No voleibol atual, a maior parte das equipes consideradas de alto rendimento utilizam o sistema de jogo 5 x 1. Esta proposta de jogo é baseada na formação que conta com apenas um levantador e cinco atacantes.
O esquema tático 5x1 é o mais utilizado atualmente e conta com apenas um levantador. Quando este jogador estiver na rede, ele tem duas opções de atacantes para distribuir a jogada. Quando estiver no fundo/defesa, ele terá três opções de atacantes na rede.
Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido. Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária.
Na escala 5×1, cinco dias são trabalhados e, posteriormente, o trabalhador tem um dia de folga. Assim, se em uma semana o funcionário começa a trabalhar na segunda, sua folga cairá no sábado. Daí atuará a partir de domingo até sexta e assim por diante.
A defesa 5:1 é uma defesa estruturada em duas linhas, com 5 jogadores em bloco na 1ª linha defensiva e um jogador mais avançado na 2ª linha. É um sistema defensivo de relativa agressividade, o qual perde um pouco de amplitude em detrimento dos ganhos em profundidade.
A escala 5×1, como o próprio nome indica, é entendida como aquela em que o funcionário trabalha 5 dias consecutivos e recebe o direito de 1 dia de folga. A jornada de trabalho diária para que sejam trabalhadas 44 horas é de 7h20 por dia. No caso de folgas duplas, a duração da jornada é de 7 horas e 33 minutos.
Inversão do 5×1: momento do rodízio em que o levantador (jogador que normalmente é o mais baixo, fora o líbero) fica na posição quatro (última da rede no rodízio) e o oposto fica na posição um (responsável pelo saque, prestes a avançar à rede), atrás da linha dos três metros.
A escala de trabalho 5X1 significa que a cada 5 dias que o empregado trabalha o ele terá 1 de folga. É importante ressaltar que com esse tipo de escala, o funcionário passa a ter um domingo de folga por mês. Já na jornada de trabalho 6X1, o funcionário trabalha 6 dias e tem 1 dia de folga.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Nos quatro primeiros sets, a equipe que alcança 25 pontos, com dois pontos de diferença do adversário, vence o set. No quinto set, o chamado tie-break, a equipe que alcança 15 pontos, com dois pontos de diferença adversário, vence.
No 5x1 sem líbero, haverá sempre 5 atacantes, mesmo que estes estejam no fundo. Além disso, quando o jogo está difícil, o sistema 6x0, com a criação do líbero, é por muitas vezes usado nos jogos.
Obs: A maioria das equipes que joga no sistema de ataque 5X1 tem na sua primeira passagem do rodízio, o levantador na posição 1, um ponteiro na 2, um central na 3, o oposto na 4, outro ponteiro na 5 e o mais um central na 6.
Como o próprio nome indica, na escala 5×1 o funcionário trabalha 5 dias consecutivos e recebe o direito de 1 dia de folga. A jornada de trabalho diária para que sejam trabalhadas 44 horas é de 7h20 por dia. No caso de folgas duplas, a duração da jornada é de 7 horas e 33 minutos.
R. Na escala 5x1, a cada 5 dias trabalhados você folga 1, independente de sábados, domingos e feriados. Exemplo: você trabalha na segunda-feira, terça, quarta, quinta, sexta e no sábado será a sua folga, domingo começa tudo de novo e sua folga cairá na sexta-feira, assim por diante.
Em empresas que têm períodos de alta demanda, o regime 6×1 permite a contratação de funcionários que garantam que a empresa esteja adequadamente coberta durante esses momentos. Para que a escala 6×1 seja efetiva, é preciso que ela seja organizada com antecedência, de modo que haja tempo hábil para seu planejamento.
No voleibol atual, a maior parte das equipes consideradas de alto rendimento utilizam o sistema de jogo 5 x 1. Esta proposta de jogo é baseada na formação que conta com apenas um levantador e cinco atacantes.
A influência do jogador líbero no sistema de jogo 5x1. O voleibol foi criado por Willian G. Morgan, em 1985, e desde então veio sofrendo evoluções, e nem de longe parece com o voleibol que conhecemos hoje.
Diferente do sistema tático 6x0, onde os jogadores não tem função definida, o sistema 4x2 simples apresenta posições um pouco mais específicas. Neste sistema temos 2 levantadores (L) e 4 atacantes (AF).
a,b = diferença significativa entre as posições p<0,05; C1 – Central que inicia o rodízio na rede; C2 – Central que inicia o rodízio no fundo de quadra; P1 – Ponta que inicia o rodízio na rede; P2 – Ponta que inicia o rodízio no fundo de quadra; L1 – Levantador; e O2 – Oposto.
Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha.