O que é o BPA e como ele pode ser tóxico para a saúde qual a concentração desse componente apresenta risco?
O BPA é um xenoestrógeno, isto é, uma substância que interfere no funcionamento do sistema endócrino pois apresenta propriedades semelhantes ao estrogênio. Sendo considerado um disruptor endócrino, o BPA pode provocar efeitos na saúde humana, mesmo em baixas concentrações.
A quantidade máxima recomendada, nos adultos, do consumo de bisfenol A, para evitar danos à saúde, é de 40 μg a 5 μg/kg de peso corporal por dia, enquanto nos bebês e crianças é de 0,875 µg/kg.
O Bisfenol A é um composto presente no policarbonato de mamadeiras e produtos que têm contato com os alimentos, mas que é um desregulador endócrino que prejudica a saúde.
Alguns estudos sugerem que o BPA está associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes, infertilidade e algumas formas de câncer. Um levantamento da agência de vigilância epidemiológica dos Estados Unidos indica que 92% da população americana apresenta níveis de BPA na urina.
O BPA, também conhecido por Bisfenol A, é um composto químico que serve de matéria-prima para a produção de diversos tipos de plásticos, como policarbonatos, PVCs, resinas epóxi e muitos outros.
O Módulo Exportar BPA (Boletim de Produção Ambulatorial, auxilia os municípios que usam o Sistema e-SUS AB a enviar dados de produção para o Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIASUS). Por meio deste módulo são gerados os arquivos que serão enviados ao SIASUS mensalmente.
Este polímero é, também, utilizado em garrafões retornáveis (20 litros) de água mineral, além de outras embalagens e utensílios. O Bisfenol A (BPA) está presente, também, em vernizes utilizados para revestimentos de embalagens metálicas de alimentos.
Sempre que possível, opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos; Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas; Não imprima extratos e comprovantes.
Quais são os possíveis efeitos do BPA na saúde humana?
Além disso, diversos estudos relataram que o BPA em baixas concentrações pode ocasionar efeitos adversos sobre a fertilidade, sistema nervoso, sistema cardiovascular e também em diabetes, câncer e obesidade.
Os pesquisadores concluíram que os probióticos “… reduziram a absorção intestinal, facilitando a excreção do BPA, e que esses probióticos podem suprimir os efeitos adversos do BPA na saúde humana”. Três isolados de Bacillus pumilus foram demonstrados capazes de degradar o BPA.
O BPA é liberado gradualmente do plástico com o passar do tempo. Mas o aquecimento, resfriamento ou contato com algum alimento de pH ácido acelera a liberação deste composto, que passa para a comida e entra em nosso corpo.
Até 65°C a remoção de BPA foi satisfatória, com 79% de degradação. Porém em temperaturas maiores, devido à provável desnaturação parcial da enzima, a degradação de BPA foi diminuída. Para a lacase de P. pulmonarius, a temperatura ótima de atuação foi de 30°C degradando 88,4% do BPA.
Portanto, todos os produtos comercializados pela empresa são BPA Free, o que significa que são feitos de maneira 100% livre do Bisfenol A e que ainda que aquecidos não vão liberar de forma alguma este componente químico.
Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.
O que é BPA e como ele pode ser tóxico para a saúde?
O BPA é um desregulador endócrino. O sistema endócrino produz e secreta hormônios que regulam a atividade das células e organismos do corpo, e o BPA/BPS podem interferir nessas células e organismos, causando tumores cancerígenos, defeitos congênitos e outros distúrbios do desenvolvimento.
O Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) é um instrumento de captação de atendimentos ambulatoriais que não necessitam, obrigatoriamente, de autorização prévia do gestor.
O silicone atóxico é conhecido por suas propriedades únicas que o tornam uma escolha segura para o uso em utensílios de cozinha, pois sua composição é livre de substâncias tóxicas, como o bisfenol-A (BPA) e ftalatos, substâncias químicas comuns nos materiais plásticos.
O bisfenol A (ou BPA), é um composto orgânico sintético, formado por dois grupos de fenóis e uma molécula de acetona. O BPA é utilizado na produção de muitos produtos plásticos, por ser um composto transparente, forte, leve e duradouro, que confere maior resistência aos materiais.
Para gerar o arquivo, clicar em Geração de Arquivo (TXT) no menu BPA. Logo em seguida será exibida uma tela contendo os campos para preenchimento. Logo após o preenchimento, o operador deve clicar em exportar. Ao clicar em Exportar será apresentada a tela abaixo com as informações do arquivo gerado.
BPA – Boletim de produção ambulatorial é uma dos aplicativos de captação do SIA/SUS o BPA é um aplicativo de captação do atendimento ambulatorial que permitem ao prestador de serviço vinculado ao SUS, registrar o atendimento realizado no estabelecimento de saúde, em regime ambulatorial.