O aço 1020 é um aço de baixa resistência mecânica e temperabilidade, mas com ótima forjabilidade e soldabilidade. É muito utilizado na indústria automobilística e em componentes forjados sem maiores exigências. Fabricação de peças para indústria automobilística e indústria mecânica em geral.
A36 é um aço de baixo carbono. Isso permite que seja facilmente usinado, soldado e formado, tornando-o extremamente útil como um aço de uso geral. O baixo teor de carbono também evita que o tratamento térmico tenha muito efeito no aço A36. O aço 1020 também é um aço de baixo carbono e de uso geral.
O aço 1020 à 1030, pela sua classificação, é macio, o que o torna resistente à ruptura de 45 a 55kg/mm2, com teor de carbono entre 0,15% e 0,30%, também não adquire têmpera, é maleável e fácil de soldar. Esse aço geralmente é aplicado em peças de mecânica em geral.
O aço 1020 é um aço de baixa resistência mecânica e temperabilidade, mas com ótima forjabilidade e soldabilidade. É muito utilizado na indústria automobilística e em componentes forjados sem maiores exigências. Fabricação de peças para indústria automobilística e indústria mecânica em geral.
O aço inoxidável é conhecido por sua resistência à corrosão e também possui uma boa maleabilidade. Sua capacidade de ser facilmente moldado permite sua utilização em uma variedade de aplicações, desde utensílios domésticos até equipamentos médicos e estruturas arquitetônicas.
O QUE É AÇO 1020? Com um excelente custo benefício, o aço 1020 é um dos mais utilizados no Brasil para cementação. Sendo um aço de carbono, este possui plasticidade e soldabilidade excelente. Com dureza máxima de 260 HB, sua capacidade de endurecimento é inferior aos outros aços de sua categoria.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
O aço inox é mais durável e tem uma vida útil maior, exatamente por sua resistência à ferrugem, uma característica menos efetiva no aço carbono. Por ser resultado de uma combinação mais frágil de elementos, o aço carbono tem uma vida útil menor.
O SAE 4340 é um aço de elevada temperabilidade e média forjabilidade, porém com baixo nível de soldabilidade. Fabricação de peças de maior porte que necessitam de alta dureza e resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo (trabalho a quente).
Dentre os aços estruturais existentes, um dos mais utilizados e conhecidos é o ASTM A36, que é classificado como um aço carbono de média resistência mecânica. Este aço é muito utilizado na confecção de perfis estruturais em diversos setores da indústria metalmecânica como na construção civil.
Os testes de usinagem foram realizados com aço SAE 1020, com três diferentes avanços 0,15; 0,20 e 0,30 mm/rot, duas ferramentas de usinagem com dois diferentes raios de ponta 0,4 mm e 0,8 mm. As velocidades de corte escolhidas foram 240, 280 e 360 m/min, obedecendo as especificações do fabricante.
No trabalho procuramos apresentar resultados a fim de demonstrar em quais parâmetros de usinagem o aço SAE 8620 obteve melhores resultados comparado ao SAE 1045 obtendo acabamento superficial, tendo em vista que o aço SAE 8620 tem melhor aplicação para cementação e maior resistência mecânica.
Aplicações dos aços SAE 1020, É utilizado em componentes mecânicos de uso como engrenagens, eixos, virabrequins, eixos-comando, pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, catracas, capas. Aços SAE 1020 são aços de boa soldabilidade, boa forjabilidade, baixa resistência mecânica e baixa usinabilidade.
O aço SAE 4140 é um aço ligado para beneficiamento que possui boa temperabilidade, atingindo boa profundidade de camada temperada. Ele é adequado a aplicações severas de fadiga, impacto e tensões a altas temperaturas.
Ainda, é uma liga de boa soldabilidade e pode ser endurecida tanto por cementação quanto por outras formas de tratamento. Assim como o aço ASTM A36, o SAE 1020 é uma liga metálica de baixo carbono e, por isso, tem maior resistência à corrosão se comparado a outros tipos de aço.
O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
Dessa maneira, é importante destacar que apesar de o aço inox ser mais resistente, as duas ligações metálicas podem ser muito úteis para a sua indústria.