O bode é valorizado na Maçonaria por sua associação com características como coragem, determinação e fertilidade. Ele simboliza a capacidade de superar desafios e de buscar a verdade interior.
Utilizado em sacrifícios religiosos em muitas tradições do mundo, o bode tinha na simbologia pagã um significado divino de libido, força primeira e fecundante. O ritual do sacrifício do bode na antiga Grécia está na origem da tragédia, que significa "canto do bode".
Na Maçonaria, “ser como bode” significa trabalhar em silêncio. A imagem do bode ficou conhecida como símbolo do segredo, do silêncio, da confidência entre irmãos da doutrina.
“Fui ao hospital, e o médico era bode” – O que quer dizer: “Fui ao hospital, e o médico era maçon.” Outra frase comum dita ao candidato que está prestes a ingressar na ordem: ”Estás preparado para sentar no bode?” Muitos dos nossos irmãos maçons desconhecem, totalmente, a origem do bode…
Velha tradição bíblica entre as solenidades e rituais da Páscoa, os antigos judeus costumavam escolher um bode preto, carregá-lo com todos os seus pecados e expulsá-lo para o deserto. Era o bode expiatório – uma instituição nacional de limpeza e purificação.
Provavelmente é uma referência à figura pagã de Pan (e faunos em geral). Ele é associado à várias atitudes criticadas pela religião cristã, como por exemplo, uma sexualidade 'selvagem' e desregrada. As divindades mais antigas costumam ser animais ou humanos com partes de animais.
Foi a Bíblia que estigmatizou o bicho como vítima inocente. No Levítico, um dos livros do Antigo Testamento, está escrito que o Senhor disse a Moisés que Aarão – seu irmão mais velho – deveria sacrificar um bode e oferecê-lo a Deus. Com isso expiaria os seus pecados e os de todo o povo de Israel.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
"Procuramos saber exatamente quem é para ter uma garantia de bons trabalhos." A taxa de iniciação da Glada, uma loja mista, é de R$ 750,00, valor restituído caso a inscrição não seja aceita.
O verdadeiro maçom deve ser reconhecido por quem saiba, pelos seus sinais, toques e palavras.
Acima de tudo o verdadeiro maçom deve ser reconhecido por todos, pelas suas atitudes, sendo um cidadão honesto, bem educado, dedicado à família, à sociedade e sempre pronto a ser útil aos que o cercam.
A publicação ainda diz que as maçonarias não veem com bons olhos que membros discutam política e religião. No entanto, um dos requisitos para entrar para as lojas é acreditar em um poder superior, já que ateus não são aceitos.
Onde é comumente usado o anel da Maçonaria? O anel da Maçonaria é comumente usado no terceiro dedo da mão direita. Normalmente, um mestre maçônico só usa um anel maçom, a menos que ele seja membro de mais de um ramo ou loja.
A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, sendo utilizada pelos Mestres Maçons como sinal de identificação, representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e adoptada como símbolo maçónico.
No cristianismo, Baphomet é considerado um demônio, uma criatura diabólica, uma vez que possui chifres, tal qual o diabo (satanás), representando assim as forças do mal.
Portanto, na Maçonaria, a verdadeira riqueza reside no florescimento do espírito humano e na busca incessante para se tornar um ser humano melhor a cada dia.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
Conforme a CMSB, entre as condições no ganho do título de maçom, além da crença em Deus, é preciso ser homem, ter mais de 21 anos, ser casado ou de união estável e ter o consenso da esposa ou da companheira.
A cerimônia de consagração matrimonial na maçonaria é recheada de simbolismos. Sobre o altar ficam a pira para vela e a pira para incenso, que representam, respectivamente, Deus sempre presente e elevação através do perfume de toda a energia boa que faz parte do momento.
A Fraternidade Feminina atua na defesa dos deveres básicos condizentes com o amor à Família, à fidelidade e devotamento à Pátria, à obediência à lei e à dedicação à comunidade. Se você é mulher e deseja participar como voluntária da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, pode preencher o formulário de interesse.
Força e Resistência: Bodes são conhecidos por sua força e resistência. Como animal de poder, o bode pode simbolizar a necessidade de cultivar a força interior para enfrentar desafios e superar obstáculos. Vitalidade e Energia: Os bodes são animais vigorosos e enérgicos.
O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.