O Cateter Flexível, também conhecido como Abocath/Jelco, é um cateter intravenoso utilizado para punção venosa periférica. Ele é um dispositivo versátil, de maior duração (média de 72h) quando comparado ao Scalp e possibilitando infusão de maiores quantidades de volume.
Jelcos: Mais conhecido pelo nome comercial de Abocath, são cateteres utilizados quando há indicação de reposição volêmica (4). Em caso de necessidade de rápido fluxo, deve-se dar preferência aos cateteres curtos e calibrosos, pois infundem mais volume em menos tempo.
Desenvolvido para terapia intravenosa periférica de curta duração de tempo, possui dispositivo de segurança que cobre a agulha após seu uso, proporcionando maior segurança ao profissional de saúde.
Ele é confeccionado de polímero policloreto de vinila (FEP (Teflon®) ou Vialon), ou polímero poliuretano (PU), ambos flexíveis, de calibres 14G, 16G, 20G,22G,24G e 26G. Em uma das extremidades possui um conector 6% luer onde se observa o retorno sanguíneo e promove a conexão com a seringa, equipo, multivias, etc.
Nº 18: Crianças, adolescentes e adultos. Certamente é adequado para a maioria das infusões venosas de sangue e outros hemoderivados. Nº 20: Bebês, crianças, adolescentes e adultos (em especial, idosos).
O volume/min de infusão varia conforme o fabricante. Lembrando que no contexto de trauma adulto, um Abocath 18 é o aceitável atualmente, porém, o melhor acesso é sempre aquele que se consegue pegar!
O cateter 18g é uma agulha com uma parte plástica ao seu redor, ela foi criada para que as aplicações de medicamentos na veia ficassem mais seguras para os pacientes. Na colocação do piercing o plástico do cateter 20g tem uma função especial, proteger o furo e ajudar na entrada da jóia.
Dispositivo estéril, indicado para uso na terapia intravenosa periférica em infusões de média e longa duração. Desenvolvido para infusões de fármacos, soluções e hemoderivados.
Os Escalpes / Scalps bege, é indicado para veias de maior calibre, e para coletas de sangue, ou medicações em grande dosagem. Geralmente é utilizada em adultos, idosos e adolescentes.
Com uma variedade de aplicações, ele é usado para infusões de fármacos, soluções, hemoderivados, nutrição parenteral, manutenção da hidratação e reidratação de curto prazo. Além disso, o Cateter Intravenoso Descarpack também é amplamente utilizado no campo dos piercings.
Mais longos (28-30cm). Ou mais curtos (24-26cm; infantis de 12-16cm). Mais grossos (8-12Fr) e mais finos (4.7 a 6Fr). Existem até cateteres de formato diferente, com uma cordinha no final.
R. Abocath 20 é o indicado para injeções com fluxo acima ou iguais a 3 ml/sec. Pode-se tentar o Abocath 22, em casos especiais (reduzir o fluxo). Acesso antecubital ou maiores são indicados para a injeção através de bombas.
Sabe-se que existem 03 tipos de cateteres venosos centrais: cateter venoso central inserido perifericamente (CVCIP); cateter venoso central de longa permanência (tunelizado) e o cateter venoso central temporário (não tunelizado).
Jelco: acesso venoso composto por uma agulha e um invólucro, flexível e permanente, é fixado com fita adesiva na pele do paciente para a administração da medicação.Com este dispositivo, a agulha é retirada após o cateterismo venoso, permanecendo na luz do vaso, apenas o cateter (mandril) flexível.
Indicação de uso: Cateter Intravenoso Periférico Solidor, é utilizado para infusão e fluídos tais como soluções, nutrição parenteral e administração de outras drogas. Indicado também na manutenção da hidratação de pacientes ou na transfusão de sangue e/ou componentes do sangue.
Indicado para terapia infusional intravenosa periférica de curta permanência, com a administração de soluções, medicamentos hemoderivados, nutrição parenteral, ou para retirada de fluidos do sistema venoso periférico.
Quanto a permanência desse tipo de cateter, o GELCO(r) ou o ABOCATH(r), são apenas marcas. Na realidade são definidos como cateter sobre agulha, e devem ser removidos em até 72 horas pós-punção, conforme o CDC.
Os cateteres sobre agulha ou flexíveis (tipo “abocath”), consistem numa cânula com comprimento de 2,0 a 5,0 cm e calibres em números pares (n. 14, 16, 18, 20, 22). Depois da punção da veia, a agulha é retirada e descartada, deixando um cateter flexível no vaso (COFEN, 2015).