O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km². O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km.
É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.
O Brasil desempenha um papel cada vez mais importante no sistema internacional e, em particular, no âmbito da segurança. Uma identidade híbrida Norte-Sul lhe permite defender os interesses do mundo em desenvolvimento e, ao mesmo tempo, ser ouvido pelas grandes potências.
O Brasil continua sendo visto no mundo como o país do futebol e do carnaval, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo Instituto Sensus em 22 países de todos os continentes.
O Brasil possui uma enorme diversidade cultural, étnica, religiosa e também no que se refere aos aspectos naturais, como vegetação, clima, relevo, fauna e flora. No país, o português é a língua oficial, o que nos remete a sua colonização.
O país é um dos principais celeiros do planeta, sendo o maior produtor de café dos últimos 150 anos, além de ser classificado como uma economia de renda média-alta pelo Banco Mundial e como um país recentemente industrializado, que detém a maior parcela de riqueza global e a ecomomia mais complexa da América do Sul.
O Brasil pode se tornar um grande exportador de commodities verdes e manufaturados, beneficiando-se da alta demanda por produção verde em todo o mundo. Sua inovadora matriz energética verde, aliada à baixa emissão de terras, a tornaria altamente produtiva e competitiva nos mercados internacionais.
O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.
Em geral, cada país entende o brasileiro de um modo. O estrangeiro vê o brasileiro como alguém receptivo e cordial, que possui uma cultura festiva e alegre, um país de grandes proporções e muita natureza e belezas naturais.
Segundo a publicação, o Brasil se enquadra nesta categoria por ser a maior economia da América Latina e líder em exportação de commodities e no agronegócio. Em 2022, o país fechou o ano com US$ 159 bilhões em vendas internacionais de commodities agropecuárias, como milho, soja e carnes.
É de linguagem fácil, abordando todos os aspectos da vida brasileira que são essenciais e invisíveis para o cotidiano e que te dá um empurrão para entender nossos jeitos sociais, políticos e econômicos. Roberto vai além do esperado e do estereótipo moldado pela síndrome do vira-lata.
O país contribui para bens públicos globais e serve como um laboratório de inovação política com lições relevantes para outros países.” Publicado pelo Banco Mundial em 2023, o “Relatório sobre clima e desenvolvimento para o país” apresenta uma análise profunda sobre os desafios e as oportunidades que residem no Brasil.
Brasil se tornará a 8ª maior economia do mundo em 2024, com PIB crescendo 2,2%. O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou novas projeções que colocam o Brasil como a 8ª maior economia global em 2024. Este crescimento se deve a uma expansão prevista de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km2. Sua área corresponde a, aproximadamente, 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% da América do Sul.
O Brasil é o país mais populoso da América do Sul e o sexto mais populoso do mundo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021, o país conta com 213.317.639 habitantes. Embora populoso, o território brasileiro é pouco povoado.
O adjetivo pátrio brasileiro vem de origem colonial, quando o “brasileiro” designava aqueles que viviam de explorar e comercializar o pau-brasil, material de alto valor na época da colonização.
Bárbaro, grosseiro, melancólico, preguiçoso, malandro, por um lado e, por outro, exótico, alegre, cordial. Essas são algumas das imagens tradicionalmente associadas por estrangeiros e até mesmo por sociólogos, antropólogos e escritores nativos à representação do brasileiro.
A erotização das brasileiras virou atrativo para divulgar o Brasil para o restante do mundo. Com isso, uma série de estereótipos, que são imagens generalizadas e simplificadas, foram criados: a imagem da brasileira com grandes curvas, forte apelo sexual, sempre sorrindo, sambando e festeira.
O Brasil é famoso por muitos aspectos: festas agitadas, tribos indígenas isoladas, paisagens surpreendentes e a variada vida selvagem da Floresta Amazônica. Além disso, o país está repleto de locais deslumbrantes considerados Patrimônios Mundiais da UNESCO.
O Brasil, assim como o Leste dos Orien- talistas, é percebido pelos europeus Brasilianistas como exótico e atrasado. Essa percepção pode ser um estorvo para o desenvolvimento e progresso do país, especialmente quando é incorporada na visão dos próprios brasileiros.
A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.
Descrições e avaliações sobre imagem do país: "O Brasil continua a ser muito mais conhecido por sua riqueza cultural e proezas esportivas do que por seu dinamismo econômico e influência política." Os brasileiros são descritos como "felizes", "festeiros", "populares", "bons no futebol" e "bons vizinhos".
O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km². O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km.