4 - Mania (Amor Obsessivo) O amor pode ser um “bálsamo” para a auto-estima e os que sofrem de Mania estão desesperados por manter o sentido de valor e pertença que o parceiro desejado proporciona.
A língua grega detém as três principais acepções do Amor: Eros, Fília e Ágape. Comumente, relacionamos o primeiro ao amor sexual; o segundo à amizade e o último a um amor espiritual.
- O que é Philos? - Philos é o Amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos.
Esse sentimento faz tudo acontecer! Lei da Atração |Abraham Hicks
Quais são os 5 pilares do amor?
Quais os 5 pilares do relacionamento interpessoal? Para fortalecer os pilares do relacionamento interpessoal, precisamos desenvolver cinco habilidades: conhecer a si mesmo, se colocar no lugar do outro, ser cordial, ter clareza e tranquilidade na comunicação e ser ético.
Isso porque para eles amor não era só aquele que sentimentos quando estamos em um relacionamento amoroso. Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.
O amor fati possui uma relação intrínseca com o eterno retorno: afirmar o mais terrível da vida, afirmar o amor à vida, ou seja, é querer que cada instante não seja outra coisa, diferente do que é. O amor fati é uma forma de medir a grandeza da vontade afirmativa do homem, como Nietzsche escreve em Ecce Homo.
É aquele amor cujo poder emana de forma quase que divina. Sendo ele quem move um trabalhador a dedicar-se verdadeiramente em prol do desenvolvimento e criação de seus filhos, mesmo que talvez o mesmo não esteja lá para poder beneficiar-se de tudo que conquistou.
O amor filial reúne afetos que existem entre pais e filhos. É único, puro, incomensurável, inalterável, inabalável e duradouro ao longo dos anos. Sem perder intensidade, se estende a parentes, irmãos, avós e netos.
No quarto Evangelho e nos escritos joaninos, o ágape é amor de respeito, amor delicado, amor de predileção, amor de intimidade, amor de misericórdia e amor de dom entre o Deus Pai e o Deus Filho, entre Jesus e seus discípulos e também entre Deus e o mundo, porque Deus é amor (SPICQ 1959:313-324).
Trata-se do amor que sente falta de algo, e quer ter a posse dele. Ao ser saciado, esse amor cessa. O amor philia (amizade) é o sentimento de simpatia natural que temos por alguém ou por familiares. Trata-se de um amor que exige presença do outro, de modo que, nas relações, ambos crescem e se complementam.
O amor ágape é muitas vezes considerado um tipo de amor que vai além do eros e do philia. O termo "ágape" tem raízes no grego antigo e é frequentemente associado a um amor incondicional, altruísta e desinteressado.
Nós nos apaixonamos por diversos tipos de pessoas na vida, mas existe uma teoria de que há três amores que nos marcam de uma maneira especial e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.
O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.
Memento mori é uma expressão latina que significa algo como "lembre-se de que você é mortal", "lembre-se de que você vai morrer" ou traduzido literalmente como "lembre-se da morte". Amor fati é uma expressão latina que significa 'amor ao destino', 'amor ao fado'.
Um desses conceitos estoicos é Amor Fati, que se traduz aproximadamente como "amor ao destino", ou "amor de alguém ao destino". Amor Fati é a prática de aceitar e abraçar tudo o que aconteceu, está acontecendo e ainda está para acontecer.
Significa ter afeição, gostar, prestar devoção. É o sentimento que um irmão tem pelo outro, ou que os amigos experimentam entre si. É o amor que leva uma pessoa a ajudar outra.
Neste texto, nosso foco é compreender os quatro tipos de amor mencionados nas Escrituras Sagradas: Ágape, Eros, Storge e Philia. Cada um representado por uma forma única de amar e descrito em diferentes contextos e passagens bíblicas.
De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor. Não somente na relação entre pais e filhos, mas em tudo, o respeito é a base de todos os relacionamentos!
Existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo da sua vida, e que esses 3 amores, um diferente do outro, são necessários para aprender a amar e ser amado da forma correta.