo imperam a subordinação, a hierarquia e a autoridade no comportamento das pessoas; no modelo participativo encontramos pessoas com poder de autogestão, disciplina e autonomia. Contudo, podemos observar que o autoritarismo não é inerente ao modelo diretivo.
conjunto de ideias, normas, instruções, indicações para proceder consoante; diretriz, linha: Tem ainda caráter, corresponde a uma diretiva da consciência católica.
Diretiva é uma construção de algumas linguagens de programação que especifica como o compilador ou montador deve processar o código fonte. Em alguns contextos, as diretivas são conhecidas como pragmas.
Estilo Diretivo - Principais características: Esse estilo é caracterizado pela tomada de decisão com base no resultado esperado. Ele é ativo, persuasivo e muito determinado. São pessoas diretas, que iniciam interações sociais e concentram esforços nos objetivos que precisam ser realizados.
Resultado de uma postura frente ao ser humano, a atitude não-diretiva vai ao encontro da crença de que cada pessoa é única e, conseqüentemente, é também única na capacidade de desvendar verdadeiramente seu universo.
Comunicação Diretiva: A linguagem focaliza o RECEPTOR. Ela se destina a influenciar os atos, as emoções, crenças e atitudes do destinatário. Convencer, recomendar, convidar, permitir, ordenar, advertir e ameaçar são atos de fala diretivos.
Enquanto a didática sugere e orienta técnicas para atuar nesta realidade, a didática não-diretiva sugere e orienta atitudes. , como ocorre nos métodos ativos, ou uma nova forma de ação dos alunos.
Avaliação e Monitoramento: A equipe diretiva é responsável por avaliar o desempenho da escola como um todo, incluindo o rendimento dos alunos, a eficácia das práticas pedagógicas e o cumprimento dos objetivos educacionais. Eles utilizam essas avaliações para fazer ajustes e melhorias contínuas no projeto pedagógico.
As Diretivas Antecipadas produzem efeito quando o médico determina que o paciente não é mais capaz de decidir acerca de seus cuidados médicos. TESTAMENTO VITAL: documento em que o paciente define os cuidados, tratamentos e procedimentos médicos que deseja ou não para si mesmo.
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
1- ngIf -> Esta diretiva permite mostrar ou ocultar elementos HTML com base em uma expressão condicional. 2- ngFor: Use esta diretiva para iterar sobre uma lista e criar elementos repetidos.
Função Diretiva: os princípios orientam condutas de agentes públicos e particulares, a fim de saber, principalmente, se determinado comportamento é lícito ou ilícito. Função Interpretativa: os princípios guiam o exame dos textos jurídicos para que se possa extrair deles seu significado normativo, ou seja, as normas.
Trata-se de ato por meio do qual a pessoa dá as diretrizes a serem seguidas em situação de perda de lucidez relativamente a tratamentos de saúde, na gestão de patrimônio e no cuidado de sua rotina.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Também conhecida como liderança autocrática, a liderança diretiva é aquela em que o líder é o grande responsável pelas tomadas de decisão. Ele não consulta seus liderados e acaba centralizando a execução das tarefas.
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.