É comum sentir um pouco de tristeza ou ansiedade nas primeiras duas semanas, mas a mulher deve consultar o médico caso se sinta muito deprimida, uma vez que ela pode estar com depressão pós-parto. Possivelmente, cólicas conforme o útero encolhe e volta ao tamanho normal por um período de aproximadamente duas semanas.
Dor incômoda na barriga nos primeiros dias. Seios cheios e macios. Gases, inchaço e movimentos intestinais irregulares por vários dias após a cirurgia. Atordoado e/ou enjoado durante o primeiro dia ou dois de medicamentos que você tomou durante a cirurgia.
As dores abdominais originadas pela cesariana ou as dores da episiorrafia devem diminuir de dia para dia, sendo controláveis com utilização de analgésicos.
Após o período, a mulher pode começar, gradualmente, a fazer mais movimentos, mas tudo sem muito esforço. A retomada total da rotina costuma ocorrer depois do 45º dia. Caso não siga o repouso, a nova mamãe pode ter a cicatrização dos pontos comprometida e, consequentemente, ter que lidar com complicações na região.
Como saber se a cesárea está cicatrizada por dentro?
A pele costuma cicatrizar rapidamente e, por isso, os pontos costumam ser retirados 7 a 15 dias após a cirurgia, caso não haja nenhuma complicação. Já a parte do corpo que mais demora para concluir o seu processo de cicatrização é o útero.
Cuidados especiais para quem passou por uma cesárea
Caso o corte comece a ficar avermelhado, inchado e com saída de secreção, com piora da dor, um médico deverá examiná-lo para verificar presença de complicações no local.
Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.
Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal. Atividades físicas mais intensas devem esperar. Não é aconselhável pegar peso também nos 15 primeiros dias, grandes esforços físicos podem atrapalhar a cicatrização e trazer dores.
Em casa, o repouso absoluto é recomendado, normalmente, por pelo menos mais três dias. Depois disso, a mulher já pode começar a fazer caminhadas leves pela casa, mas deve evitar esforço físico mais intenso.
Quanto tempo a barriga fica dolorida depois da cesárea?
A dor na barriga após a cesárea após alguns dias, tende a ficar bem menor. Se tratada corretamente conforme indicação do médico e enfermeiras (lavar com água e sabão e secar bem o local) o corte tende a cicatrizar rapidamente, e com alguns dias após o parto, a mulher já se sentirá bem melhor3.
Fisgadas leves podem acontecer e nao significam que exista algum problema. Vc ainda esta em fase de cicatrização e fisgadas podem acontecer. Apenas procure seu medico caso a dor seja intensa ou permaneca por mais de 45 dias do parto.
Quanto tempo dura a sensibilidade na barriga após cesárea?
Essa alteração de sensibilidade ou disestesia pode acontecer após as cesáreas. A cicatriz cirúrgica se estabelecerá com 3 a 6 meses após a cesárea. Após este período, algumas mulheres recuperam a sensibilidade. Mas o risco de manter uma sequela residual existe.
O que fazer para se recuperar mais rápido da cesárea?
Nos primeiros dois dias, a região deve ser higienizada apenas com água e soro fisiológico. O uso do gelo pode ser uma boa alternativa para diminuir a dor e o inchaço na cicatriz. Porém, não o aplique diretamente sobre a pele; utilize um pano limpo como barreira.
De acordo com a ginecologista obstetra Isabel Nogueira, a mulher está liberada para a prática de exercícios físicos em cerca de 30 a 45 dias depois de uma cesárea. Algumas peculiaridades devem ser analisadas caso a caso, tais como: a paciente já teve outros filhos?
Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.
Quanto tempo os órgãos voltam ao normal depois do parto cesária?
No prazo de duas semanas após o parto, o útero terá quase retornado ao seu tamanho normal e geralmente terá retornado ao tamanho normal no prazo de quatro semanas. No entanto, o abdômen não volta a ser plano como se apresentava antes da gravidez por vários meses, mesmo com a prática de exercícios.
Os seios ficam inchados à medida que começam a produzir leite e é possível que fiquem tensos e doloridos. É comum sentir um pouco de tristeza ou ansiedade nas primeiras duas semanas, mas a mulher deve consultar o médico caso se sinta muito deprimida, uma vez que ela pode estar com depressão pós-parto.
A infecção de sítio cirúrgico é a principal complicação da operação cesariana. Consiste em um processo infeccioso inflamatório no local da incisão com secreção purulenta, podendo ou não ser positivo para cultura bacteriana.
A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).
A abertura dos pontos é uma complicação considerada rara, mas que pode ocorrer em diversos tipos de cirurgia, em especial no abdômen (abdominoplastia ou cesariana) e nos seios (mamoplastia).