O Arco de Maguerez é uma estratégia inserida ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). O método do arco foi desenvolvido por Charles Maguerez e é constituído das seguintes etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade.
Segundo Berbel (1998) a Metodologia do Método do Arco, de Charles Maguerez, iniciou-se em 1966 no livro escrito por este em que relata a experiência de cerca de seis anos utilizando a sua proposta de formação, de profissionais adultos analfabetos para o trabalho em minas de carvão.
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez tem como ponto de partida a realidade que, observada sob diversos ângulos, permite ao estudante ou pesquisador extrair e identificar os problemas ali existentes. O esquema do Arco é o seguinte: Figura 1. Arco de Maguerez (apud BORDENAVE; PEREIRA, 1989).
O francês Charles Maguerez, em 1970, aceitou a incumbência de trabalhar na integração de adultos emigrantes oriundos de países africanos que foram para França trabalhar na agricultura e na indústria.
O Arco de Maguerez é conhecido por elencar alguns passos para que se possa trabalhar com di- versos assuntos no processo de ensino-aprendizagem. Ele é composto por cinco etapas, sendo elas: Observação da Realidade; Pontos-Chaves; Teorização; Hipótese de Solução; e Aplicação à Realidade.
Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez
O que é o método do arco?
O método do arco foi desenvolvido por Charles Maguerez e é constituído das seguintes etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade. No decorrer do trabalho veremos cada fase detalhadamente explicada e aplicada.
Qual é o objetivo principal da metodologia de Problematização?
A Metodologia da Problematização inicia-se ao incitar o aluno a observar a realidade de modo crítico, possibilitando que o mesmo possa relacionar esta realidade com a temática que está estudando, esta observação mais atenta permitirá que o estudante perceba por si só os aspectos interessantes, que mais o intrigue.
Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.
Como ficou conhecida a metodologia estabelecida e desencadeada por Maguerez?
A metodologia estabelecida e desencadeada por Maguerez ficou conhecida como "Metodologia do Arco". Esta abordagem é centrada na problematização e envolve etapas que incentivam o pensamento crítico e criativo dos alunos, considerando suas experiências de vida e conhecimentos prévios.
Quais são as cinco etapas da metodologia da Problematização?
A Metodologia da Problematização: algumas características.
Nesse esquema constam cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade ou um recorte da realidade: Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade (prática).
A espiral construtivista – EC é uma metodologia problematizadora, concebida a partir de experiências que desenvolvi como docente, em currículos que utilizavam tecnologias educacionais ativas. A primeira formulação foi intuitiva e originada na interpretação dos achados de uma pesquisa 8. Lima VV.
As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...
Como funciona a aprendizagem baseada em problemas?
A aprendizagem baseada em problemas é um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologias ativas, pois o protagonista, na aula, passa a ser o aluno.
Qual a técnica utilizada para a aplicação na realidade do arco de Maguerez?
O Arco de Maguerez é um método que após observação da realidade permite identificar problemas, analisá-los, estudá-los e propor medidas de solução, tendo as seguintes etapas: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicabilidade.
Contextualização. Problem Based Learning (PBL), traduzido em português como “aprendizagem baseada em problemas” (ABP), foi desenvolvido em 1969, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de McMaster, no Canadá, com base na metodologia do estudo de casos da Escola de Direito de Harvard dos anos 1920.
O TBL é uma estratégia de ensino ativa, colaborativa, constituída por uma sequência de atividades individuais e em múltiplos pequenos grupos em uma sala de aula, tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem, em um ambiente que privilegia a igualdade.
As etapas do Arco de Maguerez, conforme mencionadas anteriormente, envolvem: observação, pontos-chave, teorização, hipóteses e aplicação à realidade, que devem ser desenvolvidas por meio de atividades pedagógicas diferenciadas, se possível, abrangendo docentes das diferentes áreas do conhecimento.
A metodologia da problematização coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado, estimulando a crítica e a reflexão, ficando incumbido o professor de mediar esse processo de ensino-aprendizagem.
Quem foi o principal pensador das metodologias ativas?
Talvez a mais famosa delas seja a escola pedagógica de John Dewey. Seu pensamento pedagógico concebe a educação baseada no processo ativo de busca do conhecimento pelo estudante, exercendo sua liberdade.
No livro Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem os professores Jonathan Bergmann e Aaron Sams apresentam a proposta inicial da Sala de Aula Invertida, bem como sugestões de práticas e desafios de sua aplicação.
O PBL na prática: quando um problema vira solução de aprendizagem em sala de aula. Colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado é a proposta inovadora do PBL, que em inglês significa Problem based learning ou Project based learning, ou seja, aprendizagem baseada em problemas ou projetos.
Qual o papel do professor no modelo de sala de aula invertida?
O novo método passa essa responsabilidade de buscar conteúdo para o aluno, já que no contexto atual, a informação de boa qualidade está disponível em diversos lugares e mídias. E o papel do professor na aula invertida é de aguçar a pesquisa e possibilitar as discussões, mediando a construção do conhecimento.
É conhecida também como metodologia da problematização com o arco de Maguerez. O método foi difundido inicialmente por Bordenave e Pereira. A Metodologia da Problematização tem uma orientação geral como todo método.
No campo educacional existem três práticas diferentes, que acontecem separadas, porém, não independentes uma da outra, são elas: educação formal, educação informal e educação não-formal.
Freire entendia a problematização como uma forma de apresentar problemas reais aos educandos, na perspectiva de lhes proporcionar uma visão crítica do mundo. Nesse sentido, a problematização objetiva proporcionar mais que a leitura de palavras.