AGOSTO LILÁS - O mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres tem como objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.3400/2006) completou 18 anos de sanção na última quarta-feira (7), e coloca em evidência a campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Ela surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que faz aniversário exatamente no mesmo mês.
As ações da campanha Agosto Lilás 2024 tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. As atividades da campanha incluem o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás.
Qual é a importância do Agosto Lilás na luta contra a violência de gênero?
Por meio do Agosto Lilás, são estabelecidas iniciativas para informar a população sobre como identificar violência contra a mulher e quais canais recorrer para fazer as denúncias. Nesse mês, diversas ações foram realizadas em todo o país para promover a causa.
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás. Culturalmente associada à magia, espiritualidade ou intuição, a coloração também representa a luta das mulheres por direitos iguais.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).
O ano de 2024 marca 60 anos do golpe militar brasileiro e do início da Ditadura Militar, que afetou profundamente a democracia no país e estabeleceu diferentes medidas autoritárias.
Propor debates em todo o país sobre a questão da violência contra a mulher. Realizar eventos públicos que pensem em políticas públicas em defesa das mulheres que sofrem violências. Garantir o acesso à informação sobre os canais de denúncia para relatar casos de violência contra a mulher.
De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
Por que foi escolhida a cor lilás para simbolizar a campanha de conscientização ao combate à violência doméstica?
A cor lilás foi escolhida por simbolizar a luta contra a violência de gênero e também simboliza respeito. Historicamente, o lilás tem raízes simbólicas ligadas ao movimento feminista, e é frequentemente associado à luta pelos direitos das mulheres e à igualdade de gênero.
Quantos anos a Lei Maria da Penha completa em 2024?
Agosto Lilás: Lei Maria da Penha completa 18 anos pressionando por maior proteção a mulheres vítimas de violência. Em 2024, a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), que tornou mais rigorosa a punição de crimes praticados contra mulheres no ambiente doméstico e familiar, completa 18 anos.
Quais são os tipos de violência e suas características?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma tipologia de três grandes grupos segundo quem comete o ato violento: violência contra si mesmo (autoprovocada ou auto infligida); violência interpessoal (doméstica e comunitária); e violência coletiva (grupos políticos, organizações terroristas, milícias).
2024 pode ser ano mais quente registrado no planeta, dizem cientistas. O mês passado foi o junho mais quente já registrado, informou o serviço de monitoramento de mudanças climáticas da União Europeia nesta segunda-feira (8), dando continuidade a uma série de temperaturas excepcionais.
Segundo o influenciador Alef Poffo, que se descreve como numerologista e umbandista, o ano será regido por Saturno na astrologia e esse planeta é associado a Omulu.
O ano 2024, nos traz a fase final da jornada dos números pelo nosso calendário gregoriano. Assim, neste ano, estaremos sob a vibração do número 8 (2 + 0 + 2 + 4 = 8) que está intrinsecamente ligado à energia da abundância, do poder e da autoridade.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
Em preparação para o Jubileu 2025, a Igreja Católica dedica o ano de 2024, como o “Ano da oração”. O anúncio feito pelo Papa Francisco, convida aos católicos para a comunhão em oração pelo jubileu e por tudo o que já viveram na igreja, até os tempos atuais.
Depois do ano dedicado à reflexão sobre os documentos e ao estudo dos frutos do Concílio Vaticano II, por proposta do Papa Francisco, o ano de 2024 será o Ano da Oração. O Santo Padre anunciou-o no domingo, 21 de janeiro de 2024, por ocasião do Quinto Domingo da Palavra de Deus.
No ano passado, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 3855/20, da deputada Carla Dickson (União-RN), que institui o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher a fim de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher.
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher lançaram, nesta sexta-feira (6), a campanha Agosto Lilás, com o objetivo de discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas.
💜🤍 significado: 💜 O significado da cor lilás na Bíblia está relacionado com a presença de Deus e a manifestação do seu poder. Ela simboliza a realeza espiritual, a conexão com o divino e a busca pela sabedoria e transformação espiritual.