O que é o amor o banquete?

O Banquete ou do Amor, um dos diálogos mais ricos de Platão, trata-se de uma narrativa, onde são expostos vários discursos de louvor e celebração ao Amor. Fedro, o primeiro a discursar, fala da inspiração do amor para a virtude, que é um dom e brota de si mesmo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

O que é o amor para Platão no Banquete?

O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃO

O trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicosonline.uems.br

O que é o amor para Sócrates segundo a obra O Banquete?

O amor é falta, pois ninguém deseja aquilo de que não precisa mais ou que já tenha. Sócrates, em seu discurso, afirma que o que se ama é somente aquilo que não se tem. E se alguém ama a si mesmo, ama o que não é. O objeto do amor sempre está ausente, mas sempre é solicitado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em theoria.com.br

O que é o amor segundo Platão?

Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

O que diz o livro "O Banquete"?

O banquete relata a reunião de amigos da qual participaram Sócrates, Aristófanes e outros atenienses eminentes, em que se lançou uma competição para ver quem fazia a melhor definição de eros (o amor, mas também o belo) – um dos mais importantes conceitos da cultura antiga.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lpm.com.br

O Banquete | O que é Amor e a Natureza do Eros

Qual o principal objetivo do banquete?

Na prática, O Banquete não pode ser considerado um diálogo, sendo mais um duelo no qual os participantes pretendem realizar o melhor discurso sobre a amizade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infoescola.com

O que significa O Banquete de Platão?

O Banquete ou do Amor, um dos diálogos mais ricos de Platão, trata-se de uma narrativa, onde são expostos vários discursos de louvor e celebração ao Amor. Fedro, o primeiro a discursar, fala da inspiração do amor para a virtude, que é um dom e brota de si mesmo. E daí vem a felicidade entre os homens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Quais são os tipos de amor para Platão?

Eros. Em suma, com o genuíno amor platônico, a pessoa bonita ou o outro amável inspira a mente e a alma e direciona a atenção para as coisas espirituais. Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o amor para Nietzsche?

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que Sócrates disse no Banquete?

Respondeu-lhe Sócrates: - Ao jantar em casa de Agatão. Ontem eu o evitei, nas cerimônias da vitória, por medo da multidão; mas concordei em comparecer hoje. E eis por que me embelezei assim, a fim de ir belo à casa de um belo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

Como Sócrates define o amor?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Porque o amor platônico acontece?

A inacessibilidade da pessoa amada é outra razão comum para o surgimento do amor platônico. Isso pode ocorrer de várias maneiras: a pessoa amada pode estar em um relacionamento com outra pessoa, viver em uma cidade distante, ser uma figura pública ou simplesmente não compartilhar o mesmo interesse romântico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologosberrini.com.br

O que é amor segundo os filósofos?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como saber se é amor platônico?

O amor platônico é uma forma de conexão afetiva que transcende o desejo sexual ou sensual, sendo fundamentado no conceito mais amplo de amor. Entretanto, a expressão “amor platônico” tornou-se comum, referindo-se a uma experiência na qual a intensidade do afeto não encontra correspondência mútua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telavita.com.br

Qual a frase mais famosa do Platão?

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é o amor para Freud?

Relação entre o objeto e o amor

Segundo Signorini comenta, neste livro Freud indica que o amor é o estado que o sujeito atinge quando se sente igual à outra pessoa por quem se apaixona. “Ou seja, ao amar o sujeito passa a escolher um ideal que ele nunca conseguirá ter”, explica Signorini.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

O que é o amor para Schopenhauer?

Na Metafísica do amor, Schopenhauer afirma que este sentimento é uma invenção literária. Para o filósofo alemão, o amor é uma criação humana que serve para mascarar o desejo, real e devastador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aim.org.pt

O que Aristóteles falava sobre amor?

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Quais são os 3 amores?

A teoria dos 3 amores
  • O primeiro amor. O primeiro amor, jovem e imaturo. ...
  • O segundo amor. O segundo amor, o que te ensina exatamente o que NÃO é amor, você percebe que amor de verdade não dói e em hipótese alguma, te faz abrir mão do seu amor próprio. ...
  • O terceiro amor. ...
  • Em que fase você está?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aliancasfenix.com.br

Como se chama o amor platônico?

O que é o amor platônico

Seu significado está ligado ao de um amor que não é correspondido ou se mostra inalcançável, e está conectado com o que dizia Platão. Para a organização de filosofia internacional, a expressão “amor platônico” também pode ser entendida, até hoje, como o amor espiritual, o amor que transcende.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

Como Platão pensava o amor?

É o amor impossível, como dizem, mas na realidade é exatamente o amor que torna possível o impossível e que nos faz sentir irmãos acima das diferenças. Platão insiste que é necessário aprender a amar. É necessário voltar a estender a mão e oferecer algo para comer, para sobreviver e, além disso, para sonhar um Ideal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nova-acropole.org.br

O que Sócrates falou no Banquete?

Sócrates inicia seu discurso elogiando o fato de Agatão ter principiado por mostrar qual é a natureza e quais são as obras do Amor. À seguir, pergunta: “é de tal natureza o Amor que é Amor de algo ou de nada”? Agatão confirma que o Amor é Amor de algo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em esdc.com.br

O que a Bíblia fala sobre Banquete?

“Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia” (Lucas 14,23).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em homilia.cancaonova.com

Como Platão interpreta o amor no diálogo "O Banquete"?

Vinculando estreitamente o tema do Eros à linguagem, neste diálogo Platão retoma e aprofunda a discussão abordada no Banquete, onde havia afirmado ser o amor desejo de imortalidade, desejo do Belo, e que o ato de procriar através do corpo ou do espírito, possibilitaria ao homem superar sua condição mortal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicosonline.uems.br