AJI-NO-MOTO® é um realçador de sabor que traz o verdadeiro gosto umami para os seus preparos. Feito a partir de fermentação da cana-de-açúcar, o AJI-NO-MOTO® pode ser usado durante o preparo ou na finalização do prato para deixar a receita ainda mais saborosa.
AJI-NO-MOTO® é amplamente utilizado para intensificar e realçar sabores em molhos, caldos, sopas e muitos outros alimentos. Quando usado de forma adequada para temperar os alimentos, também pode ser considerado uma alternativa mais saudável ao sal de cozinha, pois contém apenas um terço do sódio.
AJI-SAL® é mais que sal, pois também realça. Com uma tecnologia única da Ajinomoto, cada cristal de sal é envolto por uma camada de AJI-NO-MOTO® (glutamato monossódico), trazendo o gosto umami e descomplicando o preparo das refeições, proporcionando momentos mais divertidos e deixando seus pratos ainda mais deliciosos.
O ingrediente, responsável pelo gosto umami (um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, ácido e amargo), cuja função específica é realçar o sabor dos alimentos . O ajinomoto ou glutamato monossódico é relacionado a enxaqueca , alergias e, até hipertensão arterial.
Sal, colorífico, alho*, cebola*, orégano*, salsa*, louro*, condimentos preparados de alho e de cebola, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico. *Alimentos tratados por processo de irradiação. Contém derivado de soja.
AJINOMOTO (Glutamato Monossódico), É Seguro Utilizar?
O que o glutamato monossódico faz no corpo?
O glutamato monossódico é considerado seguro pela Anvisa e pelo FDA, o órgão que regulamenta os alimentos nos Estados Unidos. No entanto, acredita-se que o consumo glutamato monossódico pode causar sintomas leves em algumas pessoas, como dor de cabeça, sono, urticária e aumento da pressão arterial.
Umami, também conhecido como glutamato monossódico, é um dos cinco sabores básicos, incluindo doce, azedo, salgado e amargo. Umami significa “sabor delicioso e saboroso” em japonês, e seu sabor é frequentemente descrito como uma delícia carnuda e saborosa que aprofunda o sabor.
O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.
O ácido glutâmico tem papel fundamental no que diz respeito ao bom funcionamento do cérebro, uma vez que é capaz de estimular a memória e ajuda na eliminação da amônia, que é uma substância tóxica, promovendo a desintoxicação cerebral.
Em altas doses, pode ser prejudicial ao sistema nervoso central, às células neuronais e gliais, podendo esse efeito ser mais severo durante o cérebro em desenvolvimento. Em ratos, o MSG no período neonatal pode induzir neurotoxicidade, afetando a organização morfológica e eletrofisiológica do encéfalo.
Quais os riscos do consumo do glutamato monossódico a longo prazo?
Muitas pessoas têm dor de cabeça, a enxaqueca pode estar relacionada ao consumo do glutamato monossódico. Pode ocorrer também dormência, formigamento no rosto, sudorese, palpitações, entre outros". Além disso, o glutamato também pode causar Alzheimer.
Glutamato monossódico pode contribuir para redução do uso de sódio. Como o sabor umami está associado ao aumento da salivação, um dos benefícios do glutamato, segundo Lansky, é que ele pode ajudar na digestão e melhorar a percepção de sabor dos alimentos.
O Glutamato monossódico (MSG) é um aminoácido não essencial que funciona como aditivo alimentar. Definido como o sal sódico do ácido glutâmico, ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.
Saiba que essa quantidade de AJI-NO-MOTO® tem quase 70% menos sódio do que o equivalente em sal de cozinha. Em outras palavras, enquanto 1 g de sal contém 388 mg de sódio, 1 g deste realçador de sabor contém apenas 123 mg deste mineral.
Hoje, o MSG (glutamato monossódico) produzido pelo Grupo Ajinomoto é produzido a partir da fermentação de ingredientes vegetais, como cana-de-açúcar, beterraba, mandioca ou milho. MSG é o sal de sódio do ácido glutâmico, um dos aminoácidos naturais mais comuns.
Aji-no-moto® não altera a cor e não salga a preparação. Ele recupera o sabor do alimento perdido durante a cocção e/ou congelamento. Experimente usar em sopas, molhos, legumes, verduras, carnes, massas e outras preparações do dia a dia, os pratos ficarão muito mais saborosos.
Qual a diferença de glutamato e glutamato monossódico?
Muitas pessoas questionam se o aminoácido ácido glutâmico (também denominado glutamato), e o glutamato monossódico (conhecido pela sigla MSG – MonoSodium Glutamate), são a mesma substância. Apesar de algumas características distintas, os dois elementos possuem funções bem parecidas no organismo humano.
O Glutamic é a base ácido glutâmico é um aminoácido que desempenha várias funções no cabelo. Ele ajuda a fortalecer os fios de cabelo, aumentando sua elasticidade e auxiliando interromper quebra. Além disso, o ácido glutâmico é um componente natural da queratina, que é a proteína principal do cabelo.
O ácido glutâmico ou glutamato é um aminoácido que possui um ácido carboxílico como grupo funcional na sua cadeia lateral. Nome IUPAC: ácido (2S)-2-aminopentanedioico. Abreviatura (Glu).
Quais os efeitos colaterais do glutamato monossódico? Algumas pesquisas citam dor de cabeça, urticárias, sono, náuseas e ganho de peso como efeito colateral do exagero da substância.
O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central (SNC) e também tem uma relação importante na fisiopatologia do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
O ácido glutâmico favorece a cicatrização de úlceras, mantém a permeabilidade do intestino e previne a sua atrofia. O seu consumo alivia a fatiga e a depressão, e é frequente em casos de alcoolismo. Por outra parte, o uso do glutamato na indústria alimentar tem como objectivo potenciar o sabor dos alimentos.
E não é à toa que alguns fabricantes usam "truques" da ciência para proteger as pessoas. Um exemplo é a substância química benzoato de denatônio, considerada a mais amarga do mundo, pelo Livro dos Recordes Guinness, em 1989. Ela é tão horrível para o nosso paladar que se tornou popularmente usada pela indústria.
O umami é percebido pelo paladar humano principalmente pela ingestão de alimentos ricos em glutamato. Vale lembrar que ele é um aminoácido, ou seja, um dos blocos de construção das proteínas e que está presente naturalmente no corpo humano e nos alimentos.
O umami é o quinto gosto básico do paladar humano, além do doce, salgado, amargo e azedo. Reconhecido cientificamente nos anos 2000, ele é caracterizado pelo prolongamento do sabor na língua e aumento da salivação, aquela famosa sensação de água na boca.