Quem tem direito a NR16?
De acordo com a NR 16, têm direito ao adicional de insalubridades trabalhadores expostos a condições insalubres. Ou seja, colaboradores expostos de forma excessiva a agentes nocivos à sua saúde. Consequentemente, recebe adicional de periculosidade quem trabalha em atividades consideradas perigosas.O que é atividade perigosa de acordo com a NR 16?
De acordo com a NR 16, são consideradas atividades e operações perigosas aquelas que envolvem explosivos, materiais inflamáveis, substâncias radioativas, exposição a roubos e outros tipos de violência, instalações ou equipamentos elétricos energizados e atividades que utilizam motocicletas.O que significa N16?
CID-10 Código N16: Transtornos renais túbulo-intersticiais em doenças classificadas em outra parte | Portal Afya.Quem pode ministrar a NR 16?
O treinamento NR 16 deve ser ministrado por profissionais especializados em segurança do trabalho, com conhecimentos sólidos sobre as normas técnicas, legislações e procedimentos de segurança aplicáveis às atividades e operações perigosas.#SextouComNR – Tudo sobre a NR-16 - Atividades e Operações Perigosas.
O que é NR 16 e para que serve?
Qual seu objetivo? O objetivo da NR 16 é detalhar, dentro dos conformes da lei, as obrigações do empregador para com o funcionário que estiver executando uma atividade perigosa. Ela descreve todos os critérios para que o trabalhador fique por dentro dos seus direitos.Quais profissões têm direito à periculosidade?
Profissões que dão direito ao adicional de periculosidade:
- motoboy;
- eletricista predial;
- engenheiro elétrico;
- vigilante/segurança;
- cabista de rede de telefonia e TV;
- policial militar;
- profissional da escolta armada.
Qual NR fala de periculosidade?
A norma de periculosidade NR-16 é conhecida pelos anexos que tratam das atividades consideradas perigosas no ambiente de trabalho, contendo definições e procedimentos para pagamento do adicional relacionado a essas atividades.São consideradas atividades perigosas, exceto de acordo com a NR16?
A NR-16 e seus anexos definem as atividades e operações que são consideradas perigosas, EXCETO:
- A. atividades com explosivos e inflamáveis.
- atividades com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.
- C. atividades com energia elétrica.
- D. atividades com motocicleta.
- E. atividades com radiações não ionizantes.
Qual a tensão para receber periculosidade?
Ou seja, todos aqueles que trabalham em alta tensão acima de 1.000 Volts em corrente alternada e 1.500 Volts em corrente contínua, tem o direito ao Adicional de Periculosidade.Quais as 4 atividades consideradas pela lei como perigosas?
A Norma Regulamentadora nº 16 dispõe sobre as atividades e operações consideradas perigosas, constantes nos seus Anexos, sendo elas:
- Atividades e Operações Perigosas com Explosivos.
- Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis.
- Atividades e Operações Perigosas com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radioativas.
Qual a distância para receber periculosidade?
ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. INFLAMÁVEIS. DISTÂNCIA SUPERIOR À 7,5 METROS.Como surgiu a NR 16?
A Norma Regulamentadora 16 (NR 16) foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo de regulamentar as atividades consideradas perigosas. Além disso, ela estabelece medidas de proteção para os trabalhadores que desempenham essas funções.Qual NR fala de insalubridade?
A NR-15 estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores.É correto afirmar que a NR 16 é a única norma regulamentadora que pode ser empregada no enquadramento da periculosidade?
Pergunta 11: É correto afirmar que a NR 16 é a única Norma Regulamentadora que pode ser empregada no enquadramento da Periculosidade? Resposta: Não é pertinente ao escopo de trabalho da CNTT NR 20.Quais atividades são consideradas de risco?
Veja abaixo algumas profissões associadas pela Justiça à atividade de risco:
- Vigilante patrimonial;
- Trabalhador que atua na área de transporte de inflamáveis ou em contato com explosivos;
- Coletor de lixo;
- Motorista de caminhão e de coletivo urbano;
- Motoboy;
- Carpinteiro;
- Torneiro mecânico;