O que é o belo na visão de Hegel?

Para Hegel existe uma diferenciação fundamental entre o belo artístico e o belo natural. O belo da arte está diretamente relacionado com a pureza do espírito enquanto que o belo natural encontra-se diretamente submisso a realidade da natureza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursoderedacao.net

Qual a visão de Hegel sobre o conceito de Belo?

Segundo Hegel, “o belo é a Idéia enquanto unidade imediata do conceito e de sua realidade”5 e, portanto, é verdadeiro. Tal afirmação só fará sentido se tivermos em mente de modo claro o significado de cada termo ali em jogo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

Como Hegel compreende a beleza?

O belo, para Hegel, é uma idéia do espírito artístico, ou seja, uma unidade imediata do conceito e de sua efetividade tal como ela se apresenta em seu aparecer para as nossas sensações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

O que diz a teoria de Hegel?

Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual era o pensamento de Hegel?

Georg Wilhelm Hegel pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições percebidas em conceitos que seriam aparentemente opostos; buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível, tentando enxergar no finito o que havia de absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é belo em Hegel

Como era o pensamento de Hegel?

O pensamento filosófico de Hegel é um sistema complexo de unidades no qual a mesma estrutura processa-se em áreas diferentes do conhecimento. Hegel, como um grande filósofo sistemático, aplica as mesmas categorias aos mais variados problemas. Sua dialética tríade domina sua forma de apresentar e superar os mesmos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual a frase mais famosa de Hegel?

1. Somente os corajosos cometem erros. “Tenha a coragem de estar errado.” Provavelmente já lemos esta primeira frase de Hegel em várias ocasiões; estar errado, infelizmente, ainda é algo desaprovado pela sociedade de hoje.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amenteemaravilhosa.com.br

Qual a lógica de Hegel?

Resumo: Com a Lógica hegeliana propõe-se uma série de encadeamentos categoriais que expressam o próprio movimento do real. A filosofia nada mais seria senão a compreensão desse processo de auto-exposição, que significa também uma auto- apresentação do absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br

Qual a linha de pensamento filosófico desenvolvido por Hegel?

Hegel pode ser incluído naquilo que se chamou de Idealismo Alemão, uma espécie de movimento filosófico marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã do final do século XVIII e início do XIX. Essas discussões tiveram por base a publicação da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o belo natural?

Pode-se considerar, então, o belo natural como um momento em que a dinâmica entre natureza e história se processa, uma vez que na obra de arte a objetividade surge como um distanciamento da natureza – pois ela não é dominada – para que ela possa ser respeitada em seu ser em si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufop.br

O que é belo na visão de Platão?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.unb.br

O que é estética na visão de Hegel?

A estética para Hegel é a ciência que se ocupa do belo artístico e não do belo natural, pois o belo natural é produto do espírito (Geist), e, por ser um produto do espírito, portanto, partícipe da verdade, é superior ao que existe na natureza (Hegel, 1996).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.uft.edu.br

O que é belo para Friedrich Nietzsche?

Para Nietzsche o belo é “uma Page 4 Yvisson Gomes dos Santos 139 sensação de prazer que nos oculta em seu fenômeno as verdadeiras intenções da vontade (2007, p. 46).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em biblat.unam.mx

O que é belo e sublime na filosofia?

Kant distingue essencialmente o belo do sublime. O primeiro consiste na harmoniosa coerência do entendimento e da imaginação, enquanto que o sublime consiste na sua desproporção. A vista do belo desperta em nós uma alegria pura, muito embora o sublime tenha algo de melancólico e pungente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

Qual era o objetivo de Hegel?

Principal representante do idealismo alemão, Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 27 de agosto de 1770. Ele se empenhou em reconsiderar a relação do pensamento com o mundo externo, buscando uma forma de superar a dicotomia posta pela subjetividade moderna entre o sujeito e o objeto, entre o homem e o mundo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fflch.usp.br

Qual a crítica de Hegel?

Para Hegel, o esforço da filosofia está em unir o que está à parte, ou seja, um esforço para unir opostos, e isso é melhor identificado em sua crítica ao dualismo kantiano e sua separação entre sujeito e objeto, e entre fenômeno e coisa em si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibb.unesp.br

Qual o método utilizado por Hegel?

Método dialético

Para os filósofos gregos, dialética era a arte do diálogo. Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Quem é Deus para Hegel?

“O Deus de Hegel não é o todo alheio, mas o todo dos todos, o universal que englobe toda a alteridade e toda a diferença.” Similarmente ao que se observa desde a Fenomenologia do Espírito, a totalidade hegeliana é a unidade imanente dos particulares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufjf.br

Como Hegel chama a realidade?

Para Hegel, a realidade possui uma estrutura lógica inerente que pode ser desvendada pelo pensamento filosófico. Essa estrutura lógica é o que ele chama de “Ideia” (ou “Logos”). Hegel vê a história e a evolução das ideias como um processo racional, onde a razão se desenvolve e se torna consciente de si mesma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em h2foz.com.br

Quem refutou Hegel?

Feuerbach, ao mesmo tempo que refuta o idealismo hegeliano, refuta também sua preciosa medula filosófica: a dialética de Hegel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marxists.org

O que é justo para Hegel?

Para Hegel, a justiça consuma-se no momento em que os indivíduos, expressão da vontade livre, vivem em torno de um ideal cuja vontade objetiva se expressa na comunidade em que todos são iguais por serem racionais, vivendo sob instituições como os tribunais, cujo fim é a realização da razão como real (Princípios §219).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sfjp.ifcs.ufrj.br

O que é o espírito absoluto de Hegel?

Por conseguinte, Hegel define que o verdadeiro é o Todo, e o Todo se exprime no significado de Deus ou Espírito Absoluto. Ademais, todas as representações que constitui o Todo, constitui o Absoluto, a Ideia, a Ideia da filosofia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br