A glote média é a parte média da cavidade, com formato delgado, localizada entre as pregas vestibulares e as pregas vocais. A cavidade infraglótica é a parte inferior, entre as pregas vocais e a abertura inferior da laringe.
As cartilagens tireoide, cricoide e a maior parte das aritenoides são formadas por cartilagem do tipo hialino, enquanto as outras são formadas por tecido elástico. A maior cartilagem da laringe é a cartilagem tireoide, que forma uma proeminência conhecida como “pomo de Adão”, mais visível em homens.
O ventrículo da laringe (ventrículo de Morgagni; cavidade ventricular) é uma cavidade de forma elíptica com o maior eixo no sentido horizontal, situada entre a prega vestibular (banda ventricular; falsa corda vocal; prega ventricular) superiormente, e a prega vocal (corda vocal; corda vocal verdadeira) inferiormente.
As pregas vestibulares, também conhecidas como pregas falsas das cordas vocais, são duas dobras de membrana mucosa localizadas acima das pregas vocais verdadeiras. Elas ajudam a proteger as vias respiratórias durante a deglutição, evitando que alimentos e líquidos entrem na laringe.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER SOBRE A ESTRUTURA DA LARINGE ESTÁ NESSE VÍDEO!
O que separa laringe e faringe?
A epiglote está situada detrás da língua e tem como função impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.
A laringe é um órgão em forma de cone que se localiza na região anterior do pescoço. Ela permite a passagem do ar quando respiramos e também impede que corpos estranhos adentrem as vias respiratórias inferiores, causando infecções nos pulmões.
A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela.
A epiglote é formada por uma cartilagem que se assemelha a uma aba ou porta. Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide.
A glote é um espaço localizado na faringe (garganta) que fica entre as duas pregas vocais. É importante porque dependendo da abertura e fechamento das pregas vocais, o ar passa e serão produzidos os sons, a fala.
A laringe não tem um revestimento epitelial uniforme ao longo da via. Na face ventral e parte da face dorsal da epiglote e nas cordas vocais, o epitélio está sujeito a atritos e desgastes por isso o revestimento desses locais é feito por um epitélio do tipo estratificado plano não-queratinizado.
A laringe é um órgão que faz parte do sistema respiratório e fica localizado abaixo da faringe e acima da traqueia. Ela é formada por um osso (hioide) e se divide em supraglote, glote e subglote.
A glote, também conhecida como rima da glote ou rima glótica, é o espaço natural entre as pregas vocais. Esse artigo irá destacar as principais informações que devem ser conhecidas sobre a rima da glote e a anatomia interna adjacente da laringe.
O aritenóideo transverso é um músculo único intrínseco da laringe. Ele é encontrado logo superior à cartilagem cricóidea, cobrindo a superfície posterior das cartilagens aritenóideas. O aritenóideo transverso é um adutor das pregas vocais e, portanto, tem um importante papel na fonação.
Quando o indivíduo ingere alimentos, a epiglote fecha a glote , impossibilitando que eles entrem na laringe . Quando respiramos, ela se abre para dar passagem ao ar. Por esse motivo, não podemos respirar ao mesmo tempo em que deglutimos ou vice-versa.
Possui nove peças cartilaginosas: cartilagem tireoidea, epiglote e cartilagem cricoide; e as cartilagens cuneiforme, corniculada e aritenoide, que se apresentam em pares.
A laringe está dividida em: Supraglote (área acima das cordas vocais). Cerca de um terço dos cânceres de laringe se inicia nessa área. Glote (área que contém as cordas vocais).
no homem, a laringe tem cerca de 5cm de comprimento, sendo um pouco menor na mulher. Se estende da epiglote (C4) até a borda inferior da cartilagem cricóide (começo da traquéia).